DSpace/Manakin Repository

Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABRANTES, S. M. L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9451286366579227 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 CÂNDIDO, Sônia Maria.
dc.contributor.referee2 BARRETO, Maria Irisdene Batista.
dc.description.resumo A modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) possui particularidades em relação ao ensino regular da educação básica. Tem sido um desafio tornar o aluno eficaz na compreensão e produção textuais em sala de aula. Com essa realidade, faz-se necessário apresentar uma proposta de trabalho que desenvolva estratégias de leitura e escrita através de princípios teóricos metodológicos e facilitem a compreensão e produção textual de alunos da EJA. Facilitar a produção escrita de artigo de opinião a partir de temas polêmicos noticiados principalmente em programas de rádio, textos de jornais e revistas apresenta-se como um dos principais objetivos, como também, estratégia de leitura e escrita desse trabalho. Reescrever ou parafrasear bons textos, transformar um gênero em outro, escrever um artigo de opinião com base numa notícia falada ou escrita, planejar coletivamente um texto são propostas que o professor poderá desenvolver com sucesso em salas de EJA. A nossa pretensão é tornar o aluno um bom leitor, e com a habilidade da leitura, eficaz na escrita, transformando-o em um cidadão preparado para atuar no mercado de trabalho e na vida social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The modality of the EJA (Youth and Adult Education) has particularities in relation to the regular education of basic education. It has been a challenge to make the learner effective in comprehension and textual production in the classroom. With this reality, it is necessary to present a work proposal that develops strategies of reading and writing through theoretical methodological principles and facilitate the comprehension and textual production of EJA students. Facilitating the written production of an opinion article based on controversial topics reported mainly in radio programs, newspapers and magazines texts is one of the main objectives, as well as the reading and writing strategy of this work. Rewriting or paraphrasing good texts, transforming one genre into another, writing an opinion article based on spoken or written news, collectively planning a text are proposals that the teacher can successfully develop in EJA rooms. Our intention is to make the student a good reader, and with the ability to read, effective in writing, transforming him into a citizen prepared to act in the labor market and in social life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197
dc.date.accessioned 2019-08-26T16:51:13Z
dc.date.available 2019-08-26
dc.date.available 2019-08-26T16:51:13Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Produção textual - interpretação pt_BR
dc.subject Habilidade e leitura pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Textual production - interpretation pt_BR
dc.subject Skill and reading pt_BR
dc.subject Reading Strategies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing strategies in cycle II of Youth and Adult Education. pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta