DSpace/Manakin Repository

A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PARNAIBA, E. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7112154901973925 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luísa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee3 CESÁREO, Danilo de Sousa.
dc.description.resumo A presente pesquisa se propõe a discutir e analisar a relação estabelecida entre afetividade, aprendizagem, família e escola. Entendendo que a afetividade e a aprendizagem devem andar juntas no processo de desenvolvimento do indivíduo em parceria com a família e a escola. Diante de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, abordamos questões relevantes no que se refere a estas relações e o desenvolvimento da criança, enquanto ser histórico, cultural, emocional e social, integrada a uma sociedade. A pesquisa de campo consistiu na utilização de quatro tipos de instrumentos de coletas de dados, são eles: Questionário sociodemográfico; Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); Entrevista semiestruturada; e O Teste do Par Educativo (TPE). O público alvo da pesquisa foi constituído por: duas professoras do Ensino Fundamental I; 17 alunos do Fundamental I, dispostos em duas turmas multiseriadas; 16 pais/responsáveis e a gestora da escola de uma escola multiseriada no município de Santa Helena PB. Tendo como principal objetivo, apreender e analisar as implicações da afetividade na formação da criança a partir da sua relação com a família e a escola. Com base na pesquisa bibliográfica e a partir da análise dos dados, podemos concluir que a mediação adulto/criança é constituída por diversos elementos, alguns são tão simples que podem passar despercebidos, mas que fazem grande diferença. Os resultados apontam para necessidade, cada vez maior, de interação positiva e da união entre a família e a escola, para a maximização do desenvolvimento integral dos alunos/crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract This paper proposes to discuss and analyze the relationship established between affectivity, learning, family and school. Considering that affectivity and learning must be interconnected in the process of individual‟s development in partnership with family and school. Faced with a bibliographical survey and field research, was addressed relevant issues regarding to these relationships and the development of the child, as a historical, cultural, emotional and social being integrated into a society. The field research consisted in the use of four types of instruments of data collection, such as: Socio-demographic questionnaire; Free Word Association Test (TALP); Semi structured interview; and The Educational Pair Test (TPE). The target audience of the research was constituted by: two primary school teachers ; 17 students from primary school, arranged in two multiseriate classes; 16 parents / guardians and the school manager of a multi-grade school in Santa Helena city Paraíba state. The main objective was, to apprehend and to analyze the implications of the affectivity in child formation from its relation with the family and school. Based on the bibliographic research and from data analysis, was conclude that adult / child mediation consists of several elements, some of them are so simple that they may go unnoticed, but that make a big difference. The results point to the growing need for positive interaction and the union between the family and school, in order to maximize the integral development of students / children. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6235
dc.date.accessioned 2019-08-27T15:10:42Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T15:10:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Affection pt_BR
dc.subject Family-school relationship pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Integral Development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PARNAÍBA, Edna Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Affectivity in the teaching-learning process: aspects constitutive factors in adult / child mediation. pt_BR
dc.identifier.citation PARNAÍBA,Edna Ferreira. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança. 2018. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta