DSpace/Manakin Repository

Os desafios da pesquisa no curso de pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, M. J. S.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6682473479108551
dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 TRIANI, Felipe da Silva.
dc.contributor.referee2 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumo A presente proposta de estudo surge da necessidade de vivenciar a pesquisa na formação inicial do Pedagogo, uma vez que na realidade da autora a ausência de elementos conceituais e metodológicos desde os primeiros períodos acarretou em sobrecarga e prejuízos acadêmicos no momento de construir o projeto de pesquisa, como elemento obrigatório para elaborar o Trabalho de conclusão de curso. Daí a pergunta de partida: como os /as estudantes do Curso de Pedagogia percebem o ensino e aprendizagem da pesquisa? O pressuposto é de que a pesquisa como suporte para formação do pedagogo permite estabelecer as diferenças entre o senso comum e o científico favorável à elaboração de projetos de pesquisa, com mais rigor teórico-metodológico. O objetivo é discutir o processo de ensino aprendizagem da pesquisa na formação inicial do pedagogo, no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG e sua tendência, para mapear as reais condições de pesquisa. A abordagem foi qualitativa com estudo de campo delineado a partir das dimensões propostas por Novikoff. A coleta de dados foi com o uso de questionário semiestruturado junto aos professores em formação (estudantes) do curso de pedagogia de todas as turmas e grupo focal, somente com os que estão cursando a pesquisa I, II e TCC. A análise de conteúdo foi empregada junto com categorias a priori “conhecimento” em suas diferentes vertentes (pedagógico, teórico, normativo, metodológico, profissional, sócio relacional e outro). Espera-se contribuir com a disseminação do valor da pesquisa para a formação do pedagogo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Os desafios da pesquisa no curso de pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-11
dc.description.abstract The present proposal of study arises from the need to experience the research in the initial formation of the Pedagogue, since in the reality of the author the absence of conceptual and methodological elements from the first periods entailed in overload and academic losses in the moment of constructing the research project , As a mandatory element to elaborate the Work of conclusion of course. Hence the starting question: how do the students of the Pedagogy Course perceive the teaching and learning of the research? The assumption is that research as a support for the formation of the pedagogue allows to establish the differences between common and scientific sense favorable to the development of research projects, with more theoretical and methodological rigor. The objective is to discuss the process of teaching learning of the research in the initial formation of the pedagogue, in the course of Pedagogy of the Training Center of Teachers of the Federal University of Campina Grande - CFP / UFCG and its tendency, to map the actual research conditions. The approach will be qualitative with a field study delineated from the dimensions proposed by Novikoff. Data collection will be done with the use of a semi-structured questionnaire with the teachers in training (students) of the pedagogy course of all classes and focus group, only those who are studying research I, II and TCC. Content analysis will be used along with a priori "knowledge" categories in its different aspects (pedagogical, theoretical, normative, methodological, professional, relational partner and other). It is hoped to contribute to the dissemination of the value of research to the education of the pedagogue. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6126
dc.date.accessioned 2019-08-23T12:06:01Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T12:06:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Pedagogo - formação inicial pt_BR
dc.subject Pesquisa - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Initial Pedagogical Training pt_BR
dc.subject Research-teaching and learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Maria José Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenges of research in the pedagogy course of the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Maria José Sousa. Os desafios da pesquisa no curso de pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. 2017. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta