DSpace/Manakin Repository

Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico intitulado preconceito racial: implicações no processo de ensino aprendizagem da criança enfatiza a questão do preconceito racial existente em sala de aula e buscou identificar o interesse de professoras em trabalhar com à temática racial, bem como analisar como lidam com situações que envolvem o preconceito racial em sala de aula. Discorreu também algumas considerações com relação à implementação da Lei n° 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9.349/96 e assim tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica brasileira. A metodologia se pautou na pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário junto às professoras entrevistadas. No referencial teórico utilizamos autores como: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004, 2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), dentre outros. Com os resultados dessa pesquisa, ficou notória a necessidade de qualificação profissional para as educadores entrevistadas com relação ao trabalhar com a temática, apesar de algumas terem consciência da necessidade e relevância desse trabalho em sala de aula e realizarem algumas práticas que já a contemplem.. Sendo assim, é considerado importante valorizar o empenho do educador para superar possíveis obstáculos que surgirão no decorrer do processo de ensino aprendizagem, processo esse que é de suma importância para a formação do ser. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present work monographic titled racial prejudice: implications in the process of teaching and learning of the child emphasizes the issue of racial prejudice existing in the classroom and sought to identify the interest of teachers in working with racial thematic, and analyze how they deal with situations that involve racial prejudice in the classroom. Also discoursed some considerations in relation the implementation of Law nº 10.639/03, which amended Law of Directives and Bases of National Education n ° 9.349/96 and thus became mandatory the Teaching of History and African and Afro-Brazilian Culture in the curriculum of Brazilian Basic Education. The methodology was based on qualitative research and the data collection occurred through the application of a questionnaire with the teachers interviewees. In the theoretical reference we use as authors: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004, 2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), among others.With the results of this research, it became notorious the need for professional qualification for educators interviewed forto work this thematic, despite somehave conscienceof the need and relevance of this work in the classroom and perform some practices that already contemplate.Therefore, it is considered of great value, valorize the effort of educators to overcome possible obstacles that will arise during the teaching-learning process, a process that is of paramount importance for the formation of the being. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6189
dc.date.accessioned 2019-08-26T15:20:56Z
dc.date.available 2019-08-26
dc.date.available 2019-08-26T15:20:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Discriminação pt_BR
dc.subject Formação do educador pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.subject Discrimination pt_BR
dc.subject Educator Training pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PIRES, Maria José da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Racial Prejudice: Implications in the Teaching-Learning Process of child. pt_BR
dc.identifier.citation PIRES, Maria José da Silva. Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança. 2014. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta