dc.creator.ID |
SILVA, A. L. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2375450869535611 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA, Sônia Maria de Lira. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA, S. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
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dc.contributor.referee2 |
MONTEIRO, José Marciano. |
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dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.silva3 |
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dc.description.resumo |
O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a educação popular contribui para a
inserção das mulheres na organização do trabalho nas áreas dos Assentamentos
rurais hoje, em particular na agrovila Lajinha no Assentamento Zé Marcolino,
município de Prata – PB. A partir da concepção crítico/libertadora do pensamento de
Gramsci e da pedagogia do oprimido de Freire, pretendeu-se elucidar a seguinte
problemática: de que forma a matriz pedagógica da educação popular conduzida
pelos movimentos sociais contribui para inserção das mulheres no processo de
participação nas relações sociopolíticas e de trabalho nos Assentamentos rurais do
Cariri Ocidental paraibano? Trata-se de uma pesquisa de campo, e como etapas da
investigação os seguintes caminhos: levantamento bibliográfico, visando aprofundar
teoricamente a investigação; coletas de dados através de entrevistas e observação.
Para coletar as entrevistas junto às pessoas foi utilizado um conjunto de técnicas
tais como: a) entrevistas semiestruturadas; b) observação participante, conforme a
dinâmica da pesquisa. A abordagem sugeriu uma pesquisa qualitativa, uma vez que
esse método tem como propósito compreender os fenômenos em profundidade,
trabalhando numa perspectiva descritiva e interpretativa. Compreendeu-se que com
a presença dos movimentos sociais, em particular o Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem terra - MST houve uma ressignificação da participação das mulheres
nas relações sociopolíticas e de trabalho dentro dos Assentamentos rurais, abalando
assim as relações de submissão historicamente imposta a elas. E a articulação entre
Educação popular e Educação de Jovens e Adultos apresenta-se como algo
primordial para formação de uma nova consciência baseada na solidariedade,
coletivismo e equidade de gênero. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A importância da matriz pedagógica do MST: um estudo de caso sobre a inserção das mulheres nas políticas públicas no Assentamento Zé Marcolino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6200 |
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dc.date.accessioned |
2019-08-26T17:25:19Z |
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dc.date.available |
2019-08-26 |
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dc.date.available |
2019-08-26T17:25:19Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Movimentos sociais – Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Educação popular |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Assentamentos rurais |
pt_BR |
dc.subject |
Social Movements - Cariri Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Popular education |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Settlements |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Antonio Lindonberto Batista da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of the MST pedagogical matrix: a case study on the insertion of women in public policies in the Zé Marcolino Settlement. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Antonio Lindonberto Batista da. A importância da matriz pedagógica do MST: um estudo de caso sobre a inserção das mulheres nas políticas públicas no Assentamento Zé Marcolino. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6200 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo de esta pesquisa fue analizar como la educación popular contribuyó para
la inserción de las mujeres en la organización del trabajo en las áreas de los
Asentamientos rurales hoy, en particular en en la agrovila Lajinha el Asentamiento
Zé Marcolino, condado de Prata-PB. A partir de la concepción crítico/libertadora del
pensamiento de Gramsci y de la pedagogía del oprimido de Freire, se pretendió
elucidar la siguiente problemática:¿ de qué forma la matriz pedagógica de la
educación popular conducida por los movimientos sociales contribuye para la
inserción de las mujeres en el proceso de participación en las relaciones
sociopolíticas y de trabajo en los Asentamientos rurales del Cariri Occidental
paraibano¿ Se trata de una pesquisa de campo, y como etapa de la investigación
los siguientes caminos: levantamiento bibliográfico, visando profundizar
teóricamente la investigación; colectas de datos a través de encuestas y
observación. Para colectar las encuestas junto a las personas fue utilizado un
conjunto de técnicas tales como: a) encuestas semiestructuradas; b) observación
participante, conforme la dinámica de la pesquisa. El abordaje sugirió una pesquisa
cualitativa, una vez que ese método tiene como propósito comprender los
fenómenos y profundidad, trabajando en una perspectiva descriptiva e interpretativa.
Se comprendió que con la presencia de los movimientos sociales, en particular el
MST, hubo una re significación de la participación de las mujeres en las relaciones
sociopolíticas y de trabajo dentro de los Asentamientos rurales, abalando así las
relaciones de sumisión históricamente impuesta a ellas. Y la articulación entre
Educación Popular y Educación de Jóvenes y Adultos presentase como algo
primordial para formación de una nueva conciencia basada en la solidaridad y
colectivismo. |
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