DSpace/Manakin Repository

Formação inicial e contínua e os saberes docentes: desafios vivenciados na profissão.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4780944130756369 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O presente estudo intitulado Formação inicial e continua e os saberes docentes: desafios vivenciados na profissão, objetivou discutir o processo de formação inicial e continua e os saberes docentes necessários ao exercício da profissão; caracterizar os desafios vivenciados no trabalho docente; identificar as concepções de formação dos docentes nos anos iniciais e refletir a importância dos saberes docentes no exercício da profissão. Para a realização desta monografia, realizou-se inicialmente um levantamento bibliográfico, a partir das contribuições teóricas de Campos (2016), Freire (2011), Franco (2008), Imbernón (2006), Ramalho (2004), Nóvoa (2002), Tardif (2002), Carvalho (1998), entre outros estudiosos e pesquisadores do campo da formação inicial e continua e os saberes docentes. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo, com (três) 03 docentes da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal, localizada da cidade de Pombal-PB, os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada composta de onze questões. A partir deste estudo concluiu-se que a formação contribui para o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos, qualificando-os para a sua atuação profissional, além de ressignificar suas práticas educativas. Às docentes expressaram à necessidade de um incentivo maior, no tocante a formação contínua, por parte da instituição de ensino, em decorrência das modificações e transformações diárias ocorridas no cenário educacional, o que exige desses profissionais, uma atualização continua e permanente. Consideram os saberes docentes importantes, uma vez que promovem subsídios para desempenhar uma prática pedagógica de qualidade, formando e transformando a realidade das salas de aula, ao utilizarem esses saberes na construção de estratégias que favoreçam um ensino de qualidade. Por fim,vale ressaltar, que a formação inicial, contínua e os diversos saberes contribuem de forma direta, com o processo de ressignificação da prática docente e no enfrentamento dos desafios da profissão docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação inicial e contínua e os saberes docentes: desafios vivenciados na profissão. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-17
dc.description.abstract The present study, entitled Initial and Continuing Education and Teaching Knowledge: Challenges Experienced in the Profession, aimed at discussing the process of initial and continuing training and the teaching skills required to practice the profession; characterize the challenges experienced in teaching work; to identify the conceptions of teacher education in the initial years and to reflect the importance of the teaching knowledge in the exercise of the profession. For the accomplishment of this monograph, a bibliographical survey was carried out, starting from the theoretical contributions of Campos (2016), Freire (2011), Franco (2008), Imbernón (2006), Ramalho (2004), Nóvoa (2002), Tardif (2002), Carvalho (1998), among other scholars and researchers in the field of initial and continuing training and teacher knowledge. A field survey was then carried out, with (three) 03 teachers of early childhood education and initial years of elementary education, in a municipal school, located in the city of Pombal-PB, data were collected from a semi-structured interview composed of eleven issues. From this study, it was concluded that the training contributes to the development of the potentialities of the subjects, qualifying them for their professional performance, in addition to re-signifying their educational practices. Teachers expressed the need for a greater incentive for ongoing training by the educational institution as a result of the daily changes and changes in the educational scenario, which requires these professionals to continuously and permanently update. They consider the teaching knowledge important, as they promote subsidies to perform a quality pedagogical practice, forming and transforming the reality of the classrooms, when using this knowledge in the construction of strategies that favor a quality teaching. Finally, it is worth mentioning that initial and continuous training and the various knowledge contribute directly, with the process of re-signification of teaching practice and in facing the challenges of the teaching profession. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6239
dc.date.accessioned 2019-08-27T16:58:29Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T16:58:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Formação contínua pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Desafios da profissão docente pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Initial formation pt_BR
dc.subject Continuous formation pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Challenges of the teaching profession pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Elana Bento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial and continuing education and teaching knowledge: challenges experienced in the profession. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Elana Bento. Formação inicial e contínua e os saberes docentes: desafios vivenciados na profissão. 2019. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta