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Educação inclusiva: a realidade da EMEIEF Maria do Carmo Gonçalves - Bom Jesus - PB.

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dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.description.resumo A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é um grande desafio, porém observa-se que atualmente já existe um grande avanço em relação ao passado quanto à inclusão dos mesmos. Entende-se que é necessário que todos estejam nas escolas, pois, a Educação é um direito de todos. A Educação Inclusiva tem como prerrogativa a busca por uma educação de qualidade, então a escola regular entra como uma parceira em busca desse ensino, apresentando meios pelas quais as diferenças sejam utilizadas como algo que enriqueça a Educação. A escola deve ser um ambiente que acolha todas as diferenças, sempre buscando as melhores alternativas para desenvolver a capacidade dos alunos. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular na EMEIEF Maria do Carmo Gonçalves. Para atingir o objetivo geral atentaremos aos objetivos específicos: Entender como se configura a Educação inclusiva no ensino regular, identificar a prática do professor para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e analisar a opinião dos professores a respeito da formação docente para se trabalhar com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Quanto à metodologia aplicada, os procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, tendo uma abordagem quáli-quantitativa. Foi desenvolvido um questionário como instrumento de coleta de dados com 08 professores da escola. Como referencial teórico utilizou-se Almeida (2013), Moran (2011) Oliveira (2008), Carvalho (2005), Durkheim (1955) entre outros. Diante das respostas dos sujeitos, compreende-se que é importante o professor ter uma formação adequada e continuada, para que assim, possa ser significante quanto à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Evidencia-se a necessidade de um maior apoio por parte de todos os agentes da escola, um dando suporte ao outro, perante o desafio da inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Educação inclusiva: a realidade da EMEIEF Maria do Carmo Gonçalves - Bom Jesus - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The inclusion of students with special educational needs is a big challenge, but it is observed that there is already a great advance in relation to the past regarding their inclusion. It is understood that it is necessary for all children to be in schools, because education is a right of all. Inclusive Education has as its prerogative the search for a quality education, then, the regular school enters as a partner in search of this teaching, presenting means by which the differences are used as something that improves the education. The school must be an environment that welcomes all differences, always seeking the best alternatives to develop the students' capacity. This work aims to understand the process of inclusion of students with special educational needs in regular education in E.M.E.I.E.F Maria do Carmo Gonçalves. To achieve the general objective of this research, we will consider the specific objectives, that are: understand how Inclusive Education is configured in regular education; identify the teacher's practice for the inclusion of students with special educational needs; and analyze teachers' opinions about teacher education for working with students with special educational needs. About the applied methodology, the technical procedures are bibliographical research and field research, having a quali-quantitative approach. A questionnaire was developed as an instrument of data collection with 08 school teachers. As theoretical reference was used Almeida (2013), Moran (2011) Oliveira (2008), Carvalho (2005), Durkheim (1955) among others. Faced with the subjects' responses, it is understood that it is important for the teacher to have adequate and continuous formation, so it can be meaningful for the inclusion of students with special educational needs in regular education. It is evident the need for greater support from all the school agents, one supporting each other, facing the challenge of inclusion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6114
dc.date.accessioned 2019-08-23T10:50:43Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T10:50:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Necessidades educacionais especiais pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Escolas regulares - alunos especiais pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Special Educational Needs pt_BR
dc.subject Continuing Education pt_BR
dc.subject Regular Schools - Special Students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BANDEIRA, José Junior Pinheiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: the reality of EMEIEF Maria do Carmo Gonçalves - Bom Jesus - PB. pt_BR
dc.identifier.citation BANDEIRA, José Junior Pinheiro. Educação inclusiva: a realidade da EMEIEF Maria do Carmo Gonçalves - Bom Jesus - PB. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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