DSpace/Manakin Repository

A gramática no livro didático do 9º ano do ensino fundamental: análise do “que” no período composto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, J. M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4150507369600381 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS , Danielle Maria Vieira dos.
dc.contributor.referee2 SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo principal analisar como é apresentado o “que” no período composto do livro didático do 9ª ano do ensino fundamental Para Viver Juntos Português. Para tanto, discorremos sobre a sintaxe e a morfologia do “que” no período composto para a Gramática Normativa e para a sintaxe descritiva de Perini, descrevendo como se apresenta o estudo do “que” no período composto no Livro Didático, além de sugerir como a sintaxe descritiva pode influenciar num ensino melhor do “que” no período composto. Nessa direção, nos fundamentamos nos pressupostos teóricos de Joaquim Mattoso Câmara (2007) no que respeita à morfologia, e de Mário de Andrade Perini (2005) no que respeita à sintaxe. Do universo dos quatros livros da coleção Para Viver Juntos Português, selecionamos como corpus o livro didático do 9ª ano. Trata- se de uma pesquisa de cunho documental, de natureza descritiva quanti-qualitativa. Com base na investigação, chegamos ao resultado de que 50% das atividades do LD que trabalham o período composto, apenas 15% das atividades trabalham o “que”, enquanto 35% das atividades não trabalham o “que” no período composto, dando ênfase a apenas outros aspectos gramaticais. Esses 15% analisados trabalham o “que” no período composto, adotando mais o critério sintático que o morfológico. Isto porque não coloca a conjunção e o pronome relativo como demarcadores importantes na oração desenvolvida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A gramática no livro didático do 9º ano do ensino fundamental: análise do “que” no período composto. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-30
dc.description.abstract The aim of this study is to analyze the presentation of the “that” in compound sentence from 9th year textbook of basic education Living Together Portuguese. For this purpose, it was expatiated about the syntax and the morphology of the “that” in compound sentence for the theorist Perini‟s Normative Grammar and his descriptive syntax, describing how it is presented in the study about the “that” in compound sentence from the Textbook, in addition to suggest how the descriptive syntax can influence for a better teaching about the “that” in compound sentence. Then, the theoretical assumptions by Joaquim Mattoso Câmara (2007) about morphology were observed, and the ideas by Mário de Andrade Perini (2005) about syntax also were considered. From integrated content in the four books collection Living Together Portuguese, the 9th year textbook was selected as corpus for this research. It is a documental stamp analysis with a descriptive and quant-qualitative nature. According to the investigation, we conclude that 50% from textbook activities that approach compound sentence, only 15% use the “that”, whereas 35% do not use the “that” in compound sentence, that is, it only highlights other grammatical aspects. The analyzed 15% from textbook activities use the “that” in compound sentence, adopting more the syntactic than the morphologic criterion. It is because the conjunction and the relative pronoun are not integrated as essential demarcations in the developed clause. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6154
dc.date.accessioned 2019-08-23T17:15:33Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T17:15:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Período composto pt_BR
dc.subject Sintaxe descritiva pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Compound period pt_BR
dc.subject Descriptive Syntax pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Janice Moreira Lisboa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The grammar in the 9th grade textbook: analysis of the “what” in the compound period. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Janice Moreira Lisboa. A gramática no livro didático do 9º ano do ensino fundamental: análise do “que” no período composto. 2017. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras -Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta