dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, Elzanir dos. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES , Dorgival Gonçalves. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como propósito
central analisar a avaliação que professores que atuam nos iniciais no Ensino
Fundamental , em uma escola da Cidade de Cachoeira dos Índios, fazem da sua
formação inicial em Pedagogia, sob a perspectiva da relação teoria e prática. Tendo
isto em foco foram definidos como objetivos específicos: verificar, na ótica dos
docentes, se há influência da formação no seu pensar e agir; identificar saberes
apreendidos na sua formação; reconhecer as possíveis dificuldades que eles
enfrentam em seu trabalho, relacionadas a lacunas da sua formação. Nesta
perspectiva, este trabalho baseou-se na abordagem da pesquisa qualitativa,
caracterizando-se com uma pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados
foi uma entrevista estruturada realizada junto a cinco professoras. No referencial
teórico amparei-me em teóricos como: Pimenta (2008), Libâneo (1994), Ibernôn
(2006), Veiga (2009) e Tardif (2014) dentre outros que foram significativos para a
construção das reflexões aqui apresentadas, sobre a relação entre prática educativa
e formação docente. As análises das respostas possibilitaram concluir que, segundo
as professoras, a sua formação inicial contribui para sua prática cotidiana. As
professoras elencam como saberes marcantes, adquiridos na formação, a
capacidade de reavaliar sua prática pedagógica, conhecimentos ligados ao projeto
político pedagógico, níveis de aprendizagem de leitura, dentre outros. Quanto às
dificuldades que vivenciam, em relação a lacunas na sua formação, foi apontada a
questão da inclusão de deficientes. Segundo uma das professoras este tema não foi
estudado em sua formação inicial. A partir do exposto, conclui-se que a formação
inicial adquirida no curso de Pedagogia é de fundamental importância para o
desenvolvimento profissional, e, consequentemente, para a melhoria da qualidade
da prática docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This work presents the results of a research whose the main purpose to analyze the
evaluation that teachers working in elementary school, from public schools of the city
of Cachoeira dos Indios make their initial training in pedagogy from the perspective of
the relation between theory and practice. With this in focus were defined as specific
objectives: to check, in the view of teachers, if there is influence of training in their
thinking and acting; identify knowledge seized in their training; recognize the possible
difficulties that they face in their work, related to gaps in their training. In this
perspective, this work is based on qualitative research approach characterizing with
a field research. The instrument of data collection was a structured interview
conducted with five teachers. In a theoretical reference took shelter in theorists like
Pimenta (2008) Libâneo (1994, 2004), Ibernôn (2006), Veiga (2009), among others
that were significant for the construction of the reflections presented here about the
relation between educational practice and teacher training. The analysis of the
answers made possible to conclude that, according to the teachers, their initial
training contributes to their daily practice. The teachers list as remarkable knowledge
acquired in training, the capacity to re-evaluate their pedagogical practice, knowledge
linked to the political pedagogical project, reading levels of learning, among others.
About the difficulties who experienced in relation to gaps in their training, it was
appointed the question of disability inclusion. According to one of the teachers this
issue was not studied in her initial training. From the foregoing, it is concluded that
the initial education acquired in Pedagogy course is very important for professional
development, and consequently to improving the quality of teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6242 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-27T17:24:18Z |
|
dc.date.available |
2019-08-27 |
|
dc.date.available |
2019-08-27T17:24:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia - formação inicial |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy - initial formation |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Suzana de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perceptions of early elementary school teachers about the relationship between early education and teaching practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Suzana de Sousa. Percepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre formação inicial e a prática docente. 2015. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |