DSpace/Manakin Repository

Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, M. A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7806172261745671 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Rosimar.
dc.description.resumo Esta produção trata-se de um relatório crítico-analítico resultante da implementação do projeto vivencial da disciplina Projeto Vivencial da Pós-graduação Latu sensu em Planejamento e Gestão Escolar. Tarefa acadêmica que subsidiou um processo de inserção e análise em uma situação de contexto vivencial de uma escola pública estadual da cidade de Santa Cruz-PB, tendo em vista a aplicação de um projeto de intervenção, que nós, enquanto pós-graduandas, tentávamos empreender para relatar academicamente a aplicação de conhecimentos de gestão escolar envidados na formação da referida Pós. Como objeto de estudo esta pesquisa tem demarcado as relações entre desafios cotidianos da gestão escolar frente à formação necessária para se gerir uma escola pública. Deste modo, o objetivo geral para tanto é analisar a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública. Como questão de pesquisa para alcançar este objetivo delineou-se a inquietação: Qual a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública? Como estratégia metodológica de investigação para responder esta questão de pesquisa utilizou-se pesquisa documental, observação, a pesquisa-ação e a categorização simples dos dados coletados em uma abordagem qualitativa de estudos. Os autores referenciais que subsidiam essa produção são: Paro (1987; 1992) em que foi pesquisado e referenciado a discussão de Gestão Democrática e participação; Padilha (2000) e Veiga (1998) por discutir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico e Pazeto (2000) e Pires (2012) que empreendem uma discussão sobre a qualificação necessária do gestor(a) frente aos desafios da participação da comunidade escolar. Dentre os resultados obtidos destacam-se que a escola tem como desafio principal a necessária (re)formulação do PPP e do Regimento Interno, pois os mesmos estão dissociados do contexto prático vivenciado na escola. E, que necessariamente mediante este desafio, a equipe gestora necessita ter uma formação adequada sob caráter continuado para a superação das condições de espontaneísmo e ativismo pelas quais, no geral, atuam equipes gestoras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Educacional. pt_BR
dc.title Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This production is a critical-analytical report resulting from the implementation of the experiential project of the subject Experiential Project of the Postgraduate Latu sensu in School Planning and Management. Academic task that supported a process of insertion and analysis in a living context situation of a state public school in the city of Santa Cruz-PB, in view of the implementation of an intervention project, which we, as graduate students, we tried to undertake to report academically the application of knowledge of school management in the formation of that Post. As object of study this research has demarcated the relationships between everyday challenges of school management facing the training required to run a public school. Thus, the overall objective To do so is to analyze the necessary training base of the management team facing challenges everyday to run a public school. As a research question to achieve this objective was outlined the concern: What is the necessary basis of formation of the management team facing everyday challenges to run a public school? As a methodological strategy for To answer this research question, documentary research was used, observation, action research and simple categorization of the data collected in a qualitative approach to studies. The referential authors that support this production are: Paro (1987; 1992) in which the discussion of Democratic Management and participation; Padilha (2000) and Veiga (1998) for discussing the construction of the Project Pedagogical Politician and Pazeto (2000) and Pires (2012) who undertake a discussion on the manager qualification required in the face of community participation challenges school Among the results obtained, we highlight that the school has as its main challenge the (re) formulation of the PPP and the Internal Regulations, as they are decoupled of the practical context experienced at school. And that necessarily through this challenge, the The management team needs to be adequately trained on an ongoing basis to overcome of the conditions of spontaneism and activism by which, in general, management teams act. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6149
dc.date.accessioned 2019-08-23T16:20:45Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T16:20:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Gestor escolar - formação pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Educação - gestão pt_BR
dc.subject School Management pt_BR
dc.subject School Manager - Training pt_BR
dc.subject Democratic Management pt_BR
dc.subject Education - Management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Management challenges in public schools facing the necessary managerial training. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária. 2016. 92f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta