DSpace/Manakin Repository

A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee1 FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.contributor.referee2 GONÇALVES, Ranoel de Sousa.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva3
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar as concepções de um grupo de educadores do ensino médio da Escola Estadual Senador Jose Gaudêncio da cidade de Serra Branca- PB em torno do tema "Educação Contextualizada", bem como, identificar os principais obstáculos a inserção da educação contextualizada na sua pratica pedagógica. Para tanto, utilizou-se como método e procedimento a pesquisa qualitativa de caráter descritivo, focando os sujeitos envolvidos na pesquisa de entrevista semi-estruturada, questionário e observação participativa. Como marco teórico fez-se uso dos seguintes autores: Martins (2006), Libâneo (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brasil (1998), alem dos documentos oficiais do PCNEM (1999), entre outros. Da analise dos resultados chegamos as considerações de que não há por parte dos educadores, uma compreensão nítida sobre Educação Contextualizada, bem como em relação as suas praticas pedagógicas predominam distanciamento das situações problema cotidianas, centradas na enfase conceitual. Os resultados da pesquisa indicam que e grande o desafio de trabalhar de maneira contextualizada na escola, pois poucos educadores se aproximam do contexto social dos educandos na hora de trabalhar os conteúdos em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This monograph aims to investigate the conceptions of a group of high school educators from State Senator Joseph School Gaudencio the city of Sierra White-PB around the theme "Education Contextualized" as well as to identify the main obstacles to the insertion of contextualized education in their teaching. For this purpose, we used as a method and procedure of a descriptive qualitative research, focusing on the subjects involved in research on semi-structured interviews, questionnaires and participant observation. As a theoretical framework was made use of the following authors: Martins (2006), Lebanon (1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brazil (1998), and official documents in the PCNEM (1999), among others. Analysis of the results of the considerations that come there from educators, a clear understanding Contextual Education, as well as in relation to their teaching practices predominate distance from everyday problem situations, focusing on conceptual emphasis. The survey results indicate that the challenge is great to work in context in school, because few educators approach the social background of students in the contents of working hours in the classroom pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073
dc.date.accessioned 2019-08-21T18:18:35Z
dc.date.available 2019-08-21
dc.date.available 2019-08-21T18:18:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jacira Ribeiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualized education in the schooling process: a study on the conceptions of high school educators at Senador José Gaudêncio School. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jacira Ribeiro da. A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. 2011. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta