DSpace/Manakin Repository

Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1201258778313967 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CUNHA, Fernando Antônio Portela.
dc.contributor.advisor-co1ID CUNHA, F. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3527352218191692 pt_BR
dc.contributor.referee1 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.description.resumo O vídeo didático tem possibilitado amplas dimensões na construção do conhecimento dentro do processo educativo na realidade escolar. A sua linguagem possibilita uma compreensão com mais facilidade, onde o ensino de Química necessita-se ser repassado de uma forma mais especifica em alguns conteúdos que precisa-se partir da imaginação do aluno, particularidade do mesmo para promover uma assimilação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de vídeos didáticos utilizados no ensino de Química como uma metodologia diferenciada do ensino tradicional. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, no qual a referida estratégia foi adotada por (4) professores do Ensino Médio das escolas públicas: E.E.E.M Prof. Manoel Mangueira Lima e a E.E.E.M Cristiano Cartaxo e com (16) discentes e o docente da disciplina de Química Analítica do curso de graduação em química no CFP/UFCG campus Cajazeiras-PB, sendo feitas análises a partir da aplicação de questionários sobre a experiência didática relacionada ao uso de vídeos como recurso didático. Os resultados mostraram que essa atividade diferenciada é de suma importância para facilitar o conhecimento dos discentes e promove uma aprendizagem significativa para o ensino de Química. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-20
dc.description.abstract The didactic video has enabled wide dimensions in the construction of knowledge within the educational process in the school reality. Its language allows for an easier understanding, where the teaching of chemistry needs to be passed on in a more specific way in some contents that need to be based on the student's imagination, particularity of the same to promote an assimilation. Thus, this research has as general objective to investigate the use of didactic videos used in the teaching of Chemistry as a differentiated methodology of traditional teaching. And as specific objectives analyze the production of didactic video as alternative methodology in the educational process and its advantages and disadvantages. For that, a case study was carried out, in which the said strategy was adopted by (4) high school teachers from public schools: E.E.E. M Prof. Manoel Mangueira Lima and E.E.E. M Cristiano Cartaxo and with (16) students and the professor of the discipline of Analytical Chemistry of the course of graduation in chemistry at the CFP / UFCG Campus Cajazeiras-PB, being made analyzes from the application of questionnaires on didactic experience related to the use of videos as a didactic resource. The results showed that this differentiated activity is of great importance to facilitate the knowledge of the students and promotes a significant learning for the teaching of Chemistry. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6111
dc.date.accessioned 2019-08-23T10:04:20Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T10:04:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Vídeo didático pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Didactic video pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Camila Marcelino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic video as an alternative methodological resource to facilitate the chemistry teaching. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Camila Marcelino de. Vídeo didático como recurso metodológico alternativo para facilitar o ensino de química. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta