DSpace/Manakin Repository

Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola.
dc.contributor.referee2 FERNANDES , Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como propósito central analisar a avaliação que professores que atuam nos iniciais no Ensino Fundamental , em uma escola da Cidade de Cachoeira dos Índios, fazem da sua formação inicial em Pedagogia, sob a perspectiva da relação teoria e prática. Tendo isto em foco foram definidos como objetivos específicos: verificar, na ótica dos docentes, se há influência da formação no seu pensar e agir; identificar saberes apreendidos na sua formação; reconhecer as possíveis dificuldades que eles enfrentam em seu trabalho, relacionadas a lacunas da sua formação. Nesta perspectiva, este trabalho baseou-se na abordagem da pesquisa qualitativa, caracterizando-se com uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista estruturada realizada junto a cinco professoras. No referencial teórico amparei-me em teóricos como: Pimenta (2008), Libâneo (1994), Ibernôn (2006), Veiga (2009) e Tardif (2014) dentre outros que foram significativos para a construção das reflexões aqui apresentadas, sobre a relação entre prática educativa e formação docente. As análises das respostas possibilitaram concluir que, segundo as professoras, a sua formação inicial contribui para sua prática cotidiana. As professoras elencam como saberes marcantes, adquiridos na formação, a capacidade de reavaliar sua prática pedagógica, conhecimentos ligados ao projeto político pedagógico, níveis de aprendizagem de leitura, dentre outros. Quanto às dificuldades que vivenciam, em relação a lacunas na sua formação, foi apontada a questão da inclusão de deficientes. Segundo uma das professoras este tema não foi estudado em sua formação inicial. A partir do exposto, conclui-se que a formação inicial adquirida no curso de Pedagogia é de fundamental importância para o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da prática docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work presents the results of a research whose the main purpose to analyze the evaluation that teachers working in elementary school, from public schools of the city of Cachoeira dos Indios make their initial training in pedagogy from the perspective of the relation between theory and practice. With this in focus were defined as specific objectives: to check, in the view of teachers, if there is influence of training in their thinking and acting; identify knowledge seized in their training; recognize the possible difficulties that they face in their work, related to gaps in their training. In this perspective, this work is based on qualitative research approach characterizing with a field research. The instrument of data collection was a structured interview conducted with five teachers. In a theoretical reference took shelter in theorists like Pimenta (2008) Libâneo (1994, 2004), Ibernôn (2006), Veiga (2009), among others that were significant for the construction of the reflections presented here about the relation between educational practice and teacher training. The analysis of the answers made possible to conclude that, according to the teachers, their initial training contributes to their daily practice. The teachers list as remarkable knowledge acquired in training, the capacity to re-evaluate their pedagogical practice, knowledge linked to the political pedagogical project, reading levels of learning, among others. About the difficulties who experienced in relation to gaps in their training, it was appointed the question of disability inclusion. According to one of the teachers this issue was not studied in her initial training. From the foregoing, it is concluded that the initial education acquired in Pedagogy course is very important for professional development, and consequently to improving the quality of teaching practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6242
dc.date.accessioned 2019-08-27T17:24:18Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T17:24:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Pedagogia - formação inicial pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogy - initial formation pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Suzana de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perceptions of early elementary school teachers about the relationship between early education and teaching practice. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Suzana de Sousa. Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente. 2015. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta