DSpace/Manakin Repository

Caracterização de bullying e fatores sociodemográficos em escolas de um município do semiárido paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRUNET, F. B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4126887529815255 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Lúcia de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. L. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0646411206179227 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Anubes Pereira de.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Aissa Romina do.
dc.description.resumo Ao longo da história muitos esforços têm sido realizados no intuito de promover saúde para os adolescentes e, no entanto, as políticas e programas construídos no decorrer dos anos têm encontrado dificuldade de realizar efetivamente ações junto ao público infantil e adolescente no que se refere à violência existente no interior das escolas. Dentre as diferentes formas de violência escolar, o bullying vem sendo amplamente estudado devido as suas graves consequências e ao elevado número de alunos envolvidos. Compreender o bullying e os fatores sociodemográficos a ele relacionados contribui para a identificação prévia e controle dos casos e dos efeitos gerados às vítimas, além de constituir um aspecto real de motivação do presente estudo. Desta forma, o presente estudo buscou identificar o bullying em escolares de um município do semiárido paraibano. Para tanto, os aspectos metodológicos permeou dentro de um estudo epidemiológico de corte transversal de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Foi realizado na Escola Estadual do Ensino Fundamental Monsenhor João Milanês, Cajazeiras – PB, utilizando uma população de 242 alunos que cursavam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A amostra do estudo inicialmente foi fixada em 30% do universo populacional, selecionados através da técnica de amostragem estratificada e obedeceu aos seguintes critérios de inclusão: faixa etária de 10 a 15 anos, concordância com a respectiva participação mediante assinatura dos Termos de Assentimento e de Consentimento Livre e Esclarecido pelos alunos e pais/responsáveis. Os dados foram coletados através de um questionário Global-Based Student Survey (GSHS) proposto pela OMS (2006) e um formulário no qual eram anotadas medidas antropométricas e hemodinâmicas aferidas por equipe previamente treinada, conforme o Anthopometric Standarlization Reference Manual. O presente estudo foi desenvolvido dentro da perspectiva do projeto de pesquisa intitulado “Prevalência de Hipertensão Arterial em Escolares de um Município do Semiárido Paraibano”, de autoria da professora doutora Maria Lúcia de Oliveira Bezerra, satisfazendo as observações éticas da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que dispõe sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos escolares estavam matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental (29,5%), com predomínio de idade de 14 e 15 anos (21,3% cada), do sexo feminino (70,5%), naturalidade de Cajazeiras – PB (78,7%), cor parda (47,5%), religião católica (70,5%), renda familiar de 1 a 4 salários mínimos (55,7%), residentes na zona urbana (73,7%), dividindo a casa com 4 a 6 pessoas (63,3%). Verificou-se a existência do bullying entre os escolares de faixa etária entre 10 e 15 anos de idade da instituição escolar envolvida com um percentual que variou de 1% a 36%. Números estes semelhantes aos apresentados em estudos desenvolvidos em diversos lugares do Brasil e do mundo, afirmando o bullying como um tipo de violência escolar cada vez mais frequente. Nesse contexto, a implementação de novas políticas de saúde capazes de reduzir efetivamente a prevalência e incidência de bullying na população escolar, constituem medidas de saúde pública de extrema relevância para o século XXI. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Caracterização de bullying e fatores sociodemográficos em escolas de um município do semiárido paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-06
dc.description.abstract Throughout history many efforts have been undertaken in order to promote health for adolescents and yet, the policies and programs built around this demographic are threatened by a context of violence within schools. Among the different forms of school violence, bullying has been widely studied because of its serious consequences and the high number of students involved. Understanding bullying and sociodemographic factors related to it contribute to the early identification and control of cases as well as the understanding of its effects caused on victims, and furthermore, it constitutes an aspect of real motivation for the present study. Thus, this study sought to identify bullying in a city school within the semi- arid region of Paraiba. The methodological aspects are permeated within an epidemiological cross-sectional descriptive study and a quantitative approach. The study was held at the State School of Basic Education Monsignor John Milanese, in Cajazeiras, Paraiba, using a population of 242 students who attended elementary school there from 6th to 9th grade. The study sample was initially set to 30% of the general population, selected through the stratified sampling technique followed by the following inclusion criteria: age 10 to 15 years old, consistent with their participation by signing Consent Terms by both students and parents / guardians. Data was collected through a Global-Based Student Survey questionnaire (GSHS) proposed by WHO (2006) and a form in which were recorded anthropometric and hemodynamic measurements made by previously trained staff, as per the Anthropometric Standardization Reference Manual. This study was developed within the research project perspective entitled "Prevalence of Hypertension in a City School Within the Semi-Arid Region of Paraiba", authored by Professor Dr. Maria Oliveira Bezerra, satisfying the ethical observations of Council Resolution 466/12 of the National Health Council (CNS) which regulates research involving human subjects. The results show that most of the students were enrolled in the 6th year of primary education (29.5%), predominantly of age 14 and 15 years old (21.3% each), female (70.5%), naturals of Cajazeiras, Paraiba (78.7%), brown skin color (47.5%), Catholic (70.5%), with family income from 1 to 4 minimum monthly salaries (55.7%), living in an urban area (73.7%), sharing housing between 4 to 6 people (63.3%). It was found that there are bullying among the students aged between 10 and 15 years old in the involved school with a percentage ranging from 1% to 36%. These numbers are similar to those studies developed in several places of Brazil and world, declaring bullying as a kind of school violence increasingly common. In this context, the implementation of new health policies that effectively reduce the prevalence and incidence of bullying in the school population, are public health measures of high value for the twenty-first century. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6113
dc.date.accessioned 2019-08-23T10:46:34Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T10:46:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde do adolescente - bullying pt_BR
dc.subject Escola - bullying pt_BR
dc.subject Escolas - problemas - volência pt_BR
dc.subject Adolescent Health - Bullying pt_BR
dc.subject School - Bullying pt_BR
dc.subject Schools - Problems - Volency pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRUNET, Francivalda Bandeira de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Characterization of bullying and sociodemographic factors in schools of a semiarid city of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation BRUNET, Francivalda Bandeira de Sousa. Caracterização de bullying e fatores sociodemográficos em escolas de um município do semiárido paraibano. 2016. 63f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta