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Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil.

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dc.creator.ID BRAGA, L. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2901420363383345 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Hérica Cambraia Gomes.
dc.contributor.referee2 CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.description.resumo O texto versa sobre a relação entre a família e a escola da Educação Infantil. Para tratar dos termos basilares do nosso estudo, ou seja, pensar a “família”; “Educação Infantil” e “formação de professores”. Diante de situações vivenciadas pela pesquisadora na experiência e no estágio em contexto escolar na Educação Infantil, evidenciamos a importância de destacar o envolvimento parental no contexto escolar. Sendo assim, questionamos quais os reais impactos da participação da família na escola sob o ponto de vista dos pais/responsáveis e de professores da Educação Infantil? Dessa, outras questões nos apresentaram por se tratar de estudo qualitativo, aberto as novas possibilidades de estudo/análises. Partimos do pressuposto de que é imperioso para o sucesso da formação integral e para a otimização dos índices de qualidade da educação brasileira compreender os reais impactos da participação da família junto à escola na perspectiva crítico-emancipatória em uma instituição de Educação Infantil. Buscamos estabelecer o corte epistemológico necessário como nos ensino Bachelard (2000), para compreender o objeto de estudo: Educação Infantil. Trata-se de uma proposta de estudo da perspectiva fenomenológico-hermenêutica. A obtenção dos dados foi desenvolvida por meio de um questionário semiestruturados com pais/responsáveis e professores da Educação Infantil. Os resultados nos mostram que apesar de a família e a escolas se estabelecerem como agencias educativas, muitas vezes essa ação ainda é muito limitada pela escola, ocasionando lacunas no desenvolvimento escolar. O desafio dessa pesquisa consistiu em sensibilizar a escola sobre a importância de elaborar um projeto para trabalhar a relação família-escola, para se estabelecer a sistematização de atitudes de corresponsabilidade almejando o desenvolvimento integral da criança, bem como, a obtenção de sucesso nos processos de ensino e de aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-12
dc.description.abstract The text deals with the relationship between the family and the kindergarten. To deal with the basic terms of our study, that is, to think of the "family"; "early childhood education" and "teacher training". Given the situations experienced by the researcher in the experience and in the background in the school context in Early Childhood Education, we highlight the importance of highlighting parental involvement in the school context. Therefore, we questioned the real impacts of family participation in the school from the point of view of parents / guardians and teachers of Early Childhood Education? From this, other questions presented us as a qualitative study, open to new possibilities of study / analysis. We assume that it is imperative for the success of the integral formation and for the optimization of the indices of quality of the Brazilian education to understand the real impacts of the participation of the family next to the school in the critical-emancipatory perspective in an institution of Early Childhood Education. We seek to establish the necessary epistemological cut as in Bachelard's (2000) teaching, in order to understand the object of study: Infant Education. This is a study proposal from the phenomenological-hermeneutic perspective. Data collection was carried out through a semi-structured questionnaire with parents / guardians and teachers of Early Childhood Education. The results show that although the family and schools establish themselves as educational agencies, this action is often still very limited by the school, causing gaps in school development. The challenge of this research was to make the school aware of the importance of elaborating a project to work on the family-school relationship, in order to establish the systematization of co-responsibility attitudes aiming at the integral development of the child, as well as the achievement of success in the Teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6084
dc.date.accessioned 2019-08-21T20:15:50Z
dc.date.available 2019-08-21
dc.date.available 2019-08-21T20:15:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Relação família - escola pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem - educação infantil pt_BR
dc.subject Child Education pt_BR
dc.subject Family - School Relationship pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Teaching Learning - Early Childhood Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Lucineide Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Family and school: new ways to go in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Lucineide Bezerra. Família e escola: novos caminhos a percorrer na educação infantil. 2017. 73f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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