DSpace/Manakin Repository

“Entre séculos”: a construção identitária nos discursos produzidos sobre Clementino Procópio em Campina Grande-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID JERONIMO, R. A pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7716931823179020 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee2 ANDRADE, Vivian Galdino.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar os discursos produzidos sobre Clementino Procópio na cidade de Campina Grande-PB, nos jornais, anuários e na escrita dos cronistas e memorialistas, discutiremos através dessas fontes como esses discursos construíram identidades para Clementino Procópio, algumas destas, se mantiveram vivas na memória do campinense, principalmente após a sua morte em 1935. A documentação que consultamos trata-se de jornais que circularam na Paraíba e em Pernambuco em finais do século XIX e começo do século XX. Entre esses impressos destacamos o Jornal “a União” (1935) da capital paraibana e o “Evolução Jornal” (1935) de Campina Grande, os dois meios de comunicação produziram discursos referente à morte do educador que nos permite problematizar a história de vida do sujeito através de uma perspectiva biográfica a partir Vavy Pacheco Borges. Imbuído por essas considerações que analisaremos as múltiplas faces adotadas pelo Professor ao longo da sua vida no município de Campina Grande-PB e sua trajetória antes da referida cidade. Abordaremos os discursos produzidos por cronistas e memorialistas, a exemplo de Ribeiro, Terceiro Neto e Dinoá, que apresentam o Professor em sala de aula, e através desses relatos discutiremos o comportamento do preceptor com os alunos, a metodologia aplicada e a imagem que os estudantes tinham do educador. Além dessas questões, também analisaremos os lugares de memória que produzem lembranças sobre o educador. Do ponto de vista teórico-metodológico nos aproximamos de Michel Foucault no que concerne a análise do discurso. Sobre o conceito de identidade nos apropriamos de Stuart Hall por entender que o sujeito estudado ao longo de sua vida possuiu diferentes identidades. Também trabalharemos com o conceito de memória enquanto um documento-monumento para utilizar essa percepção foi fundamental a leitura de Jacques Le Goff. A contribuição teórica desses autores e os caminhos metodológicos que irei percorrer permitirão alcançar os objetivos propostos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Entre séculos”: a construção identitária nos discursos produzidos sobre Clementino Procópio em Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-31
dc.description.abstract The present work aims to analyze the discourses produced on Clementino Procópio in the city of Campina Grande-PB, in the newspapers, yearbooks and in the writings of chroniclers and memorialists, we will discuss through these sources how these discourses constructed identities for Clementino Procópio, some of these, if kept alive in the memory of the campinense, mainly after his death in 1935. The documentation that we consulted are newspapers that circulated in Paraíba and in Pernambuco in the late nineteenth and early twentieth century. Among these publications, we highlight the newspaper "a União" (1935) in the capital of Paraíba and the "Evolução Jornal" (1935) in Campina Grande. The two media produced speeches concerning the death of the educator, which allows us to problematize the subject through a biographical perspective from Vavy Pacheco Borges. Imbued by these considerations we will analyze the multiple faces adopted by the Professor throughout his life in the city of Campina Grande-PB and his trajectory before that city. We will approach the discourses produced by chroniclers and memorialists, such as Ribeiro, Terceiro Neto and Dinoá, who present the teacher in the classroom, and through these reports we will discuss the behavior of the preceptor with the students, the applied methodology and the image that the students they had the educator. In addition to these questions, we will also examine the places of memory that produce memories about the educator. From the theoretical-methodological point of view we approach Michel Foucault regarding the analysis of discourse. On the concept of identity we appropriate Stuart Hall for understanding that the subject studied throughout his life had different identities. We will also work with the concept of memory as a document-monument to use this perception was essential reading Jacques Le Goff. The theoretical contribution of these authors and the methodological paths that I will go through will allow to reach the proposed objectives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/614
dc.date.accessioned 2018-05-08T20:36:22Z
dc.date.available 2018-05-08
dc.date.available 2018-05-08T20:36:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Clementino Procópio – Campina Grande pt_BR
dc.subject Produção Discursiva - Identidade pt_BR
dc.subject Discursive Production pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JERONIMO, Ronyone de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation JERONIMO, R. de A. “Entre séculos”: a construção identitária nos discursos produzidos sobre Clementino Procópio em Campina Grande-PB. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/614 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta