dc.creator.ID |
ANDRADE, R. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0630158150401132 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Risomar A. dos. |
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dc.contributor.referee2 |
CHAGAS, Francisco Loiola das. |
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dc.description.resumo |
Este artigo se constitui do resultado da experiência pedagógica requisitada para
conclusão do curso de Especialização Lato Sensu em Planejamento e Gestão Escolar,
vivenciada através do Projeto de Intervenção e tem como objetivo refletir acerca da
atuação pedagógica de Gestores Escolares, no tocante à necessária qualidade do ensino
frente à aprendizagem dos discentes. A experiência pedagógica foi desenvolvida em
duas Unidades Escolares das redes Municipal e Estadual de Ensino da região de
Cajazeiras, no período de junho a julho de 2016, perfazendo um total de 80h de
atividade de campo, conforme requeria o componente curricular correspondente da Pós
em Gestão: Projeto Vivencial. O estudo se constituiu em abordagem qualitativa, com
pesquisa bibliográfica e exploratória com observações sistematizadas nos locus da
pesquisa. Os sujeitos selecionados para a base desta produção foram a equipe gestora,
docentes e representação de não-docentes. O presente estudo fundamentou-se nas
contribuições de: Libâneo (2008); Dourado e Oliveira et al (2009); Paro, (2008) e
Candau (1997). Os achados deste estudo evidenciaram que as Unidades Escolares,
embora tenham desenvolvido um trabalho dinâmico e participativo por ocasião da
implementação do referido projeto vivencial, muito ainda lhes faltas para alcançar a
almejada qualidade no processo de gestão do ensino. Assim, o trabalho desenvolvido
nas instituições tornou-se instrumento para que as equipes gestoras, docentes e não-
docentes continuem com as discussões estabelecidas e busquem propor estratégias de
superação de gargalos operacionais estruturais para a melhoria da qualidade da
educação oferecida nas respectivas Unidades Escolares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Educacional. |
pt_BR |
dc.title |
Potencialidades e atribuições de equipes gestoras frente à necessária qualificação do ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-08-29 |
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dc.description.abstract |
This article is the result of the pedagogical experience required to
completion of the Lato Sensu Specialization Course in School Planning and Management,
experienced through the Intervention Project and aims to reflect on the
pedagogical performance of School Managers, regarding the necessary quality of teaching
facing the learning of the students. The pedagogical experience was developed in
two School Units of the Municipal and State Education networks of the region of
Cajazeiras, from June to July 2016, totaling 80h of
as required by the corresponding Postgraduate curriculum component.
in Management: Living Project. The study constituted a qualitative approach, with
bibliographic and exploratory research with systematized observations at the
search. The subjects selected for the base of this production were the management team,
teachers and representation of non-teachers. The present study was based on the
contributions from: Libane (2008); Dourado and Oliveira et al (2009); Paro, (2008) and
Candau (1997). The findings of this study showed that the School Units,
although they developed a dynamic and participatory work on the occasion of the
implementation of the referred living project, they still lack to achieve the
desired quality in the teaching management process. Thus, the work developed
institutions has become an instrument for the management, teaching and non-
continue the discussions established and seek to propose strategies for
overcoming structural operational bottlenecks to improve the quality of
education offered at the respective School Units. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6150 |
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dc.date.accessioned |
2019-08-23T16:40:49Z |
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dc.date.available |
2019-08-23 |
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dc.date.available |
2019-08-23T16:40:49Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade do ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
School Management |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Quality |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Rosélia Maria de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Potentialities and attributions of management teams facing the necessary qualification of teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Rosélia Maria de. Potencialidades e atribuições de equipes gestoras frente à necessária qualificação do ensino. 2016. 24f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |