dc.creator.ID |
BRUNET, F. B. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4126887529815255 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Lúcia de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0646411206179227 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Anubes Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Aissa Romina do. |
|
dc.description.resumo |
Ao longo da história muitos esforços têm sido realizados no intuito de promover saúde para
os adolescentes e, no entanto, as políticas e programas construídos no decorrer dos anos têm
encontrado dificuldade de realizar efetivamente ações junto ao público infantil e adolescente
no que se refere à violência existente no interior das escolas. Dentre as diferentes formas de
violência escolar, o bullying vem sendo amplamente estudado devido as suas graves
consequências e ao elevado número de alunos envolvidos. Compreender o bullying e os
fatores sociodemográficos a ele relacionados contribui para a identificação prévia e controle
dos casos e dos efeitos gerados às vítimas, além de constituir um aspecto real de motivação do
presente estudo. Desta forma, o presente estudo buscou identificar o bullying em escolares de
um município do semiárido paraibano. Para tanto, os aspectos metodológicos permeou dentro
de um estudo epidemiológico de corte transversal de natureza descritiva, com abordagem
quantitativa. Foi realizado na Escola Estadual do Ensino Fundamental Monsenhor João
Milanês, Cajazeiras – PB, utilizando uma população de 242 alunos que cursavam do 6º ao 9º
ano do Ensino Fundamental. A amostra do estudo inicialmente foi fixada em 30% do universo
populacional, selecionados através da técnica de amostragem estratificada e obedeceu aos
seguintes critérios de inclusão: faixa etária de 10 a 15 anos, concordância com a respectiva
participação mediante assinatura dos Termos de Assentimento e de Consentimento Livre e
Esclarecido pelos alunos e pais/responsáveis. Os dados foram coletados através de um
questionário Global-Based Student Survey (GSHS) proposto pela OMS (2006) e um
formulário no qual eram anotadas medidas antropométricas e hemodinâmicas aferidas por
equipe previamente treinada, conforme o Anthopometric Standarlization Reference Manual. O
presente estudo foi desenvolvido dentro da perspectiva do projeto de pesquisa intitulado
“Prevalência de Hipertensão Arterial em Escolares de um Município do Semiárido
Paraibano”, de autoria da professora doutora Maria Lúcia de Oliveira Bezerra, satisfazendo as
observações éticas da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que dispõe
sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Os resultados encontrados apontam que a maioria
dos escolares estavam matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental (29,5%), com
predomínio de idade de 14 e 15 anos (21,3% cada), do sexo feminino (70,5%), naturalidade
de Cajazeiras – PB (78,7%), cor parda (47,5%), religião católica (70,5%), renda familiar de 1
a 4 salários mínimos (55,7%), residentes na zona urbana (73,7%), dividindo a casa com 4 a 6
pessoas (63,3%). Verificou-se a existência do bullying entre os escolares de faixa etária entre
10 e 15 anos de idade da instituição escolar envolvida com um percentual que variou de 1% a
36%. Números estes semelhantes aos apresentados em estudos desenvolvidos em diversos
lugares do Brasil e do mundo, afirmando o bullying como um tipo de violência escolar cada
vez mais frequente. Nesse contexto, a implementação de novas políticas de saúde capazes de
reduzir efetivamente a prevalência e incidência de bullying na população escolar, constituem
medidas de saúde pública de extrema relevância para o século XXI. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização de bullying e fatores sociodemográficos em escolas de um município do semiárido paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-06 |
|
dc.description.abstract |
Throughout history many efforts have been undertaken in order to promote health for
adolescents and yet, the policies and programs built around this demographic are threatened
by a context of violence within schools. Among the different forms of school violence,
bullying has been widely studied because of its serious consequences and the high number of
students involved. Understanding bullying and sociodemographic factors related to it
contribute to the early identification and control of cases as well as the understanding of its
effects caused on victims, and furthermore, it constitutes an aspect of real motivation for the
present study. Thus, this study sought to identify bullying in a city school within the semi-
arid region of Paraiba. The methodological aspects are permeated within an epidemiological
cross-sectional descriptive study and a quantitative approach. The study was held at the State
School of Basic Education Monsignor John Milanese, in Cajazeiras, Paraiba, using a
population of 242 students who attended elementary school there from 6th to 9th grade. The
study sample was initially set to 30% of the general population, selected through the stratified
sampling technique followed by the following inclusion criteria: age 10 to 15 years old,
consistent with their participation by signing Consent Terms by both students and parents /
guardians. Data was collected through a Global-Based Student Survey questionnaire (GSHS)
proposed by WHO (2006) and a form in which were recorded anthropometric and
hemodynamic measurements made by previously trained staff, as per the Anthropometric
Standardization Reference Manual. This study was developed within the research project
perspective entitled "Prevalence of Hypertension in a City School Within the Semi-Arid
Region of Paraiba", authored by Professor Dr. Maria Oliveira Bezerra, satisfying the ethical
observations of Council Resolution 466/12 of the National Health Council (CNS) which
regulates research involving human subjects. The results show that most of the students were
enrolled in the 6th year of primary education (29.5%), predominantly of age 14 and 15 years
old (21.3% each), female (70.5%), naturals of Cajazeiras, Paraiba (78.7%), brown skin color
(47.5%), Catholic (70.5%), with family income from 1 to 4 minimum monthly salaries
(55.7%), living in an urban area (73.7%), sharing housing between 4 to 6 people (63.3%). It
was found that there are bullying among the students aged between 10 and 15 years old in the
involved school with a percentage ranging from 1% to 36%. These numbers are similar to
those studies developed in several places of Brazil and world, declaring bullying as a kind of
school violence increasingly common. In this context, the implementation of new health
policies that effectively reduce the prevalence and incidence of bullying in the school
population, are public health measures of high value for the twenty-first century. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6113 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-23T10:46:34Z |
|
dc.date.available |
2019-08-23 |
|
dc.date.available |
2019-08-23T10:46:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde do adolescente - bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Escola - bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas - problemas - volência |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescent Health - Bullying |
pt_BR |
dc.subject |
School - Bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Schools - Problems - Volency |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRUNET, Francivalda Bandeira de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Characterization of bullying and sociodemographic factors in schools of a semiarid city of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRUNET, Francivalda Bandeira de Sousa. Caracterização de bullying e fatores sociodemográficos em escolas de um município do semiárido paraibano. 2016. 63f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |