DSpace/Manakin Repository

Formação docente em geografia: um estudo de caso nas vivências do PIBID no CFP/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PARNAÍBA, R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2967283194884674 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 VASCONCELOS , Santiago Andrade.
dc.description.resumo O presente trabalho apresenta algumas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Geografia na formação inicial docente de licenciandos do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e tem como objetivo analisar a relevância do programa na integração universidade/escola, por meio de um estudo de caso na Escola Estadual Professor Crispim Coelho. Onde observamos o funcionamento e a dinâmica escolar, além do desenvolvimento de suas ações no âmbito escolar, e a partir dessas verificarmos a importância e suas contribuições do PIBID na formação do bolsista de iniciação a docência do subprojeto de Geografia. O programa demonstrou favorecer um período de vivência maior pelos bolsistas nas escolas contribuindo com sua formação de forma que possam interagir e vivenciar práticas docentes; na formação/construção da identidade docente; no desenvolvimento da reflexividade docente, visão critica/profissional e formação do professor pesquisador contribuindo para a qualidade do ensino dos alunos da Educação Básica. Concluímos que o PIBID oportuniza mais possibilidades na formação de um profissional crítico reflexivo, capaz de desenvolver competências e possíveis estratégias de relacionar o cotidiano com os conteúdos valorizando as individualidades das realidades do aluno, contextualizando-as, favorecendo a construção do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Formação docente em geografia: um estudo de caso nas vivências do PIBID no CFP/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This work presents some contributions of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) Geography subproject in initial teacher training undergraduate Teacher Training Center (VTC) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), and is analyze the relevance of the program to integrate university / school, through a case study at the State school professor Crispim Coelho. Where we observe the functioning and school dynamics, and the development of their actions in schools, and from these verify the importance and its PIBID contributions in the initiation of market formation the teaching of geography subproject. The program has shown favor a longer period of experience for the fellows in helping schools with their training so that they can interact and experience teaching practices; the formation / construction of teacher identity; the development of teacher reflexivity, critical view / professional and teacher education researcher contributing to the quality of teaching of basic education students. We conclude that the PIBID gives opportunity more possibilities in forming a reflective critical professional, able to develop skills and possible strategies to link the everyday with the contents valuing the individuality of the realities of the student, contextualizing them, favoring the construction of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6236
dc.date.accessioned 2019-08-27T15:47:32Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T15:47:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PARNAÍBA, Raquel Correia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography teacher education: a case study in the experiences of PIBID at CFP / UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation PARNAÍBA, Raquel Correia. Formação docente em geografia: um estudo de caso nas vivências do PIBID no CFP/UFCG. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta