dc.creator.ID |
LACERDA, T.R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Darcon. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CALDAS, Patrícia Trindade. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CALDAS, P.T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CANDIDO, Gesinaldo Ataíde. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CANDIDO, G.A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A administração pública brasileira tem passado por diversas transformações nas
últimas décadas. A população mais informada devido aos avanços tecnológicos, a
popularização da internet e também devido ao processo de globalização tem exigido de seus
governantes mais responsabilidade na administração dos interesses públicos. Uma gestão
pública mais eficiente e voltada para o cidadão tem sido pauta de debates por todo país. Sendo
assim surgiram no Brasil a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), criada em
1986, e ONG’s como o INDG (Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial), hoje com o
nome de FALCONI, e o MBC (Movimento Brasil Competitivo) com o objetivo de capacitar os
gestores públicos para os novos desafios encontrados. Nesse sentido o presente estudo tem
como objetivo analisar a percepção dos gestores das escolas estaduais do município de
Campina Grande sobre um programa do governo do Estado da Paraíba, chamado Escola de
Valor, que tem sido um diferencial na educação pública do Estado. Para o estudo foram
aplicados dois questionários com os gestores das escolas públicas estaduais, sendo um
questionário com os gestores das escolas que receberam a premiação e outro com os gestores
das escolas que não foram contempladas. Esses questionários serviram como base para
entender os anseios dos mesmos quanto ao programa, sua efetividade, de que forma o programa
contribuiu para uma melhora concreta dentro da escola entre alunos, professores e funcionários,
enfim, qual a contribuição relevante que o programa deixou. Os resultados evidenciaram que
ainda falta muito a avançar na área da educação, algo fundamental em qualquer país, mas que a
atitude mostrada com a criação dessa premiação é sim um grande avanço para a melhoria do
sistema. Num olhar holístico, o programa é plausível, porém precisa de melhorias que devem
ser analisadas pelos responsáveis na elaboração do mesmo. Tais sugestões foram apresentadas
neste trabalho com o objetivo de promover a melhora do prêmio Escola de Valor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Curso de Administração |
pt_BR |
dc.title |
Gestão pública e educação: a criação do prêmio escola de valor na Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The Brazilian public administration has undergone several transformations over the
past decades. The more up-to-date population due to technological advances, the worldwide
spread of the Internet and due to the globalization process, has demanded more accountability
from their rulers in the administration of public interests. A more focused and efficient public
administration to citizens has been the agenda of debates throughout the country. Therefore,
in 1986 began the Brazilian NSPA (National School of Public Administration), and NGOs as
NIMD (National Institute for Management Development) - today named as FALCONI, and
the CBM (Competitive Brazilian Movement) addressed to training public managers to the
new challenges encountered. In this sense, the present study aims to analyze the perception of
managers of state schools in the municipality of Campina Grande about a Paraiba State
Government Program, entitled School Value, which has been a positive gap in State public
education. For the research, two questionnaires were applied to the public schools managers, a
questionnaire to the schools managers that participated in the awards and another for the
schools that were not addressed. These questionnaires were used as a foundation for
understanding the desires of managers about the program, its effectiveness, how the program
subsidized to a concrete school improvement among students, teachers and staff, in simple
terms, which was the significant contribution that the program accomplished? The results
revealed that there is still much to advance in education, an imperative condition in any
country, however the attitude evidenced by the creation of this award is rather a long way
toward improving the system. In a holistic perspective, the program is conceivable, but needs
improvement, which should be considered by those responsible for its formation. These
suggestions were presented in this work with the goal of promoting the upgrading of School
Value award. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6217 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T20:48:48Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26 |
|
dc.date.available |
2019-08-26T20:48:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Administração pública |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Escola de Valor |
pt_BR |
dc.subject |
Public Administration |
pt_BR |
dc.subject |
Public management |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
School Value |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LACERDA, Temistocles Rafael. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Public management and education: the creation of value school award in Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LACERDA, Temistocles Rafael. Gestão pública e educação: a criação do prêmio escola de valor na Paraíba. 2014. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6217 |
pt_BR |