DSpace/Manakin Repository

Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5883950551914403 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Ivan Fontes.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.silva3
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o ensino da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Cariri Ocidental da Paraíba, tendo como referencial o planejamento de quatro professoras de Sociologia da rede estadual de ensino da Paraíba e as propostas teóricas e metodológicas das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCNs. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, pois os dados serão submetidos a uma análise comparativa para verificar a compatibilidade entre as propostas das OCNs e o planejamento e desenvolvimento das práticas docente das professoras. Serão utilizados dados colhidos por meio da pesquisa documental e da técnica da entrevista semiestruturada. O foco principal dessa pesquisa é enfatizar a necessidade de que a disciplina de Sociologia seja ministrada por profissionais que tenham formação acadêmica adequada, ou seja, em Ciências Sociais ou em Sociologia. Como resultado dessa pesquisa podemos afirmar que a disciplina de Sociologia ainda é vista como uma disciplina transversal que pode ser ministrada por qualquer profissional, também fica evidente que algumas concepções e práticas docentes das professoras que não possuem a formação adequada para o ensino dessa disciplina não são compatíveis com as propostas das OCNs. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract This paper aims to present and reflect on the teaching of the discipline of sociology in high school in West Cariri of Paraíba, taking as reference the planning room teachers of Sociology at state schools of Paraíba and theoretical and methodological proposals of the Guidelines National Curriculum for high school. This research is characterized as a descriptive qualitative research because the data will be subjected to a comparative analysis to verify compatibility between the proposals of OCNS and the planning and development of teaching practices of the teachers. Will use data collected through desk research and technique of semi-structured interview. The main focus of this research is to emphasize the need for the discipline of sociology is taught by professionals who have appropriate education, ie, Social Science or Sociology. As a result of this research we can say that the discipline of sociology is still seen as a cross-discipline that can be taught by any professional, is also evident that some conceptions and teaching practices of teachers who do not have adequate training for teaching this discipline are not compatible with the proposals of the OCNS. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162
dc.date.accessioned 2019-08-23T19:04:47Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T19:04:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject OCNs pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject OCNs pt_BR
dc.subject Planning pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Josivânia de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative High school sociology based on national curriculum guidelines: a comparative analysis. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Josivânia de Souza. Sociologia no ensino médio a partir das orientações curriculares nacionais: uma análise comparativa. 2013. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta