DSpace/Manakin Repository

Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1ID BANDEIRA, L.K.R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 pt_BR
dc.contributor.referee1 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
dc.contributor.referee1ID CÂNDIDO, G.A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, E.P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.description.resumo O conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários. Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The concept of network business is committed to putting the organization in a more dynamic perspective that allows a distribution of risks and gain competitiveness, since they divide the uncertainties of markets with agents and get a complementarity of skills. Thinking about it, this study sought to identify the competitive gains achieved by the companies that make up the Network Buy More Supermarkets, through the model of competitive gains Networks Cooperation Balestrin and Verschoore (2008). The research is characterized as exploratory and descriptive, which was conducted in the form of a case study through questionnaires. The results generally showed positive results for participants who achieved the goals expected to join the network. The research allowed to identify the main reasons to participate competitively procured gains and achieving the expected benefits and reasons. However, these applications need to be improved or enhanced to the Network Shop Supermarkets can use them to attract new members and also you generate greater profits for the network. Finally, some actions have been proposed to enable the improvement of earnings in collaborative networks and to the satisfaction of the members is widely attended and organizations to achieve competitive results. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091
dc.date.accessioned 2019-08-21T21:01:51Z
dc.date.available 2019-08-21
dc.date.available 2019-08-21T21:01:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Redes de cooperação pt_BR
dc.subject Ganhos competitivos pt_BR
dc.subject Motivos pt_BR
dc.subject Concretização pt_BR
dc.subject Cooperation networks pt_BR
dc.subject Gains competitive pt_BR
dc.subject Reasons pt_BR
dc.subject Achievement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Clebson Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interorganizational Cooperation: A Case Study In the Network Compre Mais de Supermercados. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta