DSpace/Manakin Repository

Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, A. K. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3758878371663831 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Ramilton Marinho.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar como a imagem pública de Lula durante o ano de 2002 eleições presidenciais foram construídas. Consciente de que a análise da imagem pública de um político que ativo há mais de duas décadas também deve ser visto em relação à história de tal trajetória, achamos de grande importância rastrear historicamente a posição pública dessa imagem ao longo de quatro candidaturas. Examinamos a construção da imagem pública de Lula dos vídeos transmitidos durante a campanha eleitoral na TV e o uso de sua imagem por principais instituições nacionais de imprensa escrita. Em um primeiro momento e através do uso de uma análise bibliográfica discutimos a interação entre mídia e política, bem como a novos cenários de práticas políticas modernas resultantes dessa relação. Então estudamos o dados empíricos para aprender sobre a construção da imagem de Lula, bem como da para o cenário público, seguimos a progressão dessa imagem em transição durante suas três primeiras candidaturas, em 1989, 1994 e 1998, para finalmente observar a apresentação de uma imagem que foi reconfigurado estrategicamente em termos de recursos de fala e mídia para o ano de 2002 eleições. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais
dc.title Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.description.abstract The present work has the objective to analyze how Lula's public image during the 2002 presidential elections was built. Aware that the the analysis of a politician's public image who has been active for more than two decades must also be seen in relation to the history o f such a trajectory, we found o f a great importance to historically track down the public position o f this image throughout four candidacies. We examined the construction of Lula's public image from the videos broadcasted during the electoral campaign on TV and the use of his image by the main national written press institutions. At a first moment and through the use of a bibliographical analysis we discussed the interaction between media and politics as well as the new settings of modern political practices resulting from this relation. Then we studied the empirical data to learn about the construction of Lula's image as well as his policital party's for the public scenario, next we followed the progression of this image in transition during his first three candidacies, in 1989, 1994 and 1998 to finally observe the presentation of an image which was strategically reconfigured in terms of speech and media resources for the 2002 elections. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229
dc.date.accessioned 2019-08-27T13:02:21Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T13:02:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Eleições Presidenciais de 2002
dc.subject Silva, Luiz Inácio Lula da
dc.subject Mídia e Política
dc.subject Visibilidade Pública
dc.subject Imagem Pública
dc.subject Representação Política
dc.subject 2002 Presidential Elections
dc.subject Media and Politics
dc.subject Public Visibility
dc.subject Public Image
dc.subject Political Representation
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Ada Kesea Guedes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Media and politics: an analysis of Lula's public image construction in the 2002 presidential elections. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Ada Kesea Guedes. Mídia e política: uma análise da construção da imagem pública de Lula nas eleições presidenciais de 2002. 2006. 219f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6229 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta