DSpace/Manakin Repository

A importância da educação infantil para pais e professores.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O referido trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma Creche pública Municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe /PB, com o objetivo de Analisar a importância que pais e professores atribuem à Educação Infantil; Compreender o papel do professor da educação infantil no processo de desenvolvimento da criança; Identificar as contribuições dos pais no processo de desenvolvimento da criança junto à escola. Como aporte teórico foi utilizado os seguintes autores BRASIL (2009); OLIVEIRA (2007); BUJES (2001); BARBOSA (2009); SAMBRANO (2010) e LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). A metodologia desenvolvida pautou-se de um estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a finalidade estava em estudar minuciosamente a concepção dos pais e dos professores no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Assim, o estudo focou-se na análise de dois questionários e entrevista semiestruturada aplicados às oito professoras e às oito Mães. O questionário aplicado às professoras continha sete questões e às Mães seis. Os resultados apontam que tanto as professoras como as mães compreendem a importância da Educação Infantil, porém, em algumas ocasiões, verificou-se contradições entre seus conhecimentos e suas práticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da educação infantil para pais e professores. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-18
dc.description.abstract This work presents the results of a survey conducted in a municipal Day- Care Center in São João do Rio do Peixe-PB, in order to analyze the importance that parents and teachers attach to Early Childhood Education; Understanding the role of professor of this kind of education in the child's development process; Identify the contributions of parents in child development process with the school. As theoretical contribution was used the following authors BRAZIL(2009); Oliveira(2007); Bujes(2001); BARBOSA(2009); Sambrano(2010) and LDB(Law of Directives and Bases of Education). The methodology was characterized of a case study with exploratory, since the purpose was to thoroughly study the design of parents and teachers in the teaching learning in kindergarten. Thus, the study focused on the analysis of two semi structured questionnaires applied both for the teachers as for mom. The questionnaire for the teachers contained seven questions and the mothers six questions. The results show that both the teachers and the mothers understand the importance of early childhood education, but do not seek to act on their knowledge, thus leaving much to be desired. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6192
dc.date.accessioned 2019-08-26T15:51:31Z
dc.date.available 2019-08-26
dc.date.available 2019-08-26T15:51:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pré-escolar - São João do Rio do Peixe - PB pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Relação escola e família pt_BR
dc.subject Preschool Education - São João do Rio do Peixe - PB. pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject School and family relationship pt_BR
dc.subject São João do Rio do Peixe - PB - Educação Infantil
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Suze Dayany Estrela.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of early childhood education for parents and teachers. pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, Suze Dayany Estrela. A importância da educação infantil para pais e professores. 2015. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta