dc.creator.ID |
PEDROZA, T. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2586075586238870 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo traz uma reflexão acerca da relação entre a universidade e a
escola como uma parceria necessária para aprendizagem da docência de
estudantes do Curso de Pedagogia, a partir da visão de professoras das escolas
parceiras onde o PIBID atua. Esse trabalho tem como problema de pesquisa: Como
os professores, que acompanham os bolsistas de iniciação à docência, veem a
parceria entre a escola – universidade e as atividades realizadas durante os
plantões pedagógicos para a formação do graduando em Pedagogia. Para
respondermos a este questionamento traçamos como objetivos: Analisar a parceria
entre professores e bolsistas (ID) para que ocorra efetivamente a aprendizagem da
profissão docente dentro do contexto escolar, como também discutir o mapeamento
dos alunos com dificuldades de aprendizagem para participar dos plantões
pedagógicos, a partir das percepções dos professores, identificar as principais
metodologias utilizadas pelos professores no acompanhamento dos alunos em sala
de aula e refletir a percepção dos professores com a relação às ações realizadas
nos plantões pedagógicos. Para a revisão de literatura, utilizamos os seguintes
autores: Gomes (2009), Wiebusch; Ramos (2012), Borges; Fontoura (2010), Silva
(2014), Anjos; Costa (2012) dentre outros para fundamentar a importância do PIBID,
bem como a formação de professores. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi
realizada a partir de um questionário contendo oito questões, tendo como sujeitos 4
(quatro) professoras acompanhadas pelo Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência - PIBID de quatro escolas parceiras, da cidade de
Cajazeiras/PB. Destacamos, durante toda a escrita do trabalho, a relevância da
parceria entre a universidade e a escola durante o processo de formação, levando
em consideração a troca de experiências, bem como a relação teoria e prática na
escola. Por fim, vimos que as professoras se sentem parte da formação docente dos
bolsistas através do acompanhamento nas atividades e todas reafirmam a
importância dos alunos de graduação participarem de momentos como este de
aprendizagem de forma efetiva no cotidiano escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
PIBID pedagogia e a escola: parceria e aprendizagem da docência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-04 |
|
dc.description.abstract |
The present study brings a reflection about the relationship between the university
and the school as a necessary partnership to learn the teaching of students of the
Pedagogy Course, from the perspective of teachers from the partner schools where
PIBID operates. This work has as a research problem: How the teachers, who
accompany the scholarship recipients, see the partnership between the school -
university and the activities carried out during the pedagogical sowings for the
graduation of the graduate in Pedagogy. In order to answer this question, we have as
objectives: To analyze the partnership between teachers and ID scholarship holders
in order to effectively learn the teaching profession within the school context, as well
as to discuss the mapping of students with learning difficulties to participate in
teaching, From the teachers 'perceptions, to identify the main methodologies used by
the teachers in the follow-up of the students in the classroom and to reflect the
teachers' perception of the actions carried out in the pedagogical practices. For the
literature review we used the following authors: Gomes (2009), Wiebusch; Ramos
(2012), Borges; Fontoura (2010), Silva (2014), Angels; Costa (2012), among others,
to support the importance of PIBID as well as teacher training. The research is
qualitative and was based on a questionnaire containing eight questions, with 4 (four)
teachers as followers of the Institutional Program of Initiation to Teaching Grants -
PIBID of four partner schools, in the city of Cajazeiras / PB. We emphasize
throughout the writing of the work the relevance of the partnership between the
university and the school during the training process, taking into account the
exchange of experiences as well as the relationship theory and practice in the
school. Finally, we saw that the teachers feel part of the teacher training of the
scholarship holders through the accompaniment in the activities and all reaffirm the
importance of undergraduate students to participate in moments like this one of
learning effectively in the school routine. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6238 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-27T16:47:02Z |
|
dc.date.available |
2019-08-27 |
|
dc.date.available |
2019-08-27T16:47:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEDROZA, Tatiana Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
PIBID pedagogy and the school: partnership and teaching learning. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
|
dc.identifier.citation |
PEDROZA, Tatiana Mendes. PIBID pedagogia e a escola: parceria e aprendizagem da docência. 2017. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |