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Políticas públicas em educação: um estudo de caso com política comparada na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz no município de Sumé-PB.

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dc.creator.ID SOARES, G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4439705196998563 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA JÚNIOR, José Maria Pereira da.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA JÚNIOR, J. M. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9764413344024580 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Kelly Cristina Costa.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Robson Fernandes.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.soares
dc.description.resumo Esta monografia tem como foco o debate sobre Políticas Públicas Educacionais e a Juventude como categoria social de direitos. Expõe alguns descompassos na construção do sistema nacional da educação Brasileira. Enfatizando através do método de estudo de caso com política comparada, há ausência e a má formatação de políticas públicas, especialmente no Nordeste. Elabora-se reflexão sobre políticas públicas que perpassa do nível nacional, regional e chega finalmente ao local, no âmbito da escola Estadual de Sumé, nosso objeto do estudo de caso. Parte-se primeiramente da investigação sobre a dinâmica de investimentos e de implementação de políticas públicas. A análise se concentra entre nos dados gerais da educação nacional e na instancia institucional da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz em SUMÉ-PB. A comparação entre os desempenhos do IDEB (Índice de Desenvolvimento da educação Básica) com a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Melquíades Vilar, além dos programas e verbas educacionais pautam a reflexão sobre as condições básicas como amostra das escolas do cariri. Dentre os objetivos específicos, 1 – analisar de os investimentos na educação pública em âmbito local tem refletido na ampliação de oportunidades, 2 – apontar a partir da análise de documentos oficiais, qual o volume e a frequência dos investimentos e 3 – identificar os problemas relacionados as condições estruturais. Assim problematiza-se desde a distorção do Modelo Fiscal, a arrecadação e a distribuição desigual de receita fiscal entre a União, os Estados e Municípios. Fato condicionante de Estados e Municípios enquanto instituições subnacionais insuficientes na formulação e implementação de Políticas Públicas. Traz-se ao centro do debate a evidência da baixa atividade econômica e a desindustrialização, a baixa capacidade de receita do Nordeste, como elemento que indiretamente perpetua a incapacidade de fomentar políticas públicas. Estes, o estudo de caso e o debate proposto, articulam um dialogo entre a estrutura do sistema educacional nacional ao local, focando a análise na Escola José Gonçalves de Queiroz no município de Sumé-PB com dados comparados com a Escola Estadual Melquiades Vilar Taperoá-PB. Faz-se breve diagnostico das políticas educacionais a nível nacional, regional e centraliza nas problemáticas locais, estado da Paraíba referente aos dados das Escolas Estaduais. É neste cenário que se fundamenta a necessidade da entrada do Brasil na economia do conhecimento. Debatendo a massificação da pesquisa para geração de inovação, como alternativa de democratização da produção do conhecimento e renovação do papel da escola como mecanismo de inclusão social e econômica dos jovens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Políticas públicas em educação: um estudo de caso com política comparada na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz no município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This end-of-course paper focuses on the debate about Educational Public Policies and the Youth as social categories of rights. It exposes some mismatches in the construction of the Brazilian National System of Education. It emphasizes through a comparative case study methodology the absence and poor formatting of public policies, especially in the Northeast of Brazil. It elaborates reflection on public policies from the national to regional, until it reaches local scope, on a state school in Sumé, the object of this research case study. It starts first from the study on dynamics of investments and implementation of public policies. The analysis focuses on general data of national education and the institutional instance of the State School Professor José Gonçalves de Queiroz in Sume-PB. The comparison between the performances of IDEB (Basic Education Development Index) and the State School of Elementary and high education Melquiades Vilar, in addition to educational programs and funds guided the reflection on basic conditions as a sample of the schools from cariri. Among the specific goals are: 1 - analyze how investments in public education at the local level has reflected in the expansion of opportunities, 2 - point out from the analysis of official documents, the amount and frequency of investments and 3 - identify problems related to structural conditions. So, it is problematized since the distortion of the Model Tax the unequal collection and distribution of revenue among the Union, the states and municipalities. It is a conditioning factor of states and municipalities as insufficient subnational institutions in formulating and implementing public policies. It is brought into focus the evidence of low economic activity, deindustrialization and the lowincome capacity of the Northeast as an element that indirectly perpetuates the inability to foster public policies. These aspects, the case study and the proposed debate articulate a dialogue between the structure of the national education system to the local situation, focusing the analysis on the state school José Gonçalves in the municipality of Sumé-PB. This paper makes a brief diagnosis of educational policies at nationalwide, regional and centralizes to the state of Paraíba to the state school Jose Gonçalves de Queiroz. It in this scenario that it is emphasized the need for Brazil's entry into the knowledge economy debating the massification of research to develop innovation, as an alternative of democratization of knowledge production and renovation of the school's role as a mechanism of social and economic inclusion of young people. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6159
dc.date.accessioned 2019-08-23T17:57:40Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T17:57:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Políticas públicas em educação pt_BR
dc.subject Estudo de caso comparado pt_BR
dc.subject Capacidade de investimento pt_BR
dc.subject Escola Estadual de Sumé – PB pt_BR
dc.subject Política comparada – educação pt_BR
dc.subject Public policies in education pt_BR
dc.subject Comparative Case Study pt_BR
dc.subject Investment capacity pt_BR
dc.subject Sumé State School - PB pt_BR
dc.subject Comparative Politics - Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, George.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Public policies in education: a case study with comparative policy at José Gonçalves de Queiroz State School in the city of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, George. Políticas públicas em educação: um estudo de caso com política comparada na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz no município de Sumé-PB. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6159 pt_BR


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