DSpace/Manakin Repository

Tessituras da liberdade. A (re) construção das teias relacionais dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional do Adolescente (CEA-PB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, A. C. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6507054156676053 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Vanderlan Francisco.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, V. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0640011315166109 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Silvana de Souza.
dc.contributor.referee2 TELLA, Marco Aurélio Paz.
dc.contributor.referee3 BATISTA, Mércia Rangel.
dc.contributor.referee4 SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
dc.contributor.referee5 GUTIÉRREZ, Mônica Loudes Franch.
dc.description.resumo Esta tese tem como objetivo compreender os processos de construção de vínculos sociais a partir das respostas e das estratégias de (sobre) vivência que permeiam as sociabilidades dos distintos grupos de indivíduos que se encontram cumprindo medida socioeducativa de privação de liberdade no CEA – Centro Educacional do Adolescente, localizado na cidade de João Pessoa, PB. O marco teórico que dá subsídios para a realização desse estudo consiste nas contribuições teóricas de Foucault sobre as “instituições austeras” ou “instituições disciplinares”, em diálogo com as reflexões de Goffman no tocante as “instituições totais” e as interações vivenciadas por indivíduos estigmatizados, bem como as análises de Bourdieu a respeito das distinções na sociedade contemporânea. A pesquisa foi realizada através de um trabalho de campo no CEA. Nesta, foram realizadas observações espontânea e participante, além de coleta de dados documentais e da realização de entrevistas semiestruturadas com adolescentes e funcionários. A análise qualitativa das entrevistas buscou assimilar os aspectos objetivos e os aspectos subjetivos que permeiam as formas de sociabilidade dos adolescentes internos. Para entender a ‘dimensão estrutural’ sob a qual essas sociabilidades são delineadas o CEA foi analisado como um campo, no interior do qual os indivíduos estão situados em posições desiguais e participam de relações de poder específicas, através de vários marcadores, alguns deles, estigmatizantes. A subjetividade inerente ao modo como os adolescentes interpretam sua condição e assumem identidades nesse contexto foi buscada através do ordenamento dos elementos valorizados por cada um deles para pensar a sua trajetória de vida e planejar o futuro. Conclui-se que no CEA, a experiência da internação, como cumprimento de medida socioeducativa, ultrapassa os processos de “mortificação e/ou disciplinarização” do eu, discutidos por Goffman (1999) e Foucault (1996). Ou seja, o processo de internação dos adolescentes nesta instituição caracteriza-se como uma fase onde se tecem estratégias de sobrevivências a partir das tramas relacionais instituídas, que perpassam o tempo/espaço da internação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais
dc.title Tessituras da liberdade. A (re) construção das teias relacionais dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional do Adolescente (CEA-PB). pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This thesis aims to understand the processes of building social links from the responses and strategies about experience that permeate the sociabilities of distinct groups of individuals who are at the social educative process deprivation of liberty at CEA - Teenager’s Educational Center, located in João Pessoa city, PB . The theoretical framework that subsidizes the achievement to conduct this study is Foucault’s theoretical contributions about the "austere institutions" or "disciplinary institutions", in harmony with Goffman’s reflections as to the "total institutions" and the interactions experienced by stigmatized individuals as well as Bourdieu’s analyzes about the distinctions in contemporary society. The survey was carried through a fieldwork at CEA. Which spontaneous and participant observations were conducted in addition to documental data collection and conducting semi-structured interviews with teenagers and staff. The qualitative analysis of the interviews aimed at assimilating the objective and subjective aspects which underlie the ways of sociability of the reclusive teenagers. In order to understand the 'structural dimension' in which these sociabilities are outlined CEA was analyzed as a field, where individuals are situated in unequal positions and take part in specific power relations through several pointers , some of them , stigmatizing. The inherent subjectivity about the way teenagers comprehend their condition and assume identities in this context was through the ordering of valued elements by each of them to think their way of life and plans for the future .From what has been considered, it can be realized that at CEA , the experience of reclusion, as compliment of social educative processgoes beyond the "mortification and / or disciplining " process of each person , argued by Goffman (1999) and Foucault (1996). That is, the process of teenagers reclusion in this institution is characterized as a stagein which they edify survival strategies from established relational experiences that underlie the time/space of reclusion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6226
dc.date.accessioned 2019-08-27T12:29:33Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T12:29:33Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Adolescentes
dc.subject Instituição Total
dc.subject Estigma
dc.subject Vínculos Sociais
dc.subject Centro Educacional do Adolescente - CEA
dc.subject Estratégias de Sobrevivência
dc.subject Teenagers
dc.subject Total Institution
dc.subject Stigma
dc.subject Social Links
dc.subject Adolescent Educational Center - CEA
dc.subject Survival Strategies
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Alessa Cristina Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textures of freedom. The (re) construction of relational webs of adolescents deprived of liberty at the Adolescent Educational Center (CEA-PB). pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Alessa Cristina Pereira de. Tessituras da liberdade. A (re) construção das teias relacionais dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional do Adolescente (CEA-PB). 2014. 273f. (Tese) Doutorado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6226 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta