dc.creator.ID |
SILVA, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEIRO, José Marciano. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MONTEIRO, J. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FURTADO, Quézia Vila Flor. |
|
dc.contributor.referee2 |
GONÇALVES, Ranoel de Sousa. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva3 |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico tem como objetivo investigar as concepções de um
grupo de educadores do ensino médio da Escola Estadual Senador Jose Gaudêncio
da cidade de Serra Branca- PB em torno do tema "Educação Contextualizada", bem
como, identificar os principais obstáculos a inserção da educação contextualizada na
sua pratica pedagógica. Para tanto, utilizou-se como método e procedimento a
pesquisa qualitativa de caráter descritivo, focando os sujeitos envolvidos na
pesquisa de entrevista semi-estruturada, questionário e observação participativa.
Como marco teórico fez-se uso dos seguintes autores: Martins (2006), Libâneo
(1990), Freire (1974), Baptista (2003), Ricardo (2003), Brasil (1998), alem dos
documentos oficiais do PCNEM (1999), entre outros. Da analise dos resultados
chegamos as considerações de que não há por parte dos educadores, uma
compreensão nítida sobre Educação Contextualizada, bem como em relação as
suas praticas pedagógicas predominam distanciamento das situações problema
cotidianas, centradas na enfase conceitual. Os resultados da pesquisa indicam que
e grande o desafio de trabalhar de maneira contextualizada na escola, pois poucos
educadores se aproximam do contexto social dos educandos na hora de trabalhar os
conteúdos em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
This monograph aims to investigate the conceptions of a group of high school
educators from State Senator Joseph School Gaudencio the city of Sierra White-PB
around the theme "Education Contextualized" as well as to identify the main
obstacles to the insertion of contextualized education in their teaching. For this
purpose, we used as a method and procedure of a descriptive qualitative research,
focusing on the subjects involved in research on semi-structured interviews,
questionnaires and participant observation. As a theoretical framework was made
use of the following authors: Martins (2006), Lebanon (1990), Freire (1974), Baptista
(2003), Ricardo (2003), Brazil (1998), and official documents in the PCNEM (1999),
among others. Analysis of the results of the considerations that come there from
educators, a clear understanding Contextual Education, as well as in relation to their
teaching practices predominate distance from everyday problem situations, focusing
on conceptual emphasis. The survey results indicate that the challenge is great to
work in context in school, because few educators approach the social background of
students in the contents of working hours in the classroom |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-21T18:18:35Z |
|
dc.date.available |
2019-08-21 |
|
dc.date.available |
2019-08-21T18:18:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualization |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jacira Ribeiro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contextualized education in the schooling process: a study on the conceptions of high school educators at Senador José Gaudêncio School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jacira Ribeiro da. A educação contextualizada no processo de escolarização: um estudo sobre as concepções dos educadores do ensino médio da Escola Senador José Gaudêncio. 2011. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6073 |
pt_BR |