DSpace/Manakin Repository

A educação ambiental como processo inicial na constituição de escolas sustentáveis: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Cândido de Oliveira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1440787084991929 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, A. A. F. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2631933490596587 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.description.resumo A constituição de Escolas Sustentáveis na educação pública, ao tempo em que se encontra nas orientações oficiais do MEC, representa aos educadores um desafio à sua prática docente. A Educação Ambiental no espaço escolar contribui para a formação de pessoas na perspectiva da sustentabilidade humana e ambiental e formar sujeitos ecológicos é uma das metas da educação neste século. Este trabalho teve como objetivo compreender a Educação Ambiental como processo pedagógico mediador na construção de Escolas Sustentáveis. A pesquisa foi realizada em uma Escola pública no interior da Paraíba entre os meses outubro de 2014 a julho de 2015. Adotamos a pesquisa-ação colaborativa como estratégia metodológica. Foram realizadas observações, análises de documentos, aplicação de enquetes e realização de palestra, além de oficinas pedagógicas mediadas por temas transversais voltados às questões ambientais. As oficinas envolveram modalidades didáticas como: aulas expositivas e dialogadas, práticas de Educação Ambiental com confecção de cartazes e estudos contextualizados. Como resultados, as questões ambientais foram inseridas no Projeto Político Pedagógico, percebemos que os docentes são acessíveis a contribuírem com práticas ecológicas voltadas à sustentabilidade. Os estudantes se envolveram e demonstraram motivação e empenho. Entendemos que a implementação de atividades voltadas ao cuidar do meio ambiente escolar, imprime um perfil sustentável e é viável de sua efetivação. As práticas educativas e a constituição de uma escola sustentável é responsabilidade da comunidade e dos educadores envolvidos com uma formação de qualidade na educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Biologia. pt_BR
dc.title A educação ambiental como processo inicial na constituição de escolas sustentáveis: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Cândido de Oliveira. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-23
dc.description.abstract The establishment of Sustainable Schools in public education, once it is present in the MEC (Brazilian Ministry of Education) official guidelines, represents to the educators a challenge to the teaching practice. Environmental Education in school contributes to the formation of people in the perspective of human and environmental sustainability, and forming ecological individuals is one of the educational goals in this century. This paper aimed to understand Environmental Education as a mediating pedagogical process in the construction of Sustainable Schools. The research was carried out in a public school in the countryside of Paraíba state from October 2014 to July 2015. The collaborative action-research was adopted as a methodological strategy. Observations, documental analyses, use of interview and fulfillment of lectures as well as pedagogical workshops mediated by cross-sectional themes regarding the environmental issues were accomplished. The workshops involved didactic modalities, such as: lectures, classes based on dialogue, practices of Environmental Education with production of posters and contextualized studies. As results, the environmental issues were part of the Pedagogical Political Project. We perceived, thus, that the teachers are willing to contribute to ecological practices whose focus is on sustainability. The students got involved and demonstrated motivation and endeavor. We noticed that the implementation of activities in regard to taking care of the school environment provides a sustainable profile, and its effectiveness becomes viable. Educational practices and the establishment of a sustainable school are responsibility of the community and the educators involved in a qualified formation of basic education pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6070
dc.date.accessioned 2019-08-21T17:29:28Z
dc.date.available 2019-08-21
dc.date.available 2019-08-21T17:29:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processos Educativos pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Escolas Sustentáveis pt_BR
dc.subject Educational Processes pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Sustainable Schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Jennyffer Batista de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education as an initial process in the constitution of sustainable schools: The case of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Maria Cândido de Oliveira. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Jennyffer Batista de. A educação ambiental como processo inicial na constituição de escolas sustentáveis: o caso da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Cândido de Oliveira. 2015. 96f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta