DSpace/Manakin Repository

Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA JÚNIOR, J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7796393000026897 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MAIA, Rafael Trindade.
dc.contributor.advisor1ID MAIA, R. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2415016408445222 pt_BR
dc.contributor.referee1 COELHO, Glauciane Danusa.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Carolina Silva de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvajunior
dc.description.resumo Este trabalho aborda a importância do lúdico no processo educativo com o auxílio de um jogo didático – “Plateljogo”, e verificar se essa ferramenta metodológica contribuiu efetivamente para a aprendizagem dos alunos na compreensão de conceitos relacionados aos platelmintos. Uma vez que a produção do jogo voltado para a disciplina de Ciências é de estrema importância para o Curso de Educação do Campo, mais especificamente na área das ciências exatas e da natureza, para os professores que surge um novo recurso metodológico para se trabalhar em sala de aula e para os alunos que se vê como parte do processo educativo. Neste sentido o desenvolvimento do jogo e sua aplicação são, sim para ser uma metodologia para ser defendido no âmbito escolar, por sua produção ser de baixo custo para ser confeccionado. O jogo “Plateljogo” enfatiza características gerais dos platelmintos: clases Tuberllaria (planárias), Trematoda (Schistosoma mansoni) e Cestoda (as tênias); abordando a reprodução, os parasitas e as doenças que eles causam. Neste sentido o jogo desenvolvido tanto pode ser uma ferramenta para o professor introduzir o assunto, enriquecer o conteúdo, ou enfatizar no final do assunto como modo de fixação dos conceitos, como uma ferramenta de verificação da aprendizagem dos alunos, como também, analisar as maiores dificuldades dos com relação ao conteúdo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-05
dc.description.abstract The aim of this project was to develop and evaluate a didatic game about platyhelminthes worms, also know as flatworms. Flatworms are very important in science education, due to the fact that many species causes human diseases, as Schistosoma mansoni and Taenia sp. However, many doubts and difficults are showed by the students and science teachers when the subject is flatworms. In this context, didatic games can be extremely useful in the teaching-learning process, increasin students attention and interests to the class. The game, called “Plateljogo” was built with low cost and recyclable materials; and it has many questions about reproduction, species types, profilaxy and parasite diseases. The game was performed at a class in a public school at Sumé city, Paraiba State, Brazil. In the first time, an expositive class about Phylum Platyhelminthes was presented. After the didatic intervention, a questionary was applied to verify the efficiency of the game as a didatic tool. The students motivation was observed during all the class, and all of them liked to play the “Plateljogo” game. Most of the students (64%) achievied satisfactory scores. Results showed that the “Plateljogo” can improve the science classes, specially when the issue is flatworms. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121
dc.date.accessioned 2019-08-23T11:26:08Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T11:26:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Recurso didático pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Science teaching   pt_BR
dc.subject Didactic resource   pt_BR
dc.subject Ludic education   pt_BR
dc.subject Educational games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA JÚNIOR, José Manoel da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic games as a teaching-learning tool in science teaching in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA JÚNIOR, José Manoel da. Jogos didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem no ensino de ciências no ensino fundamental. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6121 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta