Repositorio Dspace/Manakin

Dispositivos móveis no cotidiano escolar: breve história e aplicação.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo As alterações vividas pela sociedade contemporânea e as novas necessidades do mercado de trabalho referentes ao uso da tecnologia têm trazido para a sala de aula demandas para as quais, muitas vezes, o professor não está atento nem também preparado. O acentuado crescimento tecnológico aliado ao grande número de venda de celulares e smartphones por um público cada vez mais jovem que chega à escola trazendo um novo desafio ao professor para conectar-se a esses alunos nas redes sociais. Os dispositivos móveis vêm sendo utilizados nas mais diversas áreas. O kindle, os notebooks, tablets, celulares, smartphones, entre outros, tidos como dispositivos móveis são objetos comumente encontrados nas salas de aula das escolas e universidades. Essa nova geração, considerada “nativa digital” já incorpora tais dispositivos como uma extensão do lar ou do seu próprio corpo. Tal realidade faz do Brasil um dos países que mais consome essas novas tecnologias. Assim, as salas de aulas têm se tornado verdadeiros laboratórios na medida que tem aumentado o número de estudantes que levam seus dispositivos móveis para o ambiente escolar, usando-os durante a aula. Nossos estudos foram fundamentados principalmente nas autoras: Cox (2008), Kenski (2007) e Moraes (2002). Nessa perspectiva, nosso objetivo por meio desse estudo bibliográfico é discutir a utilização desses dispositivos móveis em sala de aula e como estes podem constituir-se em ferramentas que, aliada ao processo de ensino e aprendizagem podem auxiliar o trabalho docente. Os resultados mostram facilidades e dificuldades encontradas e que são discutidas ao longo do texto. Acreditamos que a informática deve ser apresentada como o que ela realmente é: um meio facilitador no aprimoramento das atividades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Dispositivos móveis no cotidiano escolar: breve história e aplicação. pt_BR
dc.date.issued 2016-05-24
dc.description.abstract The changes experienced by contemporary society and the new needs of the labor market for the use of technology have brought to the classroom demands for which often the teacher is not careful or too prepared. The strong technological growth coupled with the large number of sales of mobile phones and smartphones for an ever younger who comes to school bringing with it a new challenge to the teacher to connect to these students on social networks. Mobile devices have been used in several areas. The kindle, laptops, tablets, mobile phones, smartphones, among others, taken as mobile devices are commonly found objects in classrooms of schools and universities. This new generation, considered "digital native" already incorporates such devices as an extension of the home or of your own body. This reality makes Brazil one of the countries that consumes these new technologies. Thus, the classrooms have become true laboratories as it has increased the number of students who take their mobile devices to the school environment, using them during class. Our studies were mainly based on the authors: Cox (2008), Kenski (2007) and Moraes (2002). In this perspective, our goal through this bibliographical study is to discuss the use of these mobile devices in the classroom and how they can be constituted in which tools, coupled with the process of teaching and learning can help the teaching. The results show facilities and difficulties encountered and which are discussed in the text. We believe that information should be presented as what it really is: a means facilitating the improvement of the activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6153
dc.date.accessioned 2019-08-23T17:06:57Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T17:06:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologia na educação pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica - dispositivos móveis pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino - tecnologia pt_BR
dc.subject Technology in education pt_BR
dc.subject Pedagogical Tool - Mobile Devices pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Education - Technology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Elande Cândido de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mobile devices in everyday school: brief history and application. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Elande Cândido de. Dispositivos móveis no cotidiano escolar: breve história e aplicação. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta