dc.creator.ID |
CARDOSO, T. I. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0857700926087016 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA , Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA , Jorgevaldo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
A educação precisa ser entendida no seu sentido dinâmico e singular, para o cumprimento dos
seus objetivos, especialmente quanto ao ensino da Língua Portuguesa. Trabalhar a educação,
essencialmente a prática de leitura e escrita como prática social é uma estratégia pela qual se
tira do discente o seu caráter passivo, da zona de conforto, e instiga-lhe a utilização prática
daquilo que se aprende. Deste modo, o trabalho com letramento a partir da utilização do
gênero jornalístico é capaz de promover no discente o desenvolvimento da capacidade
cognitiva para utilização da leitura no tocante à sua função social, ou seja, o próprio
letramento. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo geral identificar a
utilização do gênero jornalístico no Ensino Médio de uma escola estadual do município de
São João do Rio do Peixe – PB. E como objetivos específicos: compreender a perspectiva de
utilização gênero jornalístico no Ensino Médio; avaliar a utilização do gênero quanto à sua
função; e analisar o gênero jornalístico na perspectiva de letramento. E, através de uma
pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados e ainda
observacional que se constatou a necessidade de revisitar os pressupostos pedagógicos e
metodológicos do ensino da Língua Portuguesa e Literatura, de modo que, sem a capacidade
de letramento, o discente torna-se incapaz de compreender o que se passa ao seu redor e,
especialmente, perde a capacidade reflexiva, tornando-se acrítico e incapaz de influir
positivamente para as melhorias sociais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Os gêneros jornalísticos em práticas de letramento no ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-12 |
|
dc.description.abstract |
Education must be understood in its dynamic and singular sense, for the fulfillment of its
objectives, especially regarding the teaching of the Portuguese Language. Working education,
essentially the practice of reading and writing as social practice, is a strategy by which the
student is removed from the passive character of the comfort zone and instils in the practical
use of what is learned. In this way, the work with literacy from the use of the journalistic
genre is able to promote in the student the development of the cognitive ability to use reading
in relation to its social function, that is, the literacy itself. In this perspective, the main
objective of this work was to identify the use of the journalistic genre in High School of a
state school in the municipality of. And as specific objectives: to understand the perspective
of using journalistic genre in High School; Evaluate the use of gender in its function; And to
analyze the journalistic genre in the perspective of literacy. And, through a descriptive and
exploratory research, with a qualitative and quantitative approach of the data and also of the
field and observational that the necessity of revisiting the pedagogical and methodological
assumptions of the teaching of the Portuguese Language and Literature was verified, so that,
without the Capacity for literacy, the student becomes unable to understand what is going on
around him and especially loses his reflective capacity, becoming uncritical and unable to
positively influence social improvements. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6152 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-23T17:00:19Z |
|
dc.date.available |
2019-08-23 |
|
dc.date.available |
2019-08-23T17:00:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Socialização |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Socialization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARDOSO, Talita Ingrid de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Journalistic genres in high school literacy practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Talita Ingrid de Sousa. Os gêneros jornalísticos em práticas de letramento no ensino médio. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |