DSpace/Manakin Repository

Perfil do gestor da escola pública frente aos desafios educacionais da atualidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, F. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2742887985194244 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.referee2 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.description.resumo Neste estudo buscou-se caracterizar o perfil do gestor da escola pública na atualidade a partir dos desafios enfrentados mediante a atuação na gestão, visando apontar subsídios para conceituações e/ou argumentações relativas às competências existentes no perfil do bom gestor. O locus do estudo foram três escolas públicas localizadas no Alto Sertão da Paraíba. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos, fundamentando conceitos e bases de conhecimento sobre gestão, políticas públicas, demandas estruturais de gestão na escola pública na atualidade e competências relativas ao bom perfil do gestor escolar, mediante também as contribuições de alguns autores como, Paro (2010, 2009, 2007), Saviani (2005,1996), Freire (2006, 1997), Peréz Goméz (2000), entre outros. Este estudo foi envidado também com pesquisa de campo através de entrevista semiestruturada e observação junto à 03 (três) gestores de escola pública. A abordagem utilizada no estudo foi quali-quantativa a fim de priorizar a qualidade dos respondentes com propósito de fundamentar as discussões e os mecanismos de levantamento dos achados desse estudo. Os resultados mostraram, principalmente, que é de fundamental importância uma formação adequada e um sistemático processo de formação continuada para tal exercício da gestão escolar mediante as grandes dificuldades práticas que os gestores enfrentam para empreender uma gestão democrático-participativa e que o perfil do gestor — frente aos dilemas educacionais — ainda não atende todas as exigências de âmbito pedagógico, administrativo, político e social para o enfrentamento desses dilemas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Perfil do gestor da escola pública frente aos desafios educacionais da atualidade. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-19
dc.description.abstract In this study sought up to characterize the profile of the public school principal on current days from the challenge faced by management acting, aiming to identify subsidies for conceptions and/or argumentations related to existent competencies on good manager profile. The locus of study were three public schools in the Alto Sertão of Paraiba. the research was realized through bibliographic studies, justifying concepts and bases knowledge about management, public policy, structural demand of the management at public school and competences related to the good profile of the school manager, also by contributions of some authors as Paro (2010, 2009, 2007), Saviani (2005,1996), Freire (2006, 1997), Peréz Goméz (2000), and others. This study was sent also with field research by semi structured interview and observation with (03) three public school managers. The approach used in the study was quali-quantitative to prioritize the quality of respondents with purpose of justify the speeches and the listing mechanisms of the find of these studies. The results show, mainly that is of fundamental importance an appropriate training and a systematic process of continuing education for school management execution thinking about the big practical difficulties that the managers face to undertake a democratic-participative management and that the manager profile - front of the educational dilemmas – doesn’t satisfy all the demands in the ambit pedagogical, administrative, politic and social to the confront these dilemmas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6196
dc.date.accessioned 2019-08-26T16:47:17Z
dc.date.available 2019-08-26
dc.date.available 2019-08-26T16:47:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão educacional - sertão da Paraíba pt_BR
dc.subject Bases de conhecimentos do gestor escolar pt_BR
dc.subject Desafios educacionais da atualidade pt_BR
dc.subject Educational Management - Backlands of Paraíba pt_BR
dc.subject School manager's knowledge bases pt_BR
dc.subject Today's educational challenges pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Francisca Edjanaria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Profile of the public school manager facing the current educational challenges. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Francisca Edjanaria. Perfil do gestor da escola pública frente aos desafios educacionais da atualidade. 2015. 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta