DSpace/Manakin Repository

Desafios docentes na educação escolar de autistas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2Lattes LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.description.resumo O tema deste trabalho é os desafios docentes na educação escolar de autistas, e tem como objetivo geral descrever desafios enfrentados por professores com relação à educação formal de autistas. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva e Bianchi. Este é o resultado de um estudo exploratório construído com a aplicação de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dez artigos entre nacionais e internacionais que atenderam aos critérios de inclusão, cujas bibliografias abordassem a relação do autismo com a educação. Para a análise de dados, foi utilizada a construção de categorias, a partir das quais se possibilitou identificar entraves mais comuns encontrados no processo de inclusão de alunos com TEA. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para os professores que se encontram, na maioria das vezes, despreparados, devido a uma defasagem em sua formação profissional e continuada. Além disso, o desconhecimento a respeito não só de critérios de inclusão, como também do próprio autismo, suas características e desenvolvimento, dificultam uma intervenção adequada por parte dos educadores. Contudo, pode-se afirmar que a inclusão destes alunos, apesar de não ser um processo simples, é possível. Esta pesquisa aponta os obstáculos que podem surgir para o professor, como também chama a atenção para a urgência em investimentos na formação do mesmo, sendo esta responsável por maior parte dos problemas ligados à inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios docentes na educação escolar de autistas. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-27
dc.description.abstract The theme of this work is the relationship between autism and education, and aims to identify challenges faced by regular school teachers in the inclusion of autistic students. The theoretical framework is based on authors such as Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva and Bianchi. This is the result of an exploratory study built with the application of bibliographic research. Ten articles were selected between national and international that attended the inclusion criteria, whose bibliographies would approach the relation between autism and education. For data analysis, was used the construction of categories, from which it was possible to identify the most common obstacles found in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. The results showed that such inclusion is still a new reality for teachers, who are, for the most part, unprepared due to a lack of professional and continuing education. Besides that, the lack of knowledge regarding not only inclusion criteria, but also autism itself, its characteristics and development, make it difficult for the educators to intervene adequately. However, it can be said that the inclusion of these students, although not a simple process, is possible. This research points out the obstacles that may arise for the teacher, as also draws attention to the urgency of investments in teacher training, being this responsible for most of the problems related to inclusion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230
dc.date.accessioned 2019-08-27T13:32:52Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T13:32:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject special education pt_BR
dc.subject inclusive education pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Germana Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Challenges in Autistic School Education. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Germana Alves. Desafios docentes na educação escolar de autistas. 2018. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta