dc.creator.ID |
OLIVEIRA, N. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7479274542615830 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FLORENTINO, Hugo da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FLORENTINO, H. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6583258182459011 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
ALENCAR, Rosana Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
ALENCAR, Rosana Ferreira de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS , José Deomar de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar. |
|
dc.description.resumo |
A percepção é uma estratégia que permite identificar conceitos, valores,
procedimentos e atitudes dos sujeitos, consigo mesmo e com o ambiente, permitindo
estabelecer inferências sobre a realidade local e as formas que os sujeitos
concebem e envolvem-se com questões sociais, culturais e ambientais, que tanto
favorece a representação da região enquanto espaço de pobreza, miséria e
improdutividade. Assim, objetivou-se nessa pesquisa investigar a percepção dos
alunos do 9º ano das Escolas públicas de Vieirópolis sobre o Bioma Caatinga e sua
inter-relação com a educação contextualizada e para convivência com o semiárido.
Para a realização do trabalho, adotou-se uma abordagem quali-quatitativa, com
ênfase no estudo de caso, sendo os dados/resultados obtidos por meio de
questionários estruturados e analisados através da técnica de análise de conteúdo.
Os resultados indicam que os alunos apresentam uma visão limitada e fragmentada
acerca do Bioma Caatinga e de suas especificidades, resultado de um ensino
descontextualizado. A fim de transformar essa realidade, as escolas municipais
podem/devem criar estratégias que busquem o desenvolvimento de uma educação
contextualizada e para convivência com o semiárido, atendendo as deficiências
apresentadas pelos alunos, para que sejam disseminadores das potencialidades
culturais, ambientais e sócias desse território. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
Percepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-19 |
|
dc.description.abstract |
Perception it's a strategy which allows us to identify concepts, values, procedures,
and attitudes the subjects, with the environment and with himself, inferences about
local reality and the subjects conceive and engage with social, cultural and
environmental issues, which favors the representation of the region as a poverty
area, misery and unproductiveness. The main goal of this research is to investigate
the perceptions of the students of the 9th grade of the Public Schools of Vieirópolis-
PB on the Caatinga Biome and its interrelation with contextualized education and for
living with the semi-arid. For the accomplishment of the work, a qualitative approach,
with emphasis on the case study, with the data/results obtained through structured
questionnaires and analyzed through the technique of content analysis. The results
indicated that the students present a limited and fragmented view of the Biome
Caatinga and its specificities, which refers to a teaching unrelated to the reality. In
order to transform this reality, municipal schools canor should develop strategies that
seek the development of an education contextualized and for living with the semi-arid
region, taking into account the presented by the students, so that they are
disseminators of the the cultural, environmental and social potential of this territory. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6188 |
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dc.date.accessioned |
2019-08-26T14:51:53Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26 |
|
dc.date.available |
2019-08-26T14:51:53Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Bioma caatinga |
pt_BR |
dc.subject |
Semiárido - convivência |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education |
pt_BR |
dc.subject |
Caatinga Biome |
pt_BR |
dc.subject |
Semiarid - Living Together |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Nayane Sibelle de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perception of students from public schools in Vieirópolis-PB about the Caatinga biome and its interrelation with contextualized education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Nayane Sibele de. Percepção dos alunos de escolas públicas de Vieirópolis-PB sobre o bioma caatinga e sua inter-relação com a educação contextualizada. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |