dc.contributor.advisor1 |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORRÊA, A. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA , Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
Na atualidade, o ensino da língua não se desvincula do seu uso social, portanto, na literatura,
há a referência aos muitos meios que podem auxiliar o ensino de língua portuguesa sendo,
destacado o uso da compreensão do texto a partir do gênero, e dentro desses enunciados
destacamos o uso das fábulas como instrumento para o ensino deste sistema de comunicação.
Diante disto, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e
documental com fundamentação no levantamento e análise do universo fabulário da literatura
surda, com o intuito de ensinar língua portuguesa para alunos surdos. O objetivo geral deste
trabalho é identificar as estratégias exitosas para o ensino de língua portuguesa para surdos
por meio das fábulas. Para tal, nos fundamentamos em autores com Quadros e Schmiedt
(2006) e Salles et. al. (2004) que tratam sobre atividades para ensinar língua portuguesa para
alunos surdos, como também o fabulista La Fontaine (1997) e Coelho (2000) com teorias a
respeito das fábulas, entre outros autores que também foram muito importantes para embasar
o nosso trabalho. Para o desenvolvimento da pesquisa categorizamos as informações
coletadas nas pesquisas desenvolvidas na área para que pudéssemos discutir essas
informações, na forma de texto, à luz da literatura. Diante da realização desta pesquisa
constatamos que a fábula auxilia no processo do ensino de língua para alunos surdos, por se
tratar de um gênero de caráter ilustrativo, que permite que os alunos tenham contato com
personagens fictícios, mas que de alguma forma lhes ensinam valores reais. A fábula como
ferramenta de ensino é uma das possibilidades do aluno surdo despertar o interesse pela
leitura, já que este gênero está vinculado de certa forma a realidade, promove o entusiasmo
por outros textos, como também favorece a internalização da língua. Através da leitura o
educando torna-se capaz de compreender o mundo ao seu redor. Além de ser um gênero que
traz uma linguagem simples e fácil de ser compreendida, traz ao seu final uma moral
educativa, a qual os ajuda a desenvolver o seu papel diante da sociedade |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O uso do gênero literário fábula como instrumento para ensino de língua portuguesa para alunos surdos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-16 |
|
dc.description.abstract |
In the present, the teaching of language is not dissociated from its social use, therefore, in the
literature, there is the reference to the many means that can help in the teaching of Portuguese
language, being emphasized the use of the comprehension of the text from the genre, inside of
these statements we highlight the use of fables as an instrument for teaching of this
communication system. In view of this, the present work deals with a qualitative,
bibliographical and documentary research with basis in the survey and analysis of the
fabulous universe of the deaf literature, with the intention of teaching Portuguese language to
deaf students. The general objective of this work is to identify successful strategies for the
teaching of the Portuguese language to the deaf through fables. For this, we rely on authors
like Quadros and Schmiedt (2006) and Salles et. al. (2004), which that talks about activities to
teach Portuguese to deaf students, as well as the fabulist La Fontaine (1997) and Coelho
(2000) with theories about fables, among other authors that were also very important to
support our work. For the development of the research we categorize the informations
collected in the researches developed in the area so that we could discuss this informations, in
the form of text, in light of the literature. For the development of the research we categorize
the information collected in the researches developed in the area so that we could discuss this
information, in the form of text, in light of the literature. In the face of the realization of this
research we find that the fable helps in the process of language teaching for deaf students,
because it is an illustrative genre that allows students to have contact with fictional characters,
but somehow teach them real values. The fable as a teaching tool is one of the possibilities for
the deaf student to arouse interest in reading, since this genre is linked in a certain way to
reality, promotes enthusiasm for other texts, as well as favors the internalization of the
language. Through reading the student becomes able to understand the world around him. In
addition to being a gender that brings a simple and easy to understand language, it brings to
the end an educational morale, which helps them to develop their role in society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6120 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-23T11:25:58Z |
|
dc.date.available |
2019-08-23 |
|
dc.date.available |
2019-08-23T11:25:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura surda |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Fábula |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Fable |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMÂNCIO, Jocilene Mateus. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of the fable literary genre as an instrument for teaching Portuguese language to deaf students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AMÂNCIO, Jocilene Mateus. O uso do gênero literário fábula como instrumento para ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |