DSpace/Manakin Repository

PIBID pedagogia e a escola: parceria e aprendizagem da docência.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEDROZA, T. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2586075586238870 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 FEITOSA , Belijane Marques.
dc.description.resumo O presente estudo traz uma reflexão acerca da relação entre a universidade e a escola como uma parceria necessária para aprendizagem da docência de estudantes do Curso de Pedagogia, a partir da visão de professoras das escolas parceiras onde o PIBID atua. Esse trabalho tem como problema de pesquisa: Como os professores, que acompanham os bolsistas de iniciação à docência, veem a parceria entre a escola – universidade e as atividades realizadas durante os plantões pedagógicos para a formação do graduando em Pedagogia. Para respondermos a este questionamento traçamos como objetivos: Analisar a parceria entre professores e bolsistas (ID) para que ocorra efetivamente a aprendizagem da profissão docente dentro do contexto escolar, como também discutir o mapeamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem para participar dos plantões pedagógicos, a partir das percepções dos professores, identificar as principais metodologias utilizadas pelos professores no acompanhamento dos alunos em sala de aula e refletir a percepção dos professores com a relação às ações realizadas nos plantões pedagógicos. Para a revisão de literatura, utilizamos os seguintes autores: Gomes (2009), Wiebusch; Ramos (2012), Borges; Fontoura (2010), Silva (2014), Anjos; Costa (2012) dentre outros para fundamentar a importância do PIBID, bem como a formação de professores. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada a partir de um questionário contendo oito questões, tendo como sujeitos 4 (quatro) professoras acompanhadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID de quatro escolas parceiras, da cidade de Cajazeiras/PB. Destacamos, durante toda a escrita do trabalho, a relevância da parceria entre a universidade e a escola durante o processo de formação, levando em consideração a troca de experiências, bem como a relação teoria e prática na escola. Por fim, vimos que as professoras se sentem parte da formação docente dos bolsistas através do acompanhamento nas atividades e todas reafirmam a importância dos alunos de graduação participarem de momentos como este de aprendizagem de forma efetiva no cotidiano escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title PIBID pedagogia e a escola: parceria e aprendizagem da docência. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-04
dc.description.abstract The present study brings a reflection about the relationship between the university and the school as a necessary partnership to learn the teaching of students of the Pedagogy Course, from the perspective of teachers from the partner schools where PIBID operates. This work has as a research problem: How the teachers, who accompany the scholarship recipients, see the partnership between the school - university and the activities carried out during the pedagogical sowings for the graduation of the graduate in Pedagogy. In order to answer this question, we have as objectives: To analyze the partnership between teachers and ID scholarship holders in order to effectively learn the teaching profession within the school context, as well as to discuss the mapping of students with learning difficulties to participate in teaching, From the teachers 'perceptions, to identify the main methodologies used by the teachers in the follow-up of the students in the classroom and to reflect the teachers' perception of the actions carried out in the pedagogical practices. For the literature review we used the following authors: Gomes (2009), Wiebusch; Ramos (2012), Borges; Fontoura (2010), Silva (2014), Angels; Costa (2012), among others, to support the importance of PIBID as well as teacher training. The research is qualitative and was based on a questionnaire containing eight questions, with 4 (four) teachers as followers of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grants - PIBID of four partner schools, in the city of Cajazeiras / PB. We emphasize throughout the writing of the work the relevance of the partnership between the university and the school during the training process, taking into account the exchange of experiences as well as the relationship theory and practice in the school. Finally, we saw that the teachers feel part of the teacher training of the scholarship holders through the accompaniment in the activities and all reaffirm the importance of undergraduate students to participate in moments like this one of learning effectively in the school routine. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6238
dc.date.accessioned 2019-08-27T16:47:02Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T16:47:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEDROZA, Tatiana Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PIBID pedagogy and the school: partnership and teaching learning. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes
dc.identifier.citation PEDROZA, Tatiana Mendes. PIBID pedagogia e a escola: parceria e aprendizagem da docência. 2017. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta