DSpace/Manakin Repository

O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7174486660172920 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo Com o avanço dos estudos da linguística e consequentemente as mudanças no contexto educacional, surgiram novas concepções sobre a língua materna e o modo de ensiná-la, frente a metodologias e práticas no que tange a tal questão, o que tem levado linguistas e gramáticos a se questionarem sobre esse novo quadro, como também repensarem teorias que abordam conceitos “antigos” sobre o ensino de língua portuguesa. Neste trabalho monográfico refletimos a percepção de língua e de seu ensino em uma visão sociointeracionista; primeiramente abordaremos o que os PCN (1998) trazem sobre formação do professor de língua portuguesa; posteriormente discorreremos sobre a concepção de letramento como práticas sociais da língua na visão de Kleimam(2005), como também Rojo (2010) e o Pró-letramento do MEC (2007), por último veremos algumas novas teorias sobre o ensino de língua materna, tendo como enfoque os gêneros textuais como forma de ação social, abordado por Marcuschi (2005) e (2008), e práticas de letramento no ensino, refletindo com teóricos como Soares (2005), Kleiman (2005) e Antunes (2009), e outros autores que darão suporte teórico no decorrer de toda a pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna. pt_BR
dc.date.issued 2016-03-23
dc.description.abstract With the advancement of linguistic studies and, consequently, the changes in the educational context, new conceptions on the mother tongue and its teaching process has led linguistics and grammarians to reflect on this new framework, as well as to rethink theories which approach "old" concepts about Portuguese language teaching. This work, therefore, considering the sociointeractionist theory as the base for our reflections, discusses what is in the CPN (1998) about the Portuguese teacher’s formation, as well according on Kleimam (2005), Rojo (2010) and the pro-literacy proposed by MEC (2007), it approaches literacy as social practices of the language. Finally, based on Marcuschi (2005) and (2008), focusing on textual genres as a form of social action, the work presents some new theories about mother tongue teaching. Furthermore, it shows some reflections on literacy practices in teaching, based on Soares (2005), Kleiman (2005), Ali (2009) and other authors who gave some theoretical support throughout the research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6140
dc.date.accessioned 2019-08-23T14:43:31Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T14:43:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Teacher Training - Portuguese Language pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Textual Genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Aline Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of literacy and textual genres in the formation of the mother tongue teacher. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Aline Alves de. O uso do letramento e dos gêneros textuais na formação do professor de língua materna. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta