DSpace/Manakin Repository

Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, J. G.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8719116590285448
dc.contributor.advisor1 SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SANTIAGO, Stella M. de M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.description.resumo Sabemos que identidade é processo e se dá por meio das relações que estabelecemos com o outro, o qual influencia nessa construção. Assim, com esse estudo, voltamos nosso olhar para a construção de identidade étnica. Para isso, buscamos analisar como as práticas desenvolvidas pelos professores do Ensino Fundamental I contribuem para a construção da identidade das crianças negras. Para sua realização, nos apoiamos em autores como Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), entre outros. Quanto à metodologia, nossa pesquisa é um estudo de Campo, com ênfase na perspectiva quantitativa em função do qualitativo, e se deu a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 09 (nove) professores/as de 04 (quatro) escolas públicas da zona rural da cidade de Sousa/PB. Como resultado, percebemos que ainda urge a discussão nas escolas, sobre diversidade étnico-racial, bem como, a formação dos professores/as para melhor trabalhar com a temática, para que tenhamos incursões práticas pedagógicas no direcionamento de construções de identidades positivas no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-04
dc.description.abstract We know that identity is process, and through the relationships we have established with the other, which influences in this construction. So, with this study we return our gaze to the construction of ethnic identity. For this, we seek to examine the practices developed by teacher of Elementary School I contribute to the construction of the identity of the black kids. For their achievement, we lean on authors as Gomes (2002); Cavalleiro (2007); Silva (2005); Romão (2001); Silva (1995); Oliva (2003), among others. As for the methodology, our research is a field study, with emphasis on the quantitative perspective in terms of quality, and took place from the application of a questionnaire with open and closed questions to 09 (nine) tutors from 04 (four) public schools in the rural town of Sousa/PB. As a result, we realized we still urge the discussion in schools on ethnics and racial diversity, as well as the training of teachers to better work with the theme, so that we have incursions into pedagogical practices in positive identity constructs in the school environments. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6198
dc.date.accessioned 2019-08-26T17:14:40Z
dc.date.available 2019-08-26
dc.date.available 2019-08-26T17:14:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociologia educacional pt_BR
dc.subject Diversidade étnico - racial pt_BR
dc.subject Identidade da Criança pt_BR
dc.subject Construção da Identidade pt_BR
dc.subject Educational sociology pt_BR
dc.subject Ethnic-Racial Diversity pt_BR
dc.subject Child Identity pt_BR
dc.subject Identity Building pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Janiely Gabriel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Discussing ethnic-racial diversity and its influences on identity of black children from São Gonçalo district. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Janiely Gabriel. Discutindo a diversidade étnico-racial e suas influências na identidade de crianças negras do distrito de São Gonçalo. 2015. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta