dc.creator.ID |
PARNAIBA, G. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8360753810188738 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS , Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Kássia Mota de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho, intitulado “ensino de qualidade na escola pública: das compreensões
dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem’’ visou conhecer a qualidade do
ensino público disponibilizado por uma escola estadual do município de Santa
Helena PB, o objetivo deste conhecimento tende em prol de uma aprendizagem
compromissada e articulada com os objetivos da instituição como também com os
fins da escola pública. O presente trabalho se compôs pela natureza de estudo
qualitativa, a qual aborda um levantamento bibliográfico e documental como meio de
pesquisa. Este estudo utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas e observação
como técnica qualificadas para seu melhor resultado e o tipo de pesquisa é
exploratória, fundamentadas em Libâneo (2012), Pimenta, (1993), Paro, (2007),
entre outros teóricos. Este trabalho foi desdobrado através de uma pesquisa de
campo realizada com a diretora, a coordenadora pedagógica e a professora da
escola estadual do município de Santa Helena- PB. Portanto, a pesquisa revelou
que a qualidade do ensino na escola pública está diretamente ligada a gestão
escolar, através de estruturas administrativas democráticas que construam uma
interação entre escola e sociedade visando um ensino de qualidade, e que o
processo de melhoria do ensino e da aprendizagem deve ser constituído de modo
coletivo a partir do projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A pesquisa também
apontou como dificuldade mais acentuada para o alcance do ensino de qualidade na
escola as visões divergentes dos sujeitos de pesquisa sobre qualidade e pouca
participação das famílias e da comunidade nos projetos da instituição de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
This paper, titled "teaching quality in the public school" was aimed at knowing the
quality of public education provided by a state school in Santa Helena city - PB, the
objective of this knowledge tends towards a committed and articulated learning with
the institution´s objectives as well as for the purposes of the public school. This
paper is composed by a qualitative study, which approaches a bibliographical and
documentary survey as a means of research. This study uses semi-structured
interviews and observation as a qualified technique for a better result, this paper was
based on Libâneo (2012), Pimenta (1993), Paro (2007), among other theorists. This
academic work was developed through a field research conducted with the director,
the pedagogical coordinator and the teacher of a state school in Santa Helena city -
PB. Therefore, the research revealed that the quality of teaching in the public school
is directly linked to school management, through democratic administrative structures
that build an interaction between school and society aiming the teaching quality, and
that the process of improving of teaching and learning should be collectively
constituted from the school Political Pedagogical Project (PPP). The research also
pointed out as the most difficulty for the achievement of teaching quality in the school
the divergent views of people involved in the research about quality and the low
participation of families and community in the projects of the educational institution. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6203 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T17:44:27Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26 |
|
dc.date.available |
2019-08-26T17:44:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching quality |
pt_BR |
dc.subject |
Public school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PARNAÍBA, Gonçalo Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Quality teaching in the public school: the subjects' understanding of teaching learning management. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PARNAÍBA, Gonçalo Ferreira. Ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem. 2018. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |