dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como tema: A Inclusão na Perspectiva dos gestores e professores de escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB. No qual buscou-se compreender de que forma os
gestores e professores desenvolvem suas atividades nas escolas públicas municipais da cidade
de Cajazeiras/PB com relação as políticas públicas inclusivas no contexto escolar. Para
operacionalização do objetivo geral, foram estabelecidos os objetivos específicos: averiguar
se a formação dos gestores preparam na perspectiva da Educação Inclusiva, identificar quais
são as dificuldades encontradas pelos gestores em trabalhar na escola as políticas públicas da
educação inclusiva e averiguar a relação gestor e professor na escola.
A proposta de Inclusão na escola pública surgiu como uma tentativa de investigar e
compreender a exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais que são
segregadas do meio social, da família e do desenvolvimento intelectual. Enfim, com esse
trabalho almeja-se produzir conhecimentos sobre o processo de gestão que fomentem o
surgimento de ações e práticas de Inclusão no contexto escolar para pressupõe criar e
manter um processo dinâmico, criativo, participativo e sistemático, a fim de que os
profissionais assumam efetivamente seu papel de sujeitos que definem a qualidade e
eficácia do atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais, fortalecendo
a construção de uma sociedade justa e igualitária e particularmente preparada para aceitar
as pessoas como elas verdadeiramente se identificam. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão na perspectiva dos gestores e professores de escolas públicas da cidade de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This work whose main theme Inclusion in the perspective of school management, focuses on
how managers develop their activities in the public schools of the city of Cajazeiras / PB,
taking into account the relationship with the social inclusion policies in the school context.
The survey involved the training of managers prepares the perspective of inclusive education
and so identify what are the difficulties encountered by managers working in the school's
educational policies and the relationship manager and teacher at the school. The proposed
inclusion in the public school emerged as an attempt to investigate and understand the
exclusion of students with special educational needs that are segregated from the social
environment, family and intellectual development. Anyway, with this work we aim to
produce knowledge on the management process that foster the emergence of shares and
inclusion practices in the school context requires to create and maintain a dynamic, creative,
participatory and systematic, so that professionals take effectively its role of subjects that
define the quality and effectiveness of care of children with special educational needs,
strengthening the construction of a just society and equal and particularly prepared to accept
people as they truly are identified. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6243 |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-27T17:32:47Z |
|
dc.date.available |
2019-08-27 |
|
dc.date.available |
2019-08-27T17:32:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva – Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Política educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Education - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Educational policy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Cristina da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusion from the perspective of school managers and teachers of the city of Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Cristina da Silva. A inclusão na perspectiva dos gestores e professores de escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB. 2015. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |