DSpace/Manakin Repository

O PIBID: contribuições e reflexões para a formação docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA NETO, J. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6313338973505165 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanilda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA , David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumo O presente estudo busca, a partir de vivências e questionários, a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, para a formação inicial de professores de Geografia, no Centro de Formação de Professores- CFP da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG Campus Cajazeiras, e para formação continuada de supervisores das escolas participantes do Subprojeto e para o início de carreira de bolsistas egressos. Nosso referencial teórico se fundamenta, nas contribuições de pesquisadores que discutem sobre a educação na contemporaneidade, formação docente, políticas públicas para a educação, com ênfase no PIBID. O propósito de investigar este tema surgiu através da participação no Programa como Bolsista (ID) durante dois anos e seis meses e o incentivo para escrever sobre ele, se deu por observar que apesar de contar com um grande número de acadêmicos bolsistas e professores supervisores, o número de pesquisas ainda é muito pequeno. Com isto, este trabalho servirá de incentivo a outros estudantes, mostrando a importância do Programa e auxiliando na construção e desenvolvimento de práticas docentes. Concluímos que o bom funcionamento do Programa e suas contribuições para a formação docente dão-se por meio das experiências nas escolas, as práticas com diversos recursos e metodologias, o exercício da práxis, da troca de conhecimento entre os sujeitos participantes, do incentivo para as pesquisas, colaborando para a formação de um profissional crítico e reflexivo que busca uma melhoria na educação básica, despertando um desejo de permanência e atuação na docência após a conclusão da formação e motivando outros colegas licenciandos pela busca e participação no mesmo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O PIBID: contribuições e reflexões para a formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-15
dc.description.abstract The present study seeks, from experiences and questionnaires, the contribution of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grant (PIBID), Subproject of Geography, for the initial formation of teachers of Geography, at the Center for Teacher Training – CEP of University Federal de Campina Grande – UFCG Campus Cajazeiras, and for continuing training of supervisors of the schools participating in the Subproject and for the beginning of the career of graduates. Our theoretical framework is based on the contributions of researchers who discuss contemporary education, teacher education, and public policies for education, with emphasis on PIBID. The purpose of investigating this issue came from participating in the Program as a Scholar (ID) for two years and six months, and the incentive to write about is was notes that despite having a large number of academic scholars and supervisors, the number of searches is still very small. With this, this work will stimulate other students, showing the importance of the Program and helping in the construction and development of teaching practices. We conclude that the good functioning of the Program and its contributions to teacher training are given through experiences in schools, practices with different resources and methodologies, the exercises of praxis, the exchange of knowledge among the participants, encouragement for researches, collaborating to the formation of a critical and reflective professional that seeks an improvement in basic education, arousing a desire to stay and act in teaching after the conclusion of the training and motivating other colleagues graduating for the search and participation in it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6110
dc.date.accessioned 2019-08-23T09:18:47Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T09:18:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de docente pt_BR
dc.subject Professor de geografia pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Geography teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA NETO, José Joaquim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PIBID: Contributions and reflections for teacher education. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA NETO, José Joaquim de. O PIBID: contribuições e reflexões para a formação docente. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta