DSpace/Manakin Repository

O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARTINS, W. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.martins
dc.description.resumo O presente trabalho discute sobre a relevância do ensino da Sociologia e os métodos e conteúdos abordados pelas professoras regentes. Nossa pesquisa foi realizada em duas escolas do Cariri Paraibano, sendo uma da rede particular de ensino e a outra da rede estadual. Aplicamos questionários com alunos do 3º ano do Ensino Médio das referidas escolas, com o intuito de obter respostas para as problemáticas apontadas em nosso trabalho, no que diz respeito às abordagens temáticas e como os alunos pesquisados avaliam o ensino dessa disciplina. Além da aplicação de questionários, também utilizamos como coleta de dados, informações obtidas a partir da observação de aulas, em ambas as escolas e nas mesmas turmas mencionadas. Aplicamos ainda, questionário com as professoras de Sociologia das duas, com o objetivo de comparar as respostas das docentes, com as que foram apresentadas pelos alunos. Nossa pesquisa segue um viés de cunho bibliográfico e também pode ser classificada como pesquisa exploratória. Foi possível concluir que o ensino de Sociologia oferecido é de boa qualidade, e que o processo de ensino-aprendizagem é relevante, isto é, os alunos estão aprendendo e refletindo sobre temas e situações, que os tornarão cidadãos melhores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-23
dc.description.abstract This paper discusses the relevance of sociology of education and the methods and content addressed by teachers regents. Our research was conducted in two schools Cariri Paraiba, one of the private school and the other from the state. Applied questionnaires with students of the 3rd year of high school of these schools, in order to get answers to the problems identified in our study with regard to thematic approaches and how students surveyed evaluate the teaching of this discipline. In addition to the questionnaires, also used as data collection, information obtained from observation of lessons in both schools and in the same classes mentioned. Still apply, questionnaire with teachers of Sociology of the two, in order to compare the responses of teachers, with which they were presented by the students. Our research follows a bias bibliographical and can also be classified as exploratory research. It was concluded that the teaching of sociology offered is good quality, and the process of teaching and learning is relevant, that is, students are learning and reflecting on themes and situations that will make them better citizens. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
dc.date.accessioned 2019-08-23T18:54:18Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T18:54:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Métodos pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Methods pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Waleska Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of sociology in high school: a comparative study in two schools of cariri paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Waleska Gomes. O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do cariri paraibano. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta