DSpace/Manakin Repository

Percepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, N. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7479274542615830 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.contributor.advisor1ID FLORENTINO, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6583258182459011 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ALENCAR, Rosana Ferreira de.
dc.contributor.advisor-co1ID ALENCAR, Rosana Ferreira de. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS , José Deomar de Souza.
dc.contributor.referee2 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.description.resumo A percepção é uma estratégia que permite identificar conceitos, valores, procedimentos e atitudes dos sujeitos, consigo mesmo e com o ambiente, permitindo estabelecer inferências sobre a realidade local e as formas que os sujeitos concebem e envolvem-se com questões sociais, culturais e ambientais, que tanto favorece a representação da região enquanto espaço de pobreza, miséria e improdutividade. Assim, objetivou-se nessa pesquisa investigar a percepção dos alunos do 9º ano das Escolas públicas de Vieirópolis sobre o Bioma Caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada e para convivência com o semiárido. Para a realização do trabalho, adotou-se uma abordagem quali-quatitativa, com ênfase no estudo de caso, sendo os dados/resultados obtidos por meio de questionários estruturados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os alunos apresentam uma visão limitada e fragmentada acerca do Bioma Caatinga e de suas especificidades, resultado de um ensino descontextualizado. A fim de transformar essa realidade, as escolas municipais podem/devem criar estratégias que busquem o desenvolvimento de uma educação contextualizada e para convivência com o semiárido, atendendo as deficiências apresentadas pelos alunos, para que sejam disseminadores das potencialidades culturais, ambientais e sócias desse território. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Percepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-19
dc.description.abstract Perception it's a strategy which allows us to identify concepts, values, procedures, and attitudes the subjects, with the environment and with himself, inferences about local reality and the subjects conceive and engage with social, cultural and environmental issues, which favors the representation of the region as a poverty area, misery and unproductiveness. The main goal of this research is to investigate the perceptions of the students of the 9th grade of the Public Schools of Vieirópolis- PB on the Caatinga Biome and its interrelation with contextualized education and for living with the semi-arid. For the accomplishment of the work, a qualitative approach, with emphasis on the case study, with the data/results obtained through structured questionnaires and analyzed through the technique of content analysis. The results indicated that the students present a limited and fragmented view of the Biome Caatinga and its specificities, which refers to a teaching unrelated to the reality. In order to transform this reality, municipal schools canor should develop strategies that seek the development of an education contextualized and for living with the semi-arid region, taking into account the presented by the students, so that they are disseminators of the the cultural, environmental and social potential of this territory. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6188
dc.date.accessioned 2019-08-26T14:51:53Z
dc.date.available 2019-08-26
dc.date.available 2019-08-26T14:51:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Bioma caatinga pt_BR
dc.subject Semiárido - convivência pt_BR
dc.subject Semiarid pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Caatinga Biome pt_BR
dc.subject Semiarid - Living Together pt_BR
dc.subject Estudo de percepção
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Nayane Sibelle de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perception of students from public schools in Vieirópolis-PB about the Caatinga biome and its interrelation with contextualized education. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Nayane Sibele de. Percepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta