DSpace/Manakin Repository

A inclusão na perspectiva dos gestores e professores de escolas públicas da cidade de Cajazeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Este trabalho tem como tema: A Inclusão na Perspectiva dos gestores e professores de escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB. No qual buscou-se compreender de que forma os gestores e professores desenvolvem suas atividades nas escolas públicas municipais da cidade de Cajazeiras/PB com relação as políticas públicas inclusivas no contexto escolar. Para operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: averiguar se a formação dos gestores preparam na perspectiva da Educação Inclusiva, identificar quais são as dificuldades encontradas pelos gestores em trabalhar na escola as políticas públicas da educação inclusiva e averiguar a relação gestor e professor na escola. A proposta de Inclusão na escola pública surgiu como uma tentativa de investigar e compreender a exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais que são segregadas do meio social, da família e do desenvolvimento intelectual. Enfim, com esse trabalho almeja-se produzir conhecimentos sobre o processo de gestão que fomentem o surgimento de ações e práticas de Inclusão no contexto escolar para pressupõe criar e manter um processo dinâmico, criativo, participativo e sistemático, a fim de que os profissionais assumam efetivamente seu papel de sujeitos que definem a qualidade e eficácia do atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais, fortalecendo a construção de uma sociedade justa e igualitária e particularmente preparada para aceitar as pessoas como elas verdadeiramente se identificam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A inclusão na perspectiva dos gestores e professores de escolas públicas da cidade de Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work whose main theme Inclusion in the perspective of school management, focuses on how managers develop their activities in the public schools of the city of Cajazeiras / PB, taking into account the relationship with the social inclusion policies in the school context. The survey involved the training of managers prepares the perspective of inclusive education and so identify what are the difficulties encountered by managers working in the school's educational policies and the relationship manager and teacher at the school. The proposed inclusion in the public school emerged as an attempt to investigate and understand the exclusion of students with special educational needs that are segregated from the social environment, family and intellectual development. Anyway, with this work we aim to produce knowledge on the management process that foster the emergence of shares and inclusion practices in the school context requires to create and maintain a dynamic, creative, participatory and systematic, so that professionals take effectively its role of subjects that define the quality and effectiveness of care of children with special educational needs, strengthening the construction of a just society and equal and particularly prepared to accept people as they truly are identified. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6243
dc.date.accessioned 2019-08-27T17:32:47Z
dc.date.available 2019-08-27
dc.date.available 2019-08-27T17:32:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva – Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Inclusive Education - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Educational policy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Cristina da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion from the perspective of school managers and teachers of the city of Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Cristina da Silva. A inclusão na perspectiva dos gestores e professores de escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB. 2015. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta