DSpace/Manakin Repository

Os gêneros jornalísticos em práticas de letramento no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARDOSO, T. I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0857700926087016 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SILVA , Jorgevaldo de Sousa.
dc.description.resumo A educação precisa ser entendida no seu sentido dinâmico e singular, para o cumprimento dos seus objetivos, especialmente quanto ao ensino da Língua Portuguesa. Trabalhar a educação, essencialmente a prática de leitura e escrita como prática social é uma estratégia pela qual se tira do discente o seu caráter passivo, da zona de conforto, e instiga-lhe a utilização prática daquilo que se aprende. Deste modo, o trabalho com letramento a partir da utilização do gênero jornalístico é capaz de promover no discente o desenvolvimento da capacidade cognitiva para utilização da leitura no tocante à sua função social, ou seja, o próprio letramento. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve por objetivo geral identificar a utilização do gênero jornalístico no Ensino Médio de uma escola estadual do município de São João do Rio do Peixe – PB. E como objetivos específicos: compreender a perspectiva de utilização gênero jornalístico no Ensino Médio; avaliar a utilização do gênero quanto à sua função; e analisar o gênero jornalístico na perspectiva de letramento. E, através de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados e ainda observacional que se constatou a necessidade de revisitar os pressupostos pedagógicos e metodológicos do ensino da Língua Portuguesa e Literatura, de modo que, sem a capacidade de letramento, o discente torna-se incapaz de compreender o que se passa ao seu redor e, especialmente, perde a capacidade reflexiva, tornando-se acrítico e incapaz de influir positivamente para as melhorias sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Os gêneros jornalísticos em práticas de letramento no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-12
dc.description.abstract Education must be understood in its dynamic and singular sense, for the fulfillment of its objectives, especially regarding the teaching of the Portuguese Language. Working education, essentially the practice of reading and writing as social practice, is a strategy by which the student is removed from the passive character of the comfort zone and instils in the practical use of what is learned. In this way, the work with literacy from the use of the journalistic genre is able to promote in the student the development of the cognitive ability to use reading in relation to its social function, that is, the literacy itself. In this perspective, the main objective of this work was to identify the use of the journalistic genre in High School of a state school in the municipality of. And as specific objectives: to understand the perspective of using journalistic genre in High School; Evaluate the use of gender in its function; And to analyze the journalistic genre in the perspective of literacy. And, through a descriptive and exploratory research, with a qualitative and quantitative approach of the data and also of the field and observational that the necessity of revisiting the pedagogical and methodological assumptions of the teaching of the Portuguese Language and Literature was verified, so that, without the Capacity for literacy, the student becomes unable to understand what is going on around him and especially loses his reflective capacity, becoming uncritical and unable to positively influence social improvements. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6152
dc.date.accessioned 2019-08-23T17:00:19Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T17:00:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Socialization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARDOSO, Talita Ingrid de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Journalistic genres in high school literacy practices. pt_BR
dc.identifier.citation CARDOSO, Talita Ingrid de Sousa. Os gêneros jornalísticos em práticas de letramento no ensino médio. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta