dc.creator.ID |
ABRANTES, S. M. L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9451286366579227 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CASTRO, Onireves Monteiro de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CASTRO, O. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CÂNDIDO, Sônia Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARRETO, Maria Irisdene Batista. |
|
dc.description.resumo |
A modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) possui particularidades em relação ao
ensino regular da educação básica. Tem sido um desafio tornar o aluno eficaz na compreensão
e produção textuais em sala de aula. Com essa realidade, faz-se necessário apresentar uma
proposta de trabalho que desenvolva estratégias de leitura e escrita através de princípios teóricos
metodológicos e facilitem a compreensão e produção textual de alunos da EJA. Facilitar a
produção escrita de artigo de opinião a partir de temas polêmicos noticiados principalmente em
programas de rádio, textos de jornais e revistas apresenta-se como um dos principais objetivos,
como também, estratégia de leitura e escrita desse trabalho. Reescrever ou parafrasear bons
textos, transformar um gênero em outro, escrever um artigo de opinião com base numa notícia
falada ou escrita, planejar coletivamente um texto são propostas que o professor poderá
desenvolver com sucesso em salas de EJA. A nossa pretensão é tornar o aluno um bom leitor,
e com a habilidade da leitura, eficaz na escrita, transformando-o em um cidadão preparado para
atuar no mercado de trabalho e na vida social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The modality of the EJA (Youth and Adult Education) has particularities in relation to the
regular education of basic education. It has been a challenge to make the learner effective in
comprehension and textual production in the classroom. With this reality, it is necessary to
present a work proposal that develops strategies of reading and writing through theoretical
methodological principles and facilitate the comprehension and textual production of EJA
students. Facilitating the written production of an opinion article based on controversial topics
reported mainly in radio programs, newspapers and magazines texts is one of the main
objectives, as well as the reading and writing strategy of this work. Rewriting or paraphrasing
good texts, transforming one genre into another, writing an opinion article based on spoken or
written news, collectively planning a text are proposals that the teacher can successfully develop
in EJA rooms. Our intention is to make the student a good reader, and with the ability to read,
effective in writing, transforming him into a citizen prepared to act in the labor market and in
social life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6197 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T16:51:13Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26 |
|
dc.date.available |
2019-08-26T16:51:13Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual - interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidade e leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Textual production - interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Skill and reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Strategies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing strategies in cycle II of Youth and Adult Education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABRANTES, Sandra Mara de Lima Silva. Estratégias de leitura e escrita no ciclo II da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. |
pt_BR |