dc.creator.ID |
ANDRADE, M. A. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7806172261745671 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Rosimar. |
|
dc.description.resumo |
Esta produção trata-se de um relatório crítico-analítico resultante da implementação do
projeto vivencial da disciplina Projeto Vivencial da Pós-graduação Latu sensu em
Planejamento e Gestão Escolar. Tarefa acadêmica que subsidiou um processo de inserção e
análise em uma situação de contexto vivencial de uma escola pública estadual da cidade de
Santa Cruz-PB, tendo em vista a aplicação de um projeto de intervenção, que nós, enquanto
pós-graduandas, tentávamos empreender para relatar academicamente a aplicação de
conhecimentos de gestão escolar envidados na formação da referida Pós. Como objeto de
estudo esta pesquisa tem demarcado as relações entre desafios cotidianos da gestão escolar
frente à formação necessária para se gerir uma escola pública. Deste modo, o objetivo geral
para tanto é analisar a necessária base de formação da equipe gestora frente desafios
cotidianos para se gerir uma escola pública. Como questão de pesquisa para alcançar este
objetivo delineou-se a inquietação: Qual a necessária base de formação da equipe gestora
frente desafios cotidianos para se gerir uma escola pública? Como estratégia metodológica de
investigação para responder esta questão de pesquisa utilizou-se pesquisa documental,
observação, a pesquisa-ação e a categorização simples dos dados coletados em uma
abordagem qualitativa de estudos. Os autores referenciais que subsidiam essa produção são:
Paro (1987; 1992) em que foi pesquisado e referenciado a discussão de Gestão Democrática e
participação; Padilha (2000) e Veiga (1998) por discutir sobre a construção do Projeto
Político Pedagógico e Pazeto (2000) e Pires (2012) que empreendem uma discussão sobre a
qualificação necessária do gestor(a) frente aos desafios da participação da comunidade
escolar. Dentre os resultados obtidos destacam-se que a escola tem como desafio principal a
necessária (re)formulação do PPP e do Regimento Interno, pois os mesmos estão dissociados
do contexto prático vivenciado na escola. E, que necessariamente mediante este desafio, a
equipe gestora necessita ter uma formação adequada sob caráter continuado para a superação
das condições de espontaneísmo e ativismo pelas quais, no geral, atuam equipes gestoras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Educacional. |
pt_BR |
dc.title |
Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This production is a critical-analytical report resulting from the implementation of the
experiential project of the subject Experiential Project of the Postgraduate Latu sensu in
School Planning and Management. Academic task that supported a process of insertion and
analysis in a living context situation of a state public school in the city of
Santa Cruz-PB, in view of the implementation of an intervention project, which we, as
graduate students, we tried to undertake to report academically the application of
knowledge of school management in the formation of that Post. As object of
study this research has demarcated the relationships between everyday challenges of school management
facing the training required to run a public school. Thus, the overall objective
To do so is to analyze the necessary training base of the management team facing challenges
everyday to run a public school. As a research question to achieve this
objective was outlined the concern: What is the necessary basis of formation of the management team
facing everyday challenges to run a public school? As a methodological strategy for
To answer this research question, documentary research was used,
observation, action research and simple categorization of the data collected in a
qualitative approach to studies. The referential authors that support this production are:
Paro (1987; 1992) in which the discussion of Democratic Management and
participation; Padilha (2000) and Veiga (1998) for discussing the construction of the Project
Pedagogical Politician and Pazeto (2000) and Pires (2012) who undertake a discussion on the
manager qualification required in the face of community participation challenges
school Among the results obtained, we highlight that the school has as its main challenge the
(re) formulation of the PPP and the Internal Regulations, as they are decoupled
of the practical context experienced at school. And that necessarily through this challenge, the
The management team needs to be adequately trained on an ongoing basis to overcome
of the conditions of spontaneism and activism by which, in general, management teams act. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6149 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-23T16:20:45Z |
|
dc.date.available |
2019-08-23 |
|
dc.date.available |
2019-08-23T16:20:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestor escolar - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - gestão |
pt_BR |
dc.subject |
School Management |
pt_BR |
dc.subject |
School Manager - Training |
pt_BR |
dc.subject |
Democratic Management |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Management challenges in public schools facing the necessary managerial training. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Desafios de gestão na escola pública frente à formação gestora necessária. 2016. 92f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |