dc.creator.ID |
BRAGA, L. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2901420363383345 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NOVIKOFF, Cristina. |
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dc.contributor.advisor1ID |
NOVIKOFF, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOMES, Hérica Cambraia Gomes. |
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dc.contributor.referee2 |
CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
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dc.description.resumo |
O texto versa sobre a relação entre a família e a escola da Educação Infantil. Para
tratar dos termos basilares do nosso estudo, ou seja, pensar a “família”; “Educação Infantil” e
“formação de professores”. Diante de situações vivenciadas pela pesquisadora na experiência
e no estágio em contexto escolar na Educação Infantil, evidenciamos a importância de
destacar o envolvimento parental no contexto escolar. Sendo assim, questionamos quais os
reais impactos da participação da família na escola sob o ponto de vista dos pais/responsáveis
e de professores da Educação Infantil? Dessa, outras questões nos apresentaram por se tratar
de estudo qualitativo, aberto as novas possibilidades de estudo/análises. Partimos do
pressuposto de que é imperioso para o sucesso da formação integral e para a otimização dos
índices de qualidade da educação brasileira compreender os reais impactos da participação da
família junto à escola na perspectiva crítico-emancipatória em uma instituição de Educação
Infantil. Buscamos estabelecer o corte epistemológico necessário como nos ensino Bachelard
(2000), para compreender o objeto de estudo: Educação Infantil. Trata-se de uma proposta de
estudo da perspectiva fenomenológico-hermenêutica. A obtenção dos dados foi desenvolvida
por meio de um questionário semiestruturados com pais/responsáveis e professores da
Educação Infantil. Os resultados nos mostram que apesar de a família e a escolas se
estabelecerem como agencias educativas, muitas vezes essa ação ainda é muito limitada pela
escola, ocasionando lacunas no desenvolvimento escolar. O desafio dessa pesquisa consistiu
em sensibilizar a escola sobre a importância de elaborar um projeto para trabalhar a relação
família-escola, para se estabelecer a sistematização de atitudes de corresponsabilidade
almejando o desenvolvimento integral da criança, bem como, a obtenção de sucesso nos
processos de ensino e de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-12 |
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dc.description.abstract |
The text deals with the relationship between the family and the kindergarten. To deal with the
basic terms of our study, that is, to think of the "family"; "early childhood education" and
"teacher training". Given the situations experienced by the researcher in the experience and in
the background in the school context in Early Childhood Education, we highlight the
importance of highlighting parental involvement in the school context. Therefore, we
questioned the real impacts of family participation in the school from the point of view of
parents / guardians and teachers of Early Childhood Education? From this, other questions
presented us as a qualitative study, open to new possibilities of study / analysis. We assume
that it is imperative for the success of the integral formation and for the optimization of the
indices of quality of the Brazilian education to understand the real impacts of the participation
of the family next to the school in the critical-emancipatory perspective in an institution of
Early Childhood Education. We seek to establish the necessary epistemological cut as in
Bachelard's (2000) teaching, in order to understand the object of study: Infant Education. This
is a study proposal from the phenomenological-hermeneutic perspective. Data collection was
carried out through a semi-structured questionnaire with parents / guardians and teachers of
Early Childhood Education. The results show that although the family and schools establish
themselves as educational agencies, this action is often still very limited by the school,
causing gaps in school development. The challenge of this research was to make the school
aware of the importance of elaborating a project to work on the family-school relationship, in
order to establish the systematization of co-responsibility attitudes aiming at the integral
development of the child, as well as the achievement of success in the Teaching and learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6084 |
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dc.date.accessioned |
2019-08-21T20:15:50Z |
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dc.date.available |
2019-08-21 |
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dc.date.available |
2019-08-21T20:15:50Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Relação família - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino aprendizagem - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Child Education |
pt_BR |
dc.subject |
Family - School Relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Learning - Early Childhood Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRAGA, Lucineide Bezerra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Family and school: new ways to go in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRAGA, Lucineide Bezerra. Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil. 2017. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |