dc.creator.ID |
PEREIRA, J. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3326914291976622 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORRÊA, A. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Moraes. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho busca fazer uma análise sobre a educação das pessoas surdas e as
propostas de adaptações destinadas a atender as especificidades dos alunos com surdez na
escola, visando a constituição da subjetividade e socialização. Para essa pesquisa foram
utilizado concepções de vários autores como: Damazio e Alves (2010), Goldfeld (2002),
Slomski (2010), Megale (2005), Dorziat (2011) e vários outros. Tem como objetivo
identificar como a educação de surdos está pensada nos documentos oficiais e as mudanças
nas visões e propostas educacionais destinadas à este público nas últimas décadas. A pesquisa
será realizada por meio de um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, bem como sua
análise crítica e a produção de novos conhecimentos. Para isso foi feita uma análise dos
avanços e retrocessos da educação dos surdos, buscando as contribuições históricas que
culminaram na proposta educacional vigente no Brasil. Inicialmente abordamos as
experiências educacionais destinadas às pessoas com surdez, em seguida associamos as visões
que a sociedade teceu sobre o aluno com base nas perspectivas clínico-terapêutica e na
antropológico-cultural. Tratamos das relações entre o bilinguismo e a surdez, levantando
questões sobre definições e a classificação do bilinguismo enquanto habilidade individual e
como proposta educacional. Por fim delineamos, a concepção de bilinguismo e sua relação
com a proposta inclusiva apresentada pelos documentos oficiais. Ao analisarmos os dados
observamos que a legislação contempla muitas ações vistas como necessárias para a educação
de surdos, no entanto, faz-se necessário repensar a função e a ação da escola e que esta
transformação ocorrerá com a ação de todos os envolvidos no processo, sejam eles, a família,
os demais alunos, professores, profissionais de apoio à educação e funcionários da escola que
cientes da sua relevância no processo, têm a possibilidade de incluir a Libras como uma outra
língua a ser utilizada não só no espaço escolar, como na comunidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A constituição da proposta educativa para surdos: legislação no sistema educacional brasileiro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-02-26 |
|
dc.description.abstract |
The present work sought to make an analysis on education of the deaf people and the
proposals of adaptations for attend the deaf students specificities in the school, aimed at the
constitution of subjectivity and socialization. For this research was used the many authors
conception, seach as: Damazio and Alves (2010), Goldfeld (2002), Slomski (2010), Megale
(2005), Dorziat (2011), among othres. Aims to identify how the deaf education was designed
In the oficial documents, in the view of changes and educational proposals for this public in
the last few decades. The reseach was held though bibliographic survey relevant to the topic,
as well as the critical analysis and the production of new knowledge. Therefore, was made an
analyzes of the advances and decline in the deaf education, seeking the historical
contributions which culminated in the present educational proposal in the Brazil. Initially, we
approach the educational experiences for the deaf people, we associate the views that society
formed about the student based on therapeutic clinical perspectives and in the anthropological
and cultural. We treat the relations between bilingualism and deafness, raise questions about
definitions and classification of the bilingualism as individual skill and educational proposal.
Finally, we traced the bilingualism concept and its relation with the inclusive proposal
presented by official documents. In assessing observed data that the legislation contains many
actions seen as necessary for education of the deaf, however, it is necessary rethinking the
role and the action of the school and this transformation occur with the action of all involved
in the process, whether they, family, others students, teachers, supporting professional of
education and school staff aware of its relevance in the process, they have the possibility of
include signals language as another language to be used, not only in the classroom, but in
their communities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6240 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-27T17:05:51Z |
|
dc.date.available |
2019-08-27 |
|
dc.date.available |
2019-08-27T17:05:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Bilinguismo |
pt_BR |
dc.subject |
Documentos oficiais |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf Education |
pt_BR |
dc.subject |
Bilingualism |
pt_BR |
dc.subject |
Official documents |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Josefa Luis. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The constitution of the deaf educational proposal: legislation in the Brazilian educational system. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Josefa Luis. A constituição da proposta educativa para surdos: legislação no sistema educacional brasileiro. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |