dc.contributor.advisor1ID |
BANDEIRA, L.K.R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CÂNDIDO, G.A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAVALCANTI, E.P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O conceito de Redes empresariais se compromete em colocar as organizações em uma
perspectiva mais dinâmica que possibilita uma distribuição dos riscos e um ganho de
competitividade, uma vez que se dividem as incertezas dos mercados com os agentes e obtém
uma complementaridade de competências. Pensando nisso, o presente trabalho buscou
identificar os ganhos competitivos obtidos pelas empresas que compõem a Rede Compre
Mais de Supermercados, através do modelo de ganhos competitivos em Redes de Cooperação
de Verschoore e Balestrin (2008). A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, a
qual foi conduzida sob a forma de um estudo de caso, através da aplicação de questionários.
Os resultados de uma maneira geral demonstraram índices positivos para os participantes que
atingiram os objetivos esperados ao aderir à rede. A pesquisa possibilitou a identificar os
principais motivos para participar os ganhos competitivos adquiridos e a concretização dos
motivos e vantagens esperados. Todavia, essas aplicações precisam ser melhoradas ou
aprimoradas para que a Rede Compre de Supermercados possa utilizá-las para atrair novos
membros e também geras ganhos maiores para a rede. Por fim, foram propostas algumas
ações para possibilitar a melhoria dos ganhos em redes de cooperação e para que a satisfação
dos membros seja amplamente atendida e a organizações obtenham resultados competitivos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The concept of network business is committed to putting the organization in a more dynamic
perspective that allows a distribution of risks and gain competitiveness, since they divide the
uncertainties of markets with agents and get a complementarity of skills. Thinking about it,
this study sought to identify the competitive gains achieved by the companies that make up
the Network Buy More Supermarkets, through the model of competitive gains Networks
Cooperation Balestrin and Verschoore (2008). The research is characterized as exploratory
and descriptive, which was conducted in the form of a case study through questionnaires. The
results generally showed positive results for participants who achieved the goals expected to
join the network. The research allowed to identify the main reasons to participate
competitively procured gains and achieving the expected benefits and reasons. However,
these applications need to be improved or enhanced to the Network Shop Supermarkets can
use them to attract new members and also you generate greater profits for the network.
Finally, some actions have been proposed to enable the improvement of earnings in
collaborative networks and to the satisfaction of the members is widely attended and
organizations to achieve competitive results. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-21T21:01:51Z |
|
dc.date.available |
2019-08-21 |
|
dc.date.available |
2019-08-21T21:01:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Redes de cooperação |
pt_BR |
dc.subject |
Ganhos competitivos |
pt_BR |
dc.subject |
Motivos |
pt_BR |
dc.subject |
Concretização |
pt_BR |
dc.subject |
Cooperation networks |
pt_BR |
dc.subject |
Gains competitive |
pt_BR |
dc.subject |
Reasons |
pt_BR |
dc.subject |
Achievement |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Clebson Ferreira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interorganizational Cooperation: A Case Study In the Network Compre Mais de Supermercados. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Clebson Ferreira da. Cooperação interorganizacional: um estudo de caso na Rede Compre Mais de Supermercados. 2012. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6091 |
pt_BR |