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dc.creator.ID ALMEIDA, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9553604283884786 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 LIMA JÚNIOR , Geraldo Venceslau de.
dc.description.resumo A discussão sobre o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, para surdos, é recente, portanto, o presente trabalho busca, através de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, trazer uma abordagem histórica sobre a educação do surdo. Em um segundo momento apresentaremos como ocorre o processo de compreensão da aprendizagem da língua portuguesa na modalidade pelo sujeito surdo, em três trabalhos que são referência na área. Por esta razão, a pesquisa se propõe a investigar como acontece ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos e quais são as melhores estratégias apresentadas na literatura, que podem ser utilizadas pelo professor de Português para que o surdo seja um sujeito bilíngue e, consequentemente, a sua importância para o desenvolvimento desses sujeitos na sociedade. Diante disso, o trabalho tem como objetivo geral identificar, na literatura, as estratégias e as atividades que favorecem o aprendizado da Língua Portuguesa pelo aluno surdo. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: discutir as abordagens de ensino da língua portuguesa para surdos; apresentar a legislação que trata do ensino desta língua, na modalidade escrita, para estes alunos e classificar as atividades apresentadas por Salles et. al (2004), Quadros e Schmiedt (2006) e Damázio (2007) no que se refere à ampliação do léxico, interpretação e compreensão do texto e da produção da escrita. Para isso, utilizamos livros, artigos, entre outros meios, impressos ou digitais, para coleta dos dados apresentados e analisados no decorrer da pesquisa. Assim, reconhecemos que a metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos necessita de conhecimentos e ações específicas que requerem do docente a adoção de novas técnicas para possibilitar a esse aluno o uso de uma segunda língua. Deste modo, ainda que as dificuldades apresentadas no processo de aquisição da Língua Portuguesa pelos surdos sejam, muitas vezes, desconcertantes, perceber o quanto é possível obter êxito nesse processo é uma experiência satisfatória e enriquecedora. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O ensino da língua portuguesa para surdos. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-13
dc.description.abstract The present study searches to develop a historical approach about the education of deaf people through a bibliographic research with a qualitative characteristic, verifying its acquired evolution and gains and presenting how the comprehension process of Portuguese learning as second language of the deaf subject happens in written form. The research proposes to explore how the Portuguese language teaching for deaf people happens and what are the best strategies that can be used by the teacher so that the deaf person as a bilingual subject, using the written form of Portuguese language in full measure. The Portuguese as a second language to the deaf students and its importance in their development in society will be discussed in this study. In addition, the work aims to identify what are the places and professionals from inclusive school that achieve activities of Portuguese language teaching for deaf people; to know the strategies that promote the Portuguese language learning; and to verify if, in fact, the used strategies are obtaining satisfactory results in the student’s learning. The interest in theme appeared upon a short experience with an inclusive classroom that help me to reflect what would be the best method to exercise the Portuguese language with the deaf person and it is based on Pereira, Quadros, Salles, Silva, among others. The used methodology in teaching-learning process of Portuguese language for deaf students needs specific knowledge and actions which require the adoption of new techniques from the teacher to enable the use of a second language to that student. Thus, though the presented difficulties in acquisition process of LP by the deaf people are disconcerting in many times, to understand the possibility of success in that process is a satisfactory and enriching experience. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6124
dc.date.accessioned 2019-08-23T11:45:12Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T11:45:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Portuguesa para surdos pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Surdos - segunda língua pt_BR
dc.subject Deaf Education pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teaching for the Deaf pt_BR
dc.subject Inclusive Education pt_BR
dc.subject Deaf - Second Language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Aline Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of the Portuguese language to the deaf. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Aline Pereira. O ensino da língua portuguesa para surdos. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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