dc.creator.ID |
PARNAÍBA, R. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2967283194884674 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
VASCONCELOS , Santiago Andrade. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho apresenta algumas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Geografia na formação inicial docente de
licenciandos do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG), e tem como objetivo analisar a relevância do programa na integração
universidade/escola, por meio de um estudo de caso na Escola Estadual Professor Crispim
Coelho. Onde observamos o funcionamento e a dinâmica escolar, além do desenvolvimento de
suas ações no âmbito escolar, e a partir dessas verificarmos a importância e suas contribuições
do PIBID na formação do bolsista de iniciação a docência do subprojeto de Geografia. O
programa demonstrou favorecer um período de vivência maior pelos bolsistas nas escolas
contribuindo com sua formação de forma que possam interagir e vivenciar práticas docentes;
na formação/construção da identidade docente; no desenvolvimento da reflexividade docente,
visão critica/profissional e formação do professor pesquisador contribuindo para a qualidade do
ensino dos alunos da Educação Básica. Concluímos que o PIBID oportuniza mais
possibilidades na formação de um profissional crítico reflexivo, capaz de desenvolver
competências e possíveis estratégias de relacionar o cotidiano com os conteúdos valorizando as
individualidades das realidades do aluno, contextualizando-as, favorecendo a construção do
conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Formação docente em geografia: um estudo de caso nas vivências do PIBID no CFP/UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This work presents some contributions of the Institutional Scholarship Program Introduction to
Teaching (PIBID) Geography subproject in initial teacher training undergraduate Teacher
Training Center (VTC) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), and is analyze
the relevance of the program to integrate university / school, through a case study at the State
school professor Crispim Coelho. Where we observe the functioning and school dynamics, and
the development of their actions in schools, and from these verify the importance and its PIBID
contributions in the initiation of market formation the teaching of geography subproject. The
program has shown favor a longer period of experience for the fellows in helping schools with
their training so that they can interact and experience teaching practices; the formation /
construction of teacher identity; the development of teacher reflexivity, critical view /
professional and teacher education researcher contributing to the quality of teaching of basic
education students. We conclude that the PIBID gives opportunity more possibilities in forming
a reflective critical professional, able to develop skills and possible strategies to link the
everyday with the contents valuing the individuality of the realities of the student,
contextualizing them, favoring the construction of knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6236 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-27T15:47:32Z |
|
dc.date.available |
2019-08-27 |
|
dc.date.available |
2019-08-27T15:47:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PARNAÍBA, Raquel Correia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography teacher education: a case study in the experiences of PIBID at CFP / UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PARNAÍBA, Raquel Correia. Formação docente em geografia: um estudo de caso nas vivências do PIBID no CFP/UFCG. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |