Mostrar registro simples

dc.creator.ID PIRES, G.S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0329294806106956 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTI, E.P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACIEL, Helltonn Winicius Patrício.
dc.contributor.referee1ID MACIEL, H.W.P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9849646382572779 pt_BR
dc.contributor.referee2 MOREIRA, Vinícius Farias.
dc.contributor.referee2ID MOREIRA, V.F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.description.resumo A tecnologia de informação e em especial a internet vêm transformando e causando grandes impactos no dia a dia das organizações e dos indivíduos. Esta nova relação entre empresa e consumidor proporcionada pelo ambiente online, mais especificamente pelo comércio eletrônico, tornou-se mais complexa. Com o surgimento das mídias sociais e do e-commerce, o consumidor deixou de ser passivo diante das propagandas, campanhas e outras comunicações de marketing. Por isso, as empresas precisam entender o comportamento deste novo consumidor para que possam atuar mais eficazmente e eficientemente no mercado. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra de consumidores à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT), levando-se em conta os estágios de Compra, Busca de informações e Avaliação de Alternativas Pré-compra do Processo de Decisão do Consumidor (PDC). O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A unidade de análise foi e-consumidores de 16 anos de idade ou mais. A pesquisa foi conduzida com amostragem por conveniência, obtendo 250 respondentes. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico. Os resultados mostraram que há preferência do consumidor pela internet nos estágios referentes ao pré-compra e compra do PDC, além disso, percebeu-se que a TCP em conjunto com o MAT contribuem de forma significativa para o entendimento do comportamento de compra do e-consumidor. De maneira geral, considerando a complexidade deste comportamento no meio virtual, a utilização destes modelos apenas, não é suficiente para uma compreensão mais completa do e-consumidor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Comportamento do e-consumidor. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-26
dc.description.abstract The information technology and especially the internet are transforming and causing major impacts on organizations and individuals daily lives. This new relationship between company and consumer provided by the online environment, specifically by electronic commerce, has become more complex. With the emergence of social media and e-commerce, consumers are no longer passive in the face of advertising campaigns and other marketing communications. Therefore, companies need to understand the behavior of this new consumer to act more effectively and efficiently in the market. Therefore, this study aimed to analyze the buying behavior of consumers under the perspectives of Planned Behavior Theory (PBT) and Technology Acceptance Model (TAM), taking into account certain stages of the Consumer Decision Process (CDP). The method used was exploratory and descriptive. The unit of analysis was e-consumers from sixteen years-old. The research was conducted with convenience sampling, obtaining 250 respondents. To collect data we used the electronic questionnaire. The results showed that there is consumer preference for the internet in CDP stages of the pre-purchase and purchase. It was also noticed that PBT linked with TAM contribute significantly to understanding e-consumer buying behavior. In general, considering the complexity of this behavior in the virtual environment, the use of these models alone is not sufficient for a more complete understanding of the e-consumer. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214
dc.date.accessioned 2019-08-26T19:59:12Z
dc.date.available 2019-08-26
dc.date.available 2019-08-26T19:59:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject E-consumidor pt_BR
dc.subject Processo de Decisão de Compra pt_BR
dc.subject E-consumers pt_BR
dc.subject Purchase Decision Process pt_BR
dc.subject E-Commerce pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PIRES, Gabriela Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative E-consumer behavior. pt_BR
dc.identifier.citation PIRES, Gabriela Silva. Comportamento do e-consumidor. 2013. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta