DSpace/Manakin Repository

Elaboração de plano de marketing para uma cooperativa de crédito mútuo – estudo de caso: Creduni.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DA SILVA., Wilson Roberto
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7969818930851981 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 VASCONCELOS., Patrício
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE., Carlos Eduardo
dc.description.resumo O presente relatório aborda uma pesquisa sobre a cooperativa de crédito mútuo CREDUNI, no que se refere à elaboração de um plano de marketing. Para tanto, o texto encontra-se organizado em sete seções subseqüentes, a saber: Introdução, A Organização, O Estágio, Fundamentação Teórica, Metodologia, Plano Proposto e Considerações Finais. A pesquisa teve como objetivo principal elaborar um plano de marketing para a empresa CREDUNI, de modo que este possibilite a expansão do número de cooperados, bem como a divulgação de seus ideais. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, constituída de um estudo de caso, onde se apresenta como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação direta, sistemática e não-participante, além da análise de SWOT. Tomando por base o modelo teórico sugerido por Kotler, o plano proposto se revela num documento que esquematiza ações mercadológicas executáveis no curto e médio prazo. Percebe-se que a organização dispõe de aspectos positivos e negativos e que a correta implementação das ações propostas pela organização poderá melhor utilizar os pontos fortes e minimizar as fraquezas com a finalidade de chegar aos objetivos de forma organizada, eficiente e dinâmica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Elaboração de plano de marketing para uma cooperativa de crédito mútuo – estudo de caso: Creduni. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.description.abstract This report addresses research on the mutual credit union CREDUNI, regarding the elaboration of a marketing plan. To this end, the text It is organized into seven subsequent sections, namely: Introduction, The Organization, The Internship, Theoretical Foundation, Methodology, Proposed Plan and Final Considerations. THE The main objective of the research was to develop a marketing plan for the company. CREDUNI, so that it enables the expansion of the number of members, as well as the dissemination of their ideals. Regarding the methodology used, a research of qualitative character, consisting of a case study, where it is presented as a technique for data collection bibliographic research, direct, systematic and non-participant observation, besides SWOT analysis. Based on the theoretical model suggested by Kotler, the plan The proposal is revealed in a document that outlines marketable actions short and medium term. It is noticed that the organization has positive and negative aspects and that the correct implementation of the actions proposed by the organization can better use the strengths and minimize weaknesses in order to achieve goals organized, efficient and dynamic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6109
dc.date.accessioned 2019-08-22T22:25:24Z
dc.date.available 2019-08-22
dc.date.available 2019-08-22T22:25:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cooperativismo pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Plano de Marketing pt_BR
dc.subject Cooperativism pt_BR
dc.subject Planning pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Marketing Plan pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BANDEIRA JÚNIOR, Francisco de Assis
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.relation.references  Livros COBRA, Marcos. Marketing Competitivo: Uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 1993. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: M. Rosemberg et al. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Pearson Prentice Hall, 2003. KOTLER, Philip. Marketing: Edição Compacta. Tradução: H. de Barros. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 1980. McCARTHY, Edmund J.; PERREAULT, William D. Marketing Essencial. São Paulo: Atlas,1997. OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças. Planejamento estratégico. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1988. SOUSA, Rafael Bernardino. Cooperativas de crédito: do básico ao gerencial. João Pessoa: Universitária, 2006. WESTWOOD, Jonh. O plano de marketing. Tradução: José Carlos Barbosa dos Santos. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 1996.  Monografias BARRETO, Luciano Silva. A elaboração de um planejamento estratégico de marketing para a doceria cravo e canela – Um estudo de caso. Campina Grande: [s.n.], 2005. GOMES, Érica Alves. Marketing em serviços – Uma abordagem sobre o grau de satisfação dos clientes externos em relação ao atendimento nas lojas Aluísio Calçados. Campina Grande: [s.n], 2004. 81 RODRIGUES, Amnon da Silva. Elaboração de um plano estratégico em marketing para a empresa Chicão Lanches – Um estudo de caso. Campina Grande: [s.n.], 2006. BRAGA, Lívia de Sá Lira Albuquerque. Proposta de viabilização do Balanced Scorecard no Setor de Turismo em Campina Grande: o caso da agência Golden Tour Internacional Turismo e Câmbio LTDA. Campina Grande: [s.n], 2005.  Monografias (meio eletrônico) BRITO, Breno Xavier de. Estratégia de marketing via internet – estudo de caso da universidade católica de Goiás. Florianópolis: [s.n.], 2002. Disponível em: <http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7531.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2007. FERREIRA, Francis Haime Giacomelli. Gestão do composto mercadológico. [S.I.: s.n.] Disponível em: < http://grupos.abril.com.br/arquivos_06_post.asp?grupo=27234&arquivo= 40907 &ext=.jpg&pasta=8082&nome_arq=Composto%20Mercadologico.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2007. NICACIO, José Ângelo. Alianças estratégicas entre agroindústrias integradas em cooperativas. Florianópolis: [s.n], 1997. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta97/ nicacio/cap2.htm>. Acesso em: 28 jun. 2007. PINHEIRO, Marcos Antônio Henriques. Cooperativas de Crédito: História da evolução normativa no Brasil. 4ªed. Brasília: [s.n.], 2006. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/htms/public/microcredito/HccB4edicao.pdf>. Acesso em 28 jun. 2007.  Artigos ARAGÃO, Demetrius. et al. Administração de marketing. Recife: [s.n], 2004. Disponível em: <http://br.geocities.com/marcos76br/mkt-administracao_de_marketing.doc>. Acesso em 10 ago. 2007. CARVALHO, Roberta Galvani de. História do Marketing. [S.I.: s.n], 2006. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/membros.jsp?pagina=membros_espaco_aberto_corpo&i dColuna=2774&idColunista=2823>. Acesso em: 09 ago. 2007. ETGETO, Anderson Augusto. Os princípios do cooperativismo e as cooperativas de crédito no Brasil. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, Maringá, v. 2, n.1, p. 82 7-19, jan. /jun. 2005. Disponível em: <http://www.maringamanagement.com.br/include /getdoc.php?id=109&article=38&mode=pdf>. Acesso em: 28 jun. 2007. FILHO, Dário de Oliveira Lima et al. A utilização do mix de marketing - um estudo de caso na Mcdonald’s. [S.I.: s.n], Disponível em: <http://www.cefet-to.org/~beto/ Marketing/A%20Utiliza%E7%E3o%20do%20MIX%20de%20Marketing%20-%20Um%20 Estudo%20de%20 Caso%20na%20Mc%20DONALD'S.doc>. Acesso em 10 ago. 2007. MARTINS, Luís. Marketing de Serviços. 1ª ed. Lisboa: [s.n.], 2004. Disponível em: <http://www.companhiapropria.pt/formacao/ficheiroscursos/Curso_16_1.pdf>. Acesso em: 11 set. 2007. VIANTE, Jociane Rigoni. Marketing de Serviços II: Curso de aperfeiçoamento. [S.I.: s.n] Disponível em: <http://www.abbra.com.br/resumos7.doc> Acesso em 10 ago. 2007. SEITZ, Helgo Max. O planejamento estratégico de marketing e o plano de negócios. eGesta- Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, Santos, v. 1, n. 3, p.91-126, out.-dez. 2005. Disponível em: <http://www.unisantos.br/mestrado/gestao/egesta/artigos/46.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2007. WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Marketing&oldid=7063373>. Acesso em: 9 ago. 2007. WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cooperativismo&oldid =6494329>. Acesso em: 28 Jun. 2007.  Sites BANCOOB: Disponível em: <http://www.bancoob.com.br/index.php?area=institucional &show=oque>. Acesso em: 6 jul. 2007. CREDUNI: Disponível em: < http://www.creduni.com.br/>. Acesso em 6 jul. 2007. SECRETARIA DE AGRICULTURA IRRIGAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA.(SEAGRI). [Cooperativismo]. Bahia: [s.n]. Disponível em: http://www.seagri.ba.gov.br/ origemcoop.asp>. Acesso em 28 jun. 2007. 83 SESCOOP: Disponível em: <http://www.portaldocooperativismo.org.br/sescoop/ cooperativismo/estrutura_cooperativismo.asp>. Acesso em 7 jul. 2007. SICREDI: Disponível em: <http://www.sicredipioneira.com.br/arquivos/1990.htm>. Acesso em: 8 jul. 2007. UNICRED: Disponível em: <http://www.unicred.com.br/>. Acesso em: 7 jul. 2007. Disponível em: <http://www.unicred-sp.com.br/>. Acesso em: 7 jul. 2007. OCB: Disponível em: <http://www.brasilcooperativo.com.br/>. Acesso em: 7 jul. 2007. CRESOL: Disponível em: <http://www.cresol.com.br/site/>. Acesso em: 8 jul. 2007 ECOSOL: Disponível em: <http://www.ecosol.com.br/>. Acesso em: 8 jul. 2007  Outros FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S.A.,1986. BRASIL. Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/L5764.htm> Acesso em: 13 jul. 2007. CREDUNI. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 04/02/2006. CREDUNI: INFORMA. Campina Grande. Nº 1. Ano I. 2004 CREDUNI: INFORMA. Campina Grande. Nº 2. Ano II. 2005 CREDUNI: INFORMA. Campina Grande. Nº 3. Ano III. 2006 CREDUNI: INFORMA. Campina Grande. Nº 4. Ano IV. 2007 CREDUNI: INFORMA. Campina Grande. Nº 5. Ano IV. 2007 pt_BR
dc.title.alternative Marketing plan elaboration for a mutual credit cooperative - case study: Creduni. pt_BR
dc.identifier.citation BANDEIRA JR, Francisco de Assis. Elaboração de plano de marketing para uma cooperativa de crédito mútuo – Estudo De Caso: Creduni. 2007. 83 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade de Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6109 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta