DSpace/Manakin Repository

Ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PARNAIBA, G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8360753810188738 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.description.resumo Este trabalho, intitulado “ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem’’ visou conhecer a qualidade do ensino público disponibilizado por uma escola estadual do município de Santa Helena PB, o objetivo deste conhecimento tende em prol de uma aprendizagem compromissada e articulada com os objetivos da instituição como também com os fins da escola pública. O presente trabalho se compôs pela natureza de estudo qualitativa, a qual aborda um levantamento bibliográfico e documental como meio de pesquisa. Este estudo utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas e observação como técnica qualificadas para seu melhor resultado e o tipo de pesquisa é exploratória, fundamentadas em Libâneo (2012), Pimenta, (1993), Paro, (2007), entre outros teóricos. Este trabalho foi desdobrado através de uma pesquisa de campo realizada com a diretora, a coordenadora pedagógica e a professora da escola estadual do município de Santa Helena- PB. Portanto, a pesquisa revelou que a qualidade do ensino na escola pública está diretamente ligada a gestão escolar, através de estruturas administrativas democráticas que construam uma interação entre escola e sociedade visando um ensino de qualidade, e que o processo de melhoria do ensino e da aprendizagem deve ser constituído de modo coletivo a partir do projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A pesquisa também apontou como dificuldade mais acentuada para o alcance do ensino de qualidade na escola as visões divergentes dos sujeitos de pesquisa sobre qualidade e pouca participação das famílias e da comunidade nos projetos da instituição de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract This paper, titled "teaching quality in the public school" was aimed at knowing the quality of public education provided by a state school in Santa Helena city - PB, the objective of this knowledge tends towards a committed and articulated learning with the institution´s objectives as well as for the purposes of the public school. This paper is composed by a qualitative study, which approaches a bibliographical and documentary survey as a means of research. This study uses semi-structured interviews and observation as a qualified technique for a better result, this paper was based on Libâneo (2012), Pimenta (1993), Paro (2007), among other theorists. This academic work was developed through a field research conducted with the director, the pedagogical coordinator and the teacher of a state school in Santa Helena city - PB. Therefore, the research revealed that the quality of teaching in the public school is directly linked to school management, through democratic administrative structures that build an interaction between school and society aiming the teaching quality, and that the process of improving of teaching and learning should be collectively constituted from the school Political Pedagogical Project (PPP). The research also pointed out as the most difficulty for the achievement of teaching quality in the school the divergent views of people involved in the research about quality and the low participation of families and community in the projects of the educational institution. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6203
dc.date.accessioned 2019-08-26T17:44:27Z
dc.date.available 2019-08-26
dc.date.available 2019-08-26T17:44:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Qualidade de ensino pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Teaching quality pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PARNAÍBA, Gonçalo Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quality teaching in the public school: the subjects' understanding of teaching learning management. pt_BR
dc.identifier.citation PARNAÍBA, Gonçalo Ferreira. Ensino de qualidade na escola pública: das compreensões dos sujeitos à gestão do ensino aprendizagem. 2018. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta