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Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.

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dc.creator.ID NETA, M. L. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2245630425115086 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÉA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID CORRÊA, A. M. S pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Érica Paiva.
dc.contributor.referee2 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumo Esse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou refletir sobre ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado, mediado pela Língua Brasileira de Sinais. Diante disso, procuramos mostrar a orientação, presente na literatura, para realizar a atividade educativa e as estratégias de ensino, empregadas por docentes desse atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais para ensinar o Português para o estudante surdo. Para tanto, procuramos identificar, na literatura, os pressupostos do ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo; enumerar as principais estratégias para o ensino da Libras e da LP, na modalidade escrita, utilizadas no AEE e apresentar experiências de ensino de Língua Portuguesa para surdos, presentes na literatura. Neste sentido, o bilinguismo se configura em uma prática que desenvolve a comunicação e a apropriação do surdo tanto na sua primeira quanto na segunda língua. Utilizamos neste trabalho uma metodologia organizada segundo uma abordagem qualitativa, de natureza básica, em que, para a coleta de dados, nos fundamentamos em documentos da legislação vigente no Brasil e em autores como Bondezan e Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt e Quadros (2006) e outros que tratam sobre a abordagem bilíngue, na qual a Libras é utilizada para mediar o ensino da Língua Portuguesa para o surdo. Após a análise dos dados expostos, verificamos a relevância do uso da Língua de Sinais enquanto uma língua que permite o processo de internalização de conceitos e compreensão sobre uma língua, habilidades necessárias para que o surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa. Para que esta proposta seja efetivada, constatamos que a formação continuada dos professores da sala de recursos, beneficia os alunos surdos atendidos nesse espaço, pois o profissional poderá adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades a fim de utilizar estratégias de ensino mais adequados a esse público. Além disso, o instrumentalizará a buscar recursos pedagógicos e humanos para que o aluno surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-03
dc.description.abstract This work is the result of a bibliographical and documentary research that aimed to reflect on teaching Portuguese Language to deaf students in the Atendimento Educacional Especializado (Specialized Educational Service - SES), mediated by Brazilian Sign Language. In view of this, we seek to show the orientation, present in the related literature, to carry out the educational activity and teaching strategies employed by teachers of this service in the Salas de Recursos Multifuncionais (Multifunctional Resource Rooms) to teach Portuguese to the deaf student. For this, we initially tried to identify in the related literature the assumptions of teaching Libras for the deaf student; to enumerate the main strategies for teaching Libras and Portuguese Language in the written modality, used in the SES; and to relate the relevance of acquiring Brazilian sign language to the learning of the second language by the deaf student. In this sense, bilingualism is configured in a practice that develops the communication and appropriation of the deaf in both the first and second languages. We use a methodology based on a qualitative approach, of a basic nature, in which, for the data collection, we base ourselves on documents of the legislation in force in Brazil and on authors such as Bondezan and Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt and Quadros (2006) and others dealing with the bilingual approach, in which Libras is used to mediate the teaching of the Portuguese language to the deaf. After analyzing the data exposed, we verified the relevance of the use of Sign Language as a language that allows the process of internalization of concepts and understanding of a language, skills necessary for the deaf to take ownership of the Portuguese Language. In order to implement this proposal, we found that the continuing education of the resource room teachers assisting deaf students benefit the deaf students assisted in this space, since this professional can acquire new knowledge and develop skills in order to use more appropriate teaching strategies to this public. In addition, it will guide him/her to seek pedagogical and human resources so that the deaf student can appropriate the written Portuguese language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6144
dc.date.accessioned 2019-08-23T15:32:16Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T15:32:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais - Libras pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.subject Specialized Educational Attendance pt_BR
dc.subject Brazilian Sign Language - Libras pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA NETA, Maria de Lourdes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese language teaching for the deaf in specialized educational care: challenges and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA NETA, Maria de Lourdes. Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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