dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico intitulado preconceito racial: implicações no
processo de ensino aprendizagem da criança enfatiza a questão do
preconceito racial existente em sala de aula e buscou identificar o interesse de
professoras em trabalhar com à temática racial, bem como analisar como lidam
com situações que envolvem o preconceito racial em sala de aula. Discorreu
também algumas considerações com relação à implementação da Lei n°
10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n°
9.349/96 e assim tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e
Afro-brasileira nos currículos da Educação Básica brasileira. A metodologia se
pautou na pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio da
aplicação de um questionário junto às professoras entrevistadas. No referencial
teórico utilizamos autores como: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004,
2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), dentre outros. Com os resultados dessa
pesquisa, ficou notória a necessidade de qualificação profissional para as
educadores entrevistadas com relação ao trabalhar com a temática, apesar de
algumas terem consciência da necessidade e relevância desse trabalho em
sala de aula e realizarem algumas práticas que já a contemplem.. Sendo
assim, é considerado importante valorizar o empenho do educador para
superar possíveis obstáculos que surgirão no decorrer do processo de ensino
aprendizagem, processo esse que é de suma importância para a formação do
ser. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present work monographic titled racial prejudice: implications in the
process of teaching and learning of the child emphasizes the issue of racial
prejudice existing in the classroom and sought to identify the interest of
teachers in working with racial thematic, and analyze how they deal with
situations that involve racial prejudice in the classroom. Also discoursed some
considerations in relation the implementation of Law nº 10.639/03, which
amended Law of Directives and Bases of National Education n ° 9.349/96 and
thus became mandatory the Teaching of History and African and Afro-Brazilian
Culture in the curriculum of Brazilian Basic Education. The methodology was
based on qualitative research and the data collection occurred through the
application of a questionnaire with the teachers interviewees. In the theoretical
reference we use as authors: SOUSA (1983), CAVALLEIRO (2001, 2004,
2007), LOPES, (2007), LIMA (2005), among others.With the results of this
research, it became notorious the need for professional qualification for
educators interviewed forto work this thematic, despite somehave conscienceof
the need and relevance of this work in the classroom and perform some
practices that already contemplate.Therefore, it is considered of great value,
valorize the effort of educators to overcome possible obstacles that will arise
during the teaching-learning process, a process that is of paramount importance
for the formation of the being. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6189 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T15:20:56Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26 |
|
dc.date.available |
2019-08-26T15:20:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito racial |
pt_BR |
dc.subject |
Discriminação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do educador |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Racial prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Discrimination |
pt_BR |
dc.subject |
Educator Training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PIRES, Maria José da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Racial Prejudice: Implications in the Teaching-Learning Process of child. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PIRES, Maria José da Silva. Preconceito racial: implicações no processo ensino aprendizagem da criança. 2014. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |