DSpace/Manakin Repository

Estratégias metodológicas para dinamizar o processo ensino/aprendizagem em biologia na educação de jovens e adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CRUZ, H. K. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6991000025664091 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALENCAR, Rosana Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID ALENCAR, Rosana Ferreira de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, José Deomar de Sousa.
dc.contributor.referee2 SILVA, Wilza carla Moreira.
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade didática é um direito reconhecido para aquele cidadão que está fora da faixa etária convencional para o ensino regular proporcionando conhecimento em todas as áreas para a formação de cidadãos críticos e participativos. Assim o ensino de Biologia deve ser trabalhado de forma dinâmica e participativa considerando o contexto no qual o aluno esta inserido. O presente trabalho teve por objetivo introduzir ao campo de ensino da EJA novas metodologias e ações didático-pedagógicas que buscassem despertar o interesse dos alunos envolvidos nos conteúdos da disciplina de Biologia para que estes se tornassem mais contextualizados e dinamizados. Como metodologia aplicou-se questionários avaliativos, aulas didáticas e jogos voltados para temas da disciplina Biologia. Os resultados obtidos através da análise quantitativa e qualitativa dos processos realizados mostraram uma participação ativa e maior interação dos alunos resultando na obtenção de respostas positivas dos questionamentos levantados durante a execução das atividades. Demonstraram, também, que novas estratégias utilizadas no ensino de Biologia na EJA podem auxiliar na aprendizagem uma vez que proporcionou melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Estratégias metodológicas para dinamizar o processo ensino/aprendizagem em biologia na educação de jovens e adultos. pt_BR
dc.date.issued 2018-06-27
dc.description.abstract As a didactic modality, Youth and Adult Education is a recognized right for all those who are outside the appropriate age range for regular education, providing knowledge in all areas for the formation of critical and participative citizens. Thus, Biology must be taught in a dynamic and participative way, considering the context in which the students are inserted. The present study aimed to introduce new methodologies and didactic-pedagogical actions for the YAE in order to encourage the interest of the students in the Biology classes taught in a more contextualized and dynamized way. Didactic classes, games and evaluative questionnaires were used as methodological procedures. The results obtained through the quantitative and qualitative analysis of the activities show that the students participated actively and interacted more among themselves, resulting in positive responses to the questions asked during the execution of the activities. The results also demonstrate that new strategies used in teaching Biology in the YAE can facilitate learning, since they provided a better understanding of the contents approached in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6158
dc.date.accessioned 2019-08-23T17:52:37Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T17:52:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Metodologia do ensino - biologia pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.subject Educational Games pt_BR
dc.subject Teaching Methodology - Biology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Hérica Kalyne Duarte da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Methodological strategies to streamline the process biology teaching/learning in youth and adult education. pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, Hérica Kalyne Duarte da. Estratégias metodológicas para dinamizar o processo ensino/aprendizagem em biologia na educação de jovens e adultos. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta