dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, José Amiraldo Alves dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar as contribuições da
gestão democrática para a organização do trabalho pedagógico da unidade escolar
e o seu objeto de estudo é a Gestão democrática no ambiente administrativo da
unidade escolar. Desta forma, o presente trabalho aborda as questões acerca da
participação na consolidação da gestão democrática que é efetivada pela
participação da comunidade escolar em todo o processo de tomada de decisões.
Para a realização deste estudo, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, e foi
utilizada como instrumento de coleta de dados a entrevista com três gestoras de
Escolas públicas municipais da Cidade de São José de Piranhas/ PB. A fim de
entender como se dá à participação da comunidade escolar na consolidação de uma
gestão democrática no ambiente escolar. Para tanto, o processo que fundamenta
uma gestão democrática na escola é a descentralização do poder que era
centralizado apenas no gestor e que só ele decidia o futuro da escola, mas com a
descentralização as responsabilidades são compartilhadas com todos de forma
coletiva em que todos têm o direito de decidir o futuro da instituição e também na
construção em coletivo do Projeto Político Pedagógico da escola que possibilita
contribuir para a qualidade da educação escolar. No entanto, a participação da
comunidade escolar não se baseia somente na tomada de decisões mais desde o
início desse processo como também em sua execução no momento de pôr em
prática o que foi decidido. Portanto, este trabalho é de grande valia para todos que
procuram modificar sua prática de gestão escolar, adequando-se as necessidades
de um novo cenário educacional, buscando uma formação adequada para gestores,
professores e toda equipe de trabalho escolar para que assim possa melhorar o
processo de ensino e aprendizagem e oferecer uma educação emancipadora e
democrática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Gestão democrática na escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This monograph approaches the questions about the school community participation
in the consolidation of democratic administration that is executed by the school
community participation in the whole process of decision-making. For this study, we
used a literature search and a followed by and then was used as an instrument for
data collection interview with three managers of municipal public schools of the City
of São José de Piranhas/PB. In order to understand how the participation of the
school community in consolidating a democratic management in the school
environment. For both, which is based on a democratic process in school
management is decentralization of power was centralized only in the manager and
he alone decided the future of the school, but with the decentralization
responsibilities are shared with everyone collectively on that everyone has the right
to decide the future of the institution and also in the construction of collective
Pedagogical Political School Project that enables contribute to the quality of school
education. However, the participation of the school community isn’t based only in
decision making but since the beginning of this process, as well as in its
implementation at the time to put into practice what was decided. So, this work is of
great value to all who look for to modify their practice of school management,
adapting to the needs of a new educational landscape, looking for appropriate
training for managers, teachers and all school staff work so that it can improve the
process of teaching and learning and provide an emancipatory and democratic
education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6193 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T16:31:29Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26 |
|
dc.date.available |
2019-08-26T16:31:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject |
Participação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Democratic management |
pt_BR |
dc.subject |
Participation |
pt_BR |
dc.subject |
School community |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PESSOA, Gilberta Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School and family relationship. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PESSOA, Gilberta Pereira. Gestão democrática na escola. 2014. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |