dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3188172676087901 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho intitulado Iniciação a docência através do PIBID/Pedagogia: desafios e
possibilidades no ensino superior, tem como objetivo analisar os principais desafios e
possibilidades apontadas por ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência – PIBID/Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande, campus
Cajazeiras. Para a pesquisa, utilizamos como recurso metodológico um questionário com 8
(oito) perguntas, tendo como sujeitos cinco ex-bolsistas do PIBID do Curso de Pedagogia. O
trabalho está estruturado em cinco capítulos, sendo o primeiro a introdução em que
apresentamos a aproximação com o tema estudado; no segundo tratamos sobre a formação
e a iniciação à docência; no terceiro capítulo temos os procedimentos metodológicos; no
quarto capítulo temos a análise da pesquisa, dividida em dois eixos temáticos assim
descritos Aprendizagem da docência através do PIBID/pedagogia: repensar a relação teoria-
prática; Desafios encontrados durante a formação docente no curso de pedagogia e a
relação com a profissão. O primeiro, trata das aprendizagens através do programa e a
relação teoria-prática e no segundo eixo dissertamos sobre os desafios encontrados durante
a formação docente no Curso de Pedagogia, a partir das reflexões suscitadas pelas
participantes da pesquisa e por último as considerações finais que nos fizeram entender que
muitos graduandos, do Curso de Pedagogia, saem da universidade com inúmeras
dificuldades para lidar com a rotina escolar, principalmente considerando suas mais
diversificadas especificidades e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
- PIBID oportuniza aos bolsistas uma melhor preparação para o seu futuro campo de
atuação, fazendo com que os licenciandos do curso tenham a oportunidade de refletir sobre
as teorias estudadas e discutam a importância da relação Universidade-Escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Iniciação a docência através do PIBID/Pedagogia: desafio e possibilidades no ensino superior. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-16 |
|
dc.description.abstract |
The present work titled Teaching initiation through PIBID/Pedagogy: challenges and
possibilities in higher education, aims to analyze the main challenges and possibilities
pointed out by former scholarship recipients of the Institutional Scholarship Program for
Teaching Initiation - PIBID / Pedagogy at the Federal University of Campina Grande,
Cajazeiras campus. For this research, we used a questionnaire with 8 (eight) questions as a
methodological resource; we also used five former scholarship recipients from PIBID of the
Pedagogy Course as subjects. The work is structured in five chapters: the first one is the
introduction in which we present the approach to the studied theme; in the second one, we
plotted the teaching training and initiation; in the third chapter, we have the methodological
procedures; in the fourth chapter, we presented the analysis of the research, divided into two
thematic axes described as Teaching apprenticeship through PIBID / pedagogy: rethinking
the theory-practice relationship; and Challenges encountered during teacher training in the
pedagogy course and the relationship with the profession. The first one deals with learning
through the program and the theory-practice relationship; in the second axis we discussed
about the challenges encountered during teacher training in the Pedagogy Course, based on
the reflections raised by participants of our research. At last, we have a chapter for our final
considerations which helped us to realize that many of the graduates from Pedagogy Course
leave university with several difficulties to deal with the school routine, especially considering
their diversified specificities. We could also attest that the Institutional Scholarship Program
for Teaching Initiation (PIBID) gives the scholarship holders a better preparation for their
future field of activities, it offers to the Pedagogy graduates the opportunity to reflect on the
theories studied and to discuss the importance of the University-School relationship. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6082 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-21T19:59:53Z |
|
dc.date.available |
2019-08-21 |
|
dc.date.available |
2019-08-21T19:59:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem da docência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Maria Josenilda Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Initiation to teaching through PIBID/Pedagogy: challenge and possibilities in higher education. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Maria Josenilda Oliveira. Iniciação a docência através do PIBID/Pedagogia: desafio e possibilidades no ensino superior. 2018. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |