DSpace/Manakin Repository

A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7576237088310487 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, K. P. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0261889946629853 pt_BR
dc.contributor.referee1 PORTO, Shirley Neves.
dc.contributor.referee2 AMORIM, Maria José Neves.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.sarmento
dc.description.resumo Este trabalho é resultado de uma pesquisa que propôs compreender a prática pedagógica contextualizada da escola Municipal Baraúnas, localizada na cidade de São José do Egito - PE. Objetivamos saber como os professores e alunos concebem a educação contextualizada na relação com as experiências vivenciadas com o campo. Analisamos se a prática pedagógica é contextualizada na perspectiva da convivência com o Semiárido, buscando compreender se seu fazer pedagógico está concatenado com a vivência com o campo. Foram discutidas as concepções dos professores e alunos do Ensino Fundamental I sobre a educação contextualizada e suas vivências.Como técnica de coleta de dados foram utilizadas a entrevista/ semi-estruturada / observação participante. Os resultados apontam que a equipe da escola está caminhando em direção da pratica pedagógica contextualizada conquistando seu espaço através dos projetos que estão inseridos na escola valorizando suas raízes e sua verdadeira história dentro de uma postura crítica que condiz com a realidade do semiárido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract This work is the result of a search that proposed to understand the pedagogical practice of contextualized Baraúnas Municipal School, located in the city of St. Joseph of Egypt. We endeavor to learn how teachers and students conceive education contextualized in relation with the experiences experienced with the field. We analyze the pedagogical practice in context of the school from its knowledge to the analysis and understanding of reality to a greater improvement of a pedagogical do concatenated with the experience with the field. We'll discuss the ideas of teachers and students of elementary education I contextualized and their experiences. It is a qualitative research by this to worry about a level of reality that cannot be quantified. We work with the interview structured way through a specific route contemplating the objectives of the study; the participant observation and documentary analysis; subject of research professor, Coordinator, Director and students. The theoretical-methodological research is based on the historical-critical education. As a technique for data collection were used to interview / semi-structured / participant observation. The results show that the school team is moving toward contextualized pedagogical practices conquering its space through projects that are inserted at the school emphasizing their roots and their real history in a critical position that matches the reality of semi-arid areas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173
dc.date.accessioned 2019-08-23T21:54:16Z
dc.date.available 2019-08-23
dc.date.available 2019-08-23T21:54:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SARMENTO, Siayca Shirley.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contextualized pedagogical practice: the making of a school. pt_BR
dc.identifier.citation SARMENTO, Siayca Shirley. A prática pedagógica contextualizada: o fazer de uma escola. 2011. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6173 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta