DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIRA, Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, Rejane Maria de Araújo. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1844764770879206 pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico teve como objeto de estudo a leitura e a escrita no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental, tendo por objetivo principal analisar a apreensão da leitura e da escrita no processo de alfabetização dessas crianças. Já os objetivos específicos consistiram em averiguar os mecanismos utilizados pelas professoras e crianças, para a compreensão da leitura e da escrita; identificar a existência ou não de dificuldades encontradas por professores e crianças inseridas nesse processo e verificar a existências de fatores que influenciam na aprendizagem das crianças no processo de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita. O estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa, com caráter exploratório e descritivo, tendo como sujeitos 2 (duas) professoras e 1 (uma) coordenadora pedagógica de uma escola da rede estadual de ensino do município de Cajazeiras-PB. Para a coleta de dados utilizou-se da observação in loco e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados foi consolidada através das técnicas da Análise de Conteúdo (AC), de forma a confrontar os discursos inseridos nos documentos que legislam a educação básica (CF, 1988; LDBEN, 1996; PCN, 1997; PNAIC, 2013,) e outros, assim como em diversos teóricos que apresentam estudos sobre a temática e, também, nos discursos dos sujeitos participantes do estudo. Os resultados apontaram para a ausência de atividades voltadas especificamente para a preparação cognitiva das crianças no tocante a construção das habilidades básicas de leitura e escrita; a omissão por parte do sistema educacional com relação a formação docente, no que diz respeito a estratégias pedagógicas voltadas para a apreensão da leitura e escrita de crianças do 1º ano do ensino fundamental, ou de métodos de acordo com as necessidades das crianças. Fato que tem dificultado que as crianças, no processo ensino-aprendizagem, desenvolvam as habilidades linguísticas esperadas para essa fase. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Leitura e escrita no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-04-24
dc.description.abstract The purpose of this monographic work was to study reading and writing in the literacy process of children in the 1st year of elementary school, with the main objective analyzing the apprehension of reading and writing in the literacy process of these children. The specific objectives were to ascertain the mechanisms used by teachers and children to understand reading and writing; To identify the existence or not of difficulties encountered by teachers and children inserted in this process and to verify the existences of factors that influence the learning of children in the literacy process involving reading and writing. The study is part of the qualitative approach of the research, with an exploratory and descriptive character, having as subjects 2 (two) teachers and 1 (one) pedagogical coordinator of a school in the state education network of the municipality of Cajazeiras-PB. For data collection, we used on-site observation and semi-structured interviews. The analysis of the data was consolidated through the techniques of Content Analysis (CA), in order to confront the discourses included in the documents that legislate basic education (CF, 1988; LDBEN, 1996; PCN, 1997; PNAIC, 2013). Others, as well as in several theorists who present studies on the subject and also in the discourses of the subjects participating in the study. The results pointed to the absence of activities geared specifically to children's cognitive preparation in the construction of basic reading and writing skills; The omission on the part of the educational system with respect to teacher training, with respect to pedagogical strategies aimed at the apprehension of the reading and writing of children of the first year of elementary school, or methods according to the needs of the children. This fact has made it difficult for children, in the teaching-learning process, to develop the language skills expected for this phase. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6123
dc.date.accessioned 2019-08-23T11:40:48Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T11:40:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização de crianças pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Children's Literacy pt_BR
dc.subject Child Education pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Francimara Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing in the literacy process of first grade children. pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Francimara Dantas. Leitura e escrita no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do ensino fundamental. 2017. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta