DSpace/Manakin Repository

O bioma caatinga na concepção dos professores de ciências do município de Serra Branca-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6593729213269888 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPÊLO, Maria da Conceição Miranda.
dc.contributor.referee2 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.oliveira0
dc.description.resumo Este trabalho faz uma abordagem do ensino de Ciências no Ensino Fundamental no município de Serra Branca, enfatizando o Bioma Caatinga, analisando, assim, as concepções dos professores de Ciências sobre este bioma que abrange a região na qual a cidade esta inserida. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as concepções dos professores de Ciências do Ensino Fundamental que atuam no município de Serra Branca sobre o Bioma Caatinga, região na qual a cidade esta inserida. Na pesquisa foram utilizados pressupostos da pesquisa qualitativa, através do método da Pesquisa Fenomenológica, em que na primeira fase foi realizado uma revisão de bibliografia sobre a evolução do ensino de Ciências e a formação do professor de Ciências, e uma abordagem teórica sobre o Semiárido e o bioma Caatinga. O trabalho de campo foi realizado nas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Jose Gaudêncio e na Escola Municipal Cônego João Marques Pereira. Durante a realização da pesquisa de campo, foram utilizadas: técnicas de coletas de dados e entrevistas semi - estruturadas com aplicação de questionários aos professores. Esta pesquisa referente a concepção dos professores de Ciências em relação ao bioma Caatinga, além de verificar os conhecimentos desses docentes sobre o bioma, também servira, embora que implicitamente, para analisar a capacidade desses profissionais para uma nova visão de ensinar sobre o bioma Caatinga, destruindo (pre)conceitos do Bioma Caatinga e caminhando para uma Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O bioma caatinga na concepção dos professores de ciências do município de Serra Branca-PB. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This work presents a survey on the educational scope focusing on teaching science in elementary education in the municipality of Serra Branca, highlighting the Caatinga, analyzing the conceptions of science teachers about this biome that covers the region in which the city is entered.Thus, this work aims at identifying and analyzing the conceptions of science teachers of elementary schools that operate in the municipality of Serra Branca about the Caatinga region in which the city is entered. The survey was used assumptions of qualitative research, using the method of Phenomenological Research, in that in the first phase was carried out a review of literature on the evolution of science education and the formation of the science teacher, and definitions for the concept of the Caatinga, with fieldwork conducted in schools: school middle and high school State Senator Jose Gaudentius and Municipal school Canon Joao Marques Pereira. During the conduct of field research, was used the following data collection techniques to semi-structured interviews with application of questionnaires to teachers. This research on the design of science teachers in relation to the Caatinga, in addition to checking the knowledge these teachers on the biome, also will serve, although implicitly, to analyze the ability of these professionals for a new vision of teaching about the Caatinga, destroying (pre) concepts of Caatinga and heading towards a Contextualised Education for Coexistence with the Brazilian Semi-arid. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6171
dc.date.accessioned 2019-08-23T21:28:06Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T21:28:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Bioma Caatinga pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Formação de Professor pt_BR
dc.subject Caatinga Biome pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Professores de ciências - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Science teachers - Serra Branca - PB en
dc.subject Serra Branca - PB - professores de ciências pt_BR
dc.subject Serra Branca - PB - science teachers en
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria da Penha Leoncio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The caatinga biome in the conception of science teachers of the municipality of Serra Branca-PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria da Penha Leoncio. O bioma caatinga na concepção dos professores de ciências do município de Serra Branca-PB. 2011. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6171 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta